Tribuna VIP: IHMEPOIKA!

    Alguém se lembra do que estava a fazer com oito anos de idade? Pensar assim num momento tão específico pode não ser fácil, mas, pelo menos eu, tenho uma vaga memória de que nem sequer tinha começado a ver Fórmula 1. Tal só aconteceria no ano seguinte. Mas, há algo que sei que já tinha visto, sentido, cheirado e me apaixonado…. Ralis!

    E, ao contrário de Kalle Rovanperä, eu ainda nem tido pilotado/conduzido nada na minha vida… olhem só este vídeo. Olhem só a ‘pinta do puto’!

    No fim-de-semana de 19 a 22 de maio de 2022, Kalle Rovanperä, aos 21 anos, fez história, tornando-se no mais jovem de sempre a vencer o nosso Rali.

    E que vitória. Rovanperä já venceu no asfalto, na terra e na neve (Estónia, Acrópoles, Suécia, Croácia e, agora, Portugal). Desta vez, a edição de 2022 do Rali de Portugal mostrou outro lado do diamante em bruto que é o finlandês, filho de Harri Rovanperä.

    Após vencer em todas as superfícies, Rovanperä faz agora algo que apenas alguns conseguem fazer. Pilotos como Sébastien Ogier, Sébastien Loeb, Marcus Grönholm… vencer a partir da frente. O jovem finlandês apanhou Elfyn Evans, no final do segundo dia e, no último dia de rali, controlou. Mas isto de controlar um rali é bonito. Na última PEC do Rali, a Power Stage, o finlandês ainda ‘cravou’ mais a sua vantagem, terminando 15.2s à frente de Elfyn Evans.

    Fonte: TOYOTA GAZOO Racing WRC

    Para se ser Campeão do Mundo de Ralis, segundo Sébastien Loeb, precisas de «ter talento». Segundo Petter Solberg, precisas de «fazer de tudo, do teu lado, para lá chegar». Segundo Walter Röhrl, precisas «de ser rápido em todas as superfícies». Segundo Sébastien Ogier, precisas «de prestar uma enorme atenção aos pormenores». Segundo Miki Biasion, precisas «de conhecer o carro melhor do que ninguém». Segundo Marcus Grönholm, é preciso «alguma maluqueira».

    Para mim, Rovanperä tem tudo o que necessita. Neste momento, lidera o Campeonato do Mundo de Ralis. Espero, no final de 2022, termos este jovem prodígio como Campeão do Mundo de Ralis. E o título? O título é fácil de se perceber, não fosse este rapaz o ‘puto maravilha’.

    Foto de Capa: Toyota Gazoo Racing WRC

    Artigo de opinião de David Pacheco, Jornalista ELEVEN

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares