Tiago Pires | “Lutar, Lutar e lutar”: O lema de uma lenda das pranchas

- Advertisement -

Tiago Pires nasce em Lisboa, a 3 de março de 1980, no bairro de Alvalade. Desde jovem que Saca vivia entre os dias de aulas e de ajuda aos pais durante a semana e os de adrenalina e diversão aos fins de semana. Cedo se percebeu que tinha um especial fascínio pelas ondas clássicas, revelando apetência para domar os tubos da Ericeira, onde cresceu.

Mostrava que iria desenhar de forma geométrica um futuro promissor, esboço este que parecia descrever sobre o mar. A paixão foi crescendo e amadurecendo, com o então menino a evidenciar-se pela beleza do seu Surf.

A LUTA POR UM SONHO, QUE SE JULGAVA INALCANÇÁVEL

Com 13 anos, começa a trabalhar para o grande objetivo: uma inédita presença entre os melhores do mundo no WCT (World Men´s Championship Tour), uma espécie de liga dos campeões do desporto.

É com 14 anos que inicia o seu percurso, conquistando vários títulos nas categorias de Sub-13, Sub-14 e inclusivamente grandes classificações entre os escalões etários mais velhos, algo bem revelador de toda a sua qualidade fruto de horas de treino despendidas naqueles finais de semana épicos na sua Ericeira.

A PRIMEIRA CONQUISTA ENTRE PORTAS E O CONTATO COM JOSÉ SEABRA

Pelos 16 anos, conquista o seu primeiro troféu no circuito nacional, na praia de Super Tubos, em Peniche, tornando-se no mais jovem de sempre a levantar a prancha em competições portuguesas desta modalidade.

É neste mesmo ano, durante a realização da prova que o consagrou como um jovem fadado a voos maiores, que Saca conhece o mentor de toda a carreira, José Seabra. Juntos vão construindo as bases para arquitetar um projeto, que teria como meta colocar o lisboeta no WCT, algo inimaginável, dada a falta de tradição do país na variante.

A INTERNACIONALIZAÇÃO DE “SACA”

Em 1997, a “dupla maravilha” aposta na participação em certames internacionais, com Tiago a obter a vitória numa prova de bastante nomeada disputada em Hossegor, França, vencendo entre outros Dean Morrison, um grande nome das ondas a nível mundial.

No ano seguinte classifica-se no 2.º lugar nos campeonatos do mundo juniores, realizados em solo australiano, escrevendo assim mais uma página para a modalidade em termos nacionais.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

A praia onde o Benfica se está a habituar a atacar é a mesma onde ficou perto de morrer e outras lições de agosto

Ora, se quisermos, e pegando na liberdade criativa que defrontar o Estoril Praia oferece, entre o areal e o mar, o Benfica vive pleno verão. O problema, esse, é quando o Zéfiro incomoda

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Tendo extremos e jogadores da frente que consigam criar e ser fortes no 1X1, o Dahl, vindo...

Marco Silva analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

Vasco Matos responde ao Bola na Rede: «O Benfica deixa o Dahl mais baixo e constrói a 3, para explorar o 1X1 do Prestianni....

Vasco Matos analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

FC Porto oficializa lateral esquerdo que vem da Premier League: eis os detalhes

Souza é o mais recente reforço do FC Porto. Defesa brasileiro chega ao Dragão por empréstimo do Tottenham até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Atalanta supera Bolonha com final dramático: eis os resultados do dia da Serie A

A Atalanta venceu em casa o Bolonha por 1-0 na segunda jornada da Serie A. Lazar Samardzic marcou aos 90+6 minutos.

Barcelona volta a golear e há 3 jogadores com bis: eis os resultados da La Liga

O Barcelona goleou em casa o Rayo Vallecano por 5-2 na terceira jornada da La Liga. Houve bis de Raphinha, Lamine Yamal e de Sergio Camello.

Tiago Margarido: «O Vitória ainda não chegou aos resultados exigidos pelos adeptos»

Tiago Margarido reagiu ao resultado do dérbi do Minho da quarta jornada da Primeira Liga, entre Braga e Vitória SC.