📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

St. Juste, és preciso!

- Advertisement -

Seis encontros realizados e o primeiro reforço do Sporting CP ainda não se estreou. Jeremiah St. Juste foi a primeira contratação do mercado de verão dos leões, e após os seis jogos disputados pela formação leonina na pré-temporada, o central holandês proveniente do Mainz 05 ainda não tem qualquer minuto somado.

O defesa chegou a Alvalade com uma entorse traumática no tornozelo direito. St. Juste esteve pela primeira vez disponível frente ao Wolverhampton Wanderers FC, adversário do último embate dos de verde e branco na pré-época, que se deu no passado sábado, mas não chegou sequer a sair do banco.

O tridente

Em seis partidas os leões não conseguiram por vez nenhuma manter a baliza inviolada. Todas os defesas centrais disponíveis tiveram a oportunidade de se mostrar no tridente defensivo, inclusive Flávio Nazinho chegou a integrar o eixo.

Na primeira jornada do campeonato o tridente mais provável de vir a jogar é aquele que mais vezes foi utilizado na temporada transata, com Gonçalo Inácio à direita, Coates ao meio e Matheus Reis do lado esquerdo. Neto é uma opção alternativa e Marsà ainda está longe de ser uma primeira opção apesar das boas indicações dadas na pré-temporada.

Acredito que por esta altura Rúben Amorim já esperasse estar a trabalhar com St. Juste sem limitações há algum tempo e certamente tinha idealizado o central holandês a ser uma forte aposta para o primeiro onze oficial da época. A verdade é que sem qualquer jogo disputado tenho sérias dúvidas de que possa surgir a titular frente ao SC Braga na 1ª jornada do campeonato.

Com St. Juste

Com St. Juste a titular quem é relegado para o banco? Creio que dependerá dos jogos. Em jogos com um grau de exigência mais elevado aposto num trio com o holandês do lado direito, Coates ao centro e Inácio à esquerda, e a ocupar o corredor lateral esquerdo Matheus Reis. Em jogos em que o conjunto leonino passe mais tempo a atacar do que a defender (que será a maioria) vejo uma grande rotatividade, com Matheus Reis e St. Juste a trocar o lugar no trio, e Nuno Santos a ocupar o corredor.

Matheus Reis foi um jogador que desde que encontrou a forma é uma das melhores unidades dos leões. Mais eficaz como central do que como lateral, mas muito regular e certinho em ambas as posições, um elemento muito útil. Jeremiah terá de conquistar o lugar, mas tendo em conta o investimento e as características que o definem parece-me que será uma questão de tempo.

Tem a defesa profundidade suficiente?

O tridente defensivo parece-me ter a profundidade certa para atacar a época. Pelo contrário, os corredores não têm muita margem de manobra. Se Porro se lesiona, Esgaio é a única alternativa (e que fica bem abaixo). Do lado esquerdo, Matheus Reis como lateral não acrescenta tanto ofensivamente como o Sporting precisa no esquema tático que utiliza e Nuno Santos tem dificuldades a nível defensivo que só passam despercebidas contra equipas que não se conseguem impor à turma verde e branca.

A rotatividade será chave para não se notar a falta de alternativas nos corredores, mas para isso é necessário que o central holandês recupere a forma física, pois foram várias as lesões que o assombraram durante grande parte do tempo em que esteve ao serviço do Mainz.

 

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Pós-FC Porto x Nice: Franceses vivem série de 17 jogos seguidos sem vencer na Europa

O Nice perdeu esta quinta-feira contra o FC Porto por 3-0. Emblema francês vive momento complicado com registos negativos.

Já é conhecido o 11 ideal da jornada 5 da Champions League com presença de Vitinha

A UEFA já revelou o 11 ideal da quinta jornada da Champions League. Vitinha fez hat-trick e surge como o único português na lista.

Segue-se o FC Porto x Estoril: Eis a data e hora da próxima conferência de Francesco Farioli

Francesco Farioli realiza a conferência de antevisão neste sábado pelas 12h45. FC Porto recebe o Estoril Praia na Primeira Liga.

Sporting fecha lista de equipamentos com camisola de Natal: Aí está o 9.º

O Sporting apresentou uma camisola especial de Natal. Leões tinham referido lançar 9 equipamentos para esta época e este é o nono.

PUB

Mais Artigos Populares

Marcelo elogia antigo jogador do Benfica: «Não viram o golo que ele marcou recentemente?»

Marcelo, uma das maiores figuras da história do Real Madrid, escolheu Álvaro Carreras num debate entre ele e o ex-jogador do Benfica.

Fikayo Tomori elogia avançado português: «Podia perfeitamente ganhar a Bola de Ouro»

Fikayo Tomori encheu Rafael Leão de elogios, garantindo que o português tem tudo para conquistar uma Bola de Ouro.

Sofia Oliveira faz história e conquista o primeiro ouro mundial português no kickboxing; Catarina Dias também leva o ouro

Sofia Oliveira tornou-se a primeira portuguesa a conquistar um título mundial sénior de kickboxing da WAKO. Catarina Dias também ganhou o ouro.