Trancar as más dores a sete Chaves | FC Porto x GD Chaves

Primeira Liga Portuguesa, 6.ª jornada, sábado, 20:30h, 10 de setembro de 2022

ANTEVISÃO: DRAGÕES NECESSITAM DE TRÊS PONTOS PARA ESQUECER A ÚLTIMA ONDA DE DERROTAS

É a sexta jornada da Primeira Liga 2022-23. Após o último jogo, de quarta-feira, cuja derrota algo injusta e azarada, em Madrid parece ainda atormentar o FC Porto, Sérgio Conceição quer resposta imediata da sua equipa, que se lança a este duelo com as garras de fora na disputa dos três pontos da sexta jornada, de forma que se mitigue a derrota do jogo com o Atlético de Madrid. Uma vitória contra o Chaves fará com que a equipa ganhe ímpeto para a segunda jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, na próxima semana.

O FC Porto é uma equipa que vai perder um dos seus jogadores-chave, o baixinho Otávio, pelo menos até ao clássico com o Benfica. A lesão contraída na passada quarta-feira realça o “tal azar” que a noite de Champions trouxe, além do azar do desenlace do jogo. Otávio perderá cerca de oito jogos, com o repouso e recuperação que necessita realizar na sua recuperação.

Tal paragem implicará que Sérgio utilize uma peça de peso, que substitua o brasileiro. A solução que substituirá Otávio, será mesmo a do seu compatriota Pepê.

O FC Porto sem Otávio, mas o Desportivo de Chaves perdeu nas últimas horas, para o mercado russo, Kevin Pina. O médio defensivo reforçou o Krasnodar, equipa da Rússia. Sem a opção do cabo-verdiano, o treinador do GD Chaves Vítor Campelos deverá dar a titularidade a Nwankwo Obiora, internacional nigeriano.

O GD Chaves é uma equipa com critério, que pode vir ao Dragão e surpreender. Recorde-se que a equipa Chavense conseguiu um triunfo esta época, aos Leoninos de Amorim, em Alvalade por 0-2.

Sérgio Conceição sublinhou a qualidade adversária, tecendo qualidades ao plantel Chavense e ao seu treinador: «Este ano, a par do Casa Pia AC, o Chaves, que também subiu da Liga 2, tem feito um bom início de época, possui uma equipa técnica competente, com o Vítor Campelos que conheço bem, pois trabalhei com ele em Guimarães e é uma equipa com jogadores interessantes. Temos de olhar para eles, obviamente, mas sobretudo olhar para nós, para o que precisamos de fazer para os desmontar naquilo que será a estratégia deles a nível defensivo e, ao mesmo tempo, estarmos atentos, concentrados e equilibrados nos nossos momentos defensivos.

Do outro lado, Vítor Campelos devolveu os elogios, na conferência de imprensa de antevisão deste jogo: »Sabemos, como é óbvio, que vamos defrontar uma equipa extremamente forte como é o FC Porto. Sabemos aquilo que temos de fazer durante o jogo, a exigência e aquilo que o jogo nos vai pedir», garantiu Vítor Campelos.

Este será um dos duelos da jornada, onde veremos duas equipas que se prepararam com a ambição de conseguir os três pontos, através de processos táticos diferentes. O Porto tentará construir e tomar iniciativa do jogo, com o destaque pelo domínio da posse de bola, e estilo de ataque tentador, enquanto a equipa de Chaves procurará defender-se bem, assumindo um estilo de jogo transitivo de contra-ataque, apostando nas suas referências ofensivas para conseguir um resultado histórico, no Estádio Do Dragão.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A única vitória do GD Chaves frente ao FC Porto foi em 1988/89: 2-0, na sua casa
  2. Vítor Campelos defronta o FC Porto pela primeira vez, no seu historial como técnico
  3. O GD Chaves venceu os dois jogos que realizou fora de casa, nesta temporada
  4. O GD Chaves não perdequatro jogos oficiais
  5. O FC Porto venceu os sete últimos jogos realizados no Estádio Do Dragão
  6. o FC Porto não perde na Primeira Liga há 35 jogos oficiais, no seu Estádio
  7. O FC Porto marcou sempre nos últimos sete jogos
  8. FC Porto e GD Chaves já se defrontaram por 38 vezes, com o FC Porto a apresentar vantagem no confronto direto: 34 vitórias para os Dragões, contra apenas um triunfo do GD Chaves em 88/89, e três empates
  9. Nos 25 últimos jogos entre as duas equipas na Liga Portugal Bwin, o FC Porto venceu 24
  10. No Estádio do Dragão, o FC Porto nunca perdeu frente ao GDC Chaves: em 18 jogos, soma 17 vitórias e um empate

JOGADORES A TER EM CONTA

Galeno FC Porto
Fonte: DIogo Cardoso/BnR

Galeno (FC Porto) – Este é um jogo que pode assentar, em destaque a Galeno. Um jogo que pede rutura, com desequilíbrios pujantes, e necessidade de mexer o jogo, pelas alas. Galeno tem mostrado serviço, é o homem de confiança de Sérgio Conceição para o desafio, e poderá mostrar-se importante para o desfecho deste encontro.

Héctor Hernandez (GD Chaves) – O ponta de lança é preponderante no estilo de jogo, da equipa de Vítor Campelos. O avançado leva dois golos, na presente edição do Campeonato. O Chaves se procura ter um desfecho histórico, no Dragão, poderá eventualmente conseguir a sua finalização, pelo seu típico número nove.

 

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa; Pepe, David Carmo, João Mário e Zaidu; Uribe, Eustáquio, Galeno e Pepê; Taremi e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Trabalhar em cima de derrotas nunca é bom, não só pelo resultado, mas pelo estado de espírito, que é diferente. Mas o nosso estado de espírito depois da derrota em Madrid é diferente do que sentíamos após o jogo com o Rio Ave (…) trabalhámos, preparámos este jogo com um sentimento de revolta, no bom sentido da palavra».

 

GD Chaves (4x3x3): Paulo Vitor; João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória e Bruno Langa; Obiora, João Teixeira e Ricardo Guima, Juninho Vieira; Jonny Arriba e Héctor Hernandez.

Treinador: Vítor Campelos

«Sabemos aquilo que podemos explorar, também sabemos, como é óbvio, aspetos que são muito fortes e bem trabalhados na equipa do FC Porto, mas estamos confiantes naquilo que vamos fazer. Sabemos que vamos encontrar um ambiente fantástico, o que também é ótimo para os nossos jogadores e eles também vão estar motivados por causa disso».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 GD CHAVES

Artigo revisto por Joana Mendes

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.