Habemus Central | FC Porto

A saída de Mbemba foi um duro golpe na estrutura do FC Porto, tendo em conta que foi um dos jogadores mais utilizados durante a época, e com o qual o FC Porto não conseguiu chegar a um acordo para a renovação de contrato. Com Fábio Cardoso, Marcano e João Marcelo (subiu da B) como opções para fazerem par com Pepe no centro da defesa, era necessário o Porto avançar rapidamente para a contratação de um central com créditos firmados.

A escolha recaiu sobre David Carmo, jogador do Braga avaliado em 15 milhões de euros, pelo qual o FC Porto pagou 20 milhões de euros, podendo ter de pagar mais 2 milhões por objetivos. Sendo um jogador com 22 anos, já convocado para a seleção portuguesa, e com uma enorme margem de progressão, tendo sido pretendido no passado pelo Liverpool antes da lesão grave que teve, esta é na minha opinião uma excelente contratação, apesar dos altos valores envolvidos na negociação.

Pinto da Costa afirmou que David Carmo foi sempre a primeira opção, no entanto foram muitas as páginas de jornais e programas televisivos que associaram o nome de João Vítor quase como fechado no Porto, sendo que o jogador acabou por assinar pelo Benfica. Não colocando em causa as qualidades de João Vítor, e também a margem de progressão que acredito que pode alcançar, considero que a solução arranjada pelo Porto para fazer companhia a Pepe no centro da defesa foi a melhor.

Sem dúvida alguma, se fosse dirigente, preferiria dar 20+2 milhões de euros por 100% do passe do David Carmo, do que dar 10 milhões de euros por 75% do passe de João Vítor.

Com a contratação de David Carmo, o FC Porto vai continuar a ter a melhor dupla de centrais a atuar em Portugal, no entanto esta temporada vai ser um teste muito grande ao Porto, a nível de centrais.

Com o Campeonato do Mundo a ser realizado entre os meses de novembro e dezembro, mantendo-se os jogos das restantes competições (exceto a taça da liga, que vai ser disputada durante a paragem para o campeonato do mundo), os jogadores internacionais vão ter uma época mais desgastante e com mais jogos a realizar.

Dado que a chamada de Pepe à seleção ser certa, e a de David Carmo muito provável, caso assuma a titularidade do Porto, estes dois jogadores vão ter uma época muito longa, e tendo em conta a idade de Pepe, seria ideal o Porto avançar para a contratação de mais um central capaz de lutar pela titularidade.

Existem diversas opções no mercado, algumas com apenas mais um ano de contrato, sendo que os dragões vendendo Diogo Leite e permitindo a saída de Marcano, poderão poupar em salários e ganhar algum dinheiro de modo a poder investir num terceiro central, fazendo companhia a Pepe, David Carmo e Fábio Cardoso (a melhor opção para João Marcelo penso que seria um empréstimo a uma equipa de primeira divisão, tanto em Portugal como para uma liga relevante do estrangeiro).

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire destaca Geovany Quenda, Rodrigo Mora e João Simões: «Ter jogadores desse nível connosco é rico»

Luís Freire anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.

Eis os 15 jogadores não convocados por Portugal e que foram mencionados por Roberto Martínez

Roberto Martínez anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.

Roberto Martínez e a baliza: «O Diogo Costa, José Sá e Rui Silva trazem uma qualidade muito boa no treino»

Roberto Martínez anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.

Roberto Martínez garante que José Mourinho é aliado: «Estamos no mesmo lado da barricada»

Roberto Martínez anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire explica convocatória: «Muita paixão pelo jogo e emoção em representar o nosso país»

Luís Freire anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.

Eis a 2ª lista de convocados de Luís Freire como treinador dos sub-21 de Portugal

Portugal continua a sonhar com a presença no Euro Sub-21. Luís Freire anunciou os convocados para a nova paragem de seleções.

Roberto Martínez explica convocatória e refere 10 nomes que não foram convocados: «Grupo de jogadores que acompanhamos»

Roberto Martínez anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.