O clássico das “bocas”

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

O histórico clássico Porto-Benfica da próxima jornada terá 90 minutos dentro de campo mas o mesmo, para os adeptos, já começou e irá acabar certamente dias depois do apito final. É sempre assim: jogos grandes começam antes e acabam depois. Com a massificação da Internet (um fenómeno relativamente recente se o compararmos com as décadas de futebol) avolumou-se esta realidade; as picardias tornaram-se até mais agressivas com a protecção que um computador oferece.

No entanto, em Portugal, temos um fenómeno de puritanismo, uma espécie de show off demagógico, que tende a avaliar o comportamento do adversário – não o nosso. A revolta nas redes sociais, jornais online, entre outros, com as picardias que, neste caso, o Porto faz são absolutamente risíveis. Mesmo sendo provenientes do Facebook ou do site oficial do clube, a brigada dos bons costumes e ofendidos ataca.

O Porto, como qualquer clube grande e com muitos adeptos, tem os seus rivais predilectos e “pica-os” à boa maneira nortenha. Não são só as fontes oficiais dos azuis e brancos a fazê-lo, as claques também o fazem, como demonstrou uma destas organizações do Porto com um novo cântico a brindar o insucesso benfiquista na Liga dos Campeões. Os Super Dragões assumem o papel de Ultras e portanto têm cânticos anti. Este fenómeno não é novo em Portugal, não é novo na Europa, não é novo no mundo. Aliás, não é nada que não aconteça noutros jogos contra adversários que não lutam pelo campeonato com o Porto. Vi acontecer com o Vitória de Guimarães, Braga, Boavista (principalmente nos anos dourados dos axadrezados), Atlético de Madrid, etc. Claro que também eu questiono o timing e o bom gosto de alguns cânticos provocatórios e insultuosos, e certamente o fazem os adeptos da Lázio, do Marselha, do Atlético de Madrid, Schalke 04 e muitos outros. Mas até que ponto é que não é ético ou assim tão escandaloso?

De resto os Dragões não provocam só os adversários portugueses; quem está atento às redes sociais portistas sabe que, por vezes, lançamos umas farpas a adversários que não são rivais directos, e, para grande surpresa geral, não somos os únicos!

1
No próximo Domingo, o ambiente no Dragão será, por certo, galvanizador
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

É preciso então lembrar que também o Porto já foi e é atacado por todos. Aliás, não há clube que seja mais atacado do que o nosso. As polémicas que houve no futebol português juntamente com o volume de vitórias que fomos acumulando deram azo a isso. É, então, com alguma incredulidade que vejo comentários como “complexo de inferioridade”, “são pequenos porque falam de nós” numa tentativa de resposta ferida a alguns comentários portistas. Podemos “picar” o adversário mas vejo mais raiva e espuma nalguns adversários do que na maioria dos portistas. Para esses, o facto das claques dos seus clubes não cantarem cânticos contra o Porto (mas já todas tiveram tarjas contra nós, inclusive a apoiar adversários estrangeiros) é sinónimo de que não nos ligam. Se vissem o quão enganados estão e quão ridícula e imatura essa afirmação é, talvez começassem a não ter um olhar tão hipócrita sobre este assunto.

Não digo que as pessoas não se devam sentir indignadas com estas picardias: o futebol é feito de mais paixão do que razão, por isso todos nós nos sentimos “picados” pelos rivais e todos vamos responder com mais ou menos moderação a esses comentários. Também o faço e provavelmente sempre o farei. O que é importante é que não se ultrapasse o limite e se parta para a violência. Que se fiquem por umas “bocas” aqui e ali mas que não se parta para a agressão (embora continue a haver maus exemplos dados por adeptos de todas as cores). Talvez o nosso sangue latino ferva demais mas não é por recordar o 5-0 no Dragão frente ao Benfica que temos desculpa para nos comportarmos como selvagens.

Não adianta fingirem que não ligam, está demasiado expresso que toda a gente fica irritada quando é provocada; ninguém é moralmente superior nestes casos, apenas alguns disfarçam mais do que os outros. Quanto a mim, se o resultado for desfavorável ao Porto no clássico, garanto que vou responder de forma raivosa a alguns comentários; se for favorável (como acredito que vai ser!) também farei algumas piadas de qualidade duvidosa por essa Internet fora. Desculpem lá, não se ofendam.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Lamine Yamal após a Liga das Nações: «É um fenómeno»

Cristiano Ronaldo foi desafiado a deixar uma mensagem para Lamine Yamal no final da Liga das Nações, que foi ganha por Portugal.

Imprensa turca avança que Sporting fechou Pedro Malheiro por 7 milhões de euros

Pedro Malheiro pode estar em vias de voltar ao futebol português. O Sporting pode contratar o lateral ao Trabzonspor.

Álvaro Morata explica penálti falhado e pede desculpa aos colegas: «Podia ter feito melhor»

Álvaro Morata lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O avançado falhou o penálti na decisão.

Luis de la Fuente aponta jogador espanhol à Bola de Ouro e lamenta derrota de Espanha com Portugal: «Temos de olhar em frente»

Luis de la Fuente lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O técnico elogiou Lamine Yamal.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Dias: «É diferente ganhar o título pelo nosso país»

Rúben Dias abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo confirma que fica no Al Nassr

Cristiano Ronaldo abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo defende Roberto Martínez: «Deram-lhe muita porrada. É o treinador certo para estar na Seleção»

Portugal conquistou este domingo a Liga das Nações. Cristiano Ronaldo marcou um dos golos da final e reagiu ao feito.