Portimonense SC 0-2 FC Porto: Dragão vence em Portimão para manter o olho no topo

A CRÓNICA: DRAGÕES MARCARAM PRESENÇA EM PORTIMÃO E PESCARAM UM TRIUNFÃO

O FC Porto somou mais uma vitória, após vencer o Portimonense SC por 0-2. Foi um jogo em que a equipa visitante justificou o resultado pela sua imposição e controlo em campo, sobre a equipa da casa.

Sérgio Conceição promoveu algumas alterações no onze, para este encontro. Otávio foi a surpresa no onze inicial, e Galeno saiu para dar entrada ao seu compatriota. Pepe por lesão não contou para o jogo, e no seu lugar jogou Fábio Cardoso.

O FC Porto, nos primeiros 45 minutos, foi a equipa notavelmente superior, face à equipa de Portimão. Só deu maioritariamente FC Porto. As estatísticas comprovaram isso mesmo. Os dragões tiveram 60% de posse de bola face aos 40% do Portimonense, e em número de remates o FC Porto superiorizou.se por 10-1, na primeira parte.

A equipa de Paulo Sérgio focou-se em jogar pela perspetiva, o que não deu muito resultado. A única verdadeira oportunidade ao minuto 23 por Rui Gomes, onde teve espaço e tempo para fazer danos maiores aos dragões, acabou por ser a única tentativa, e em vão. Os Portistas lideraram confortavelmente o resultado mínimo até ao intervalo com um comportamento estável e dinâmico-funcional, da equipa em todas as vertentes.

Na segunda parte, mais do mesmo. Um FC Porto tranquilo de si mesmo, que muito cedo, no minuto 52 fez outro tanto, na baliza do Portimonense. Uma jogada absolutamente poética que levou Pepê a picar, para um golo que fez pagar o bilhete aos 3,950 espetadores presentes, no Estádio de Portimão.

Com o 0-2, os portistas mantiveram uma certa qualidade exibicional relaxada e de posse de bola, no jogo. Os dois golos permitiram a equipa ter essa condição no jogo. O segundo golo do FC Porto aconteceu devido a um excesso de confiança defensivo, já que Pedrão excedeu-se em confiança sobre Taremi, o que comprometeu a equipa de Portimão, praticamente sentenciando a sua equipa. Porém, e surpreendentemente com a entrada de Ricardo Matos, a equipa conseguiu do minuto 75 ao minuto 80 superiorizar-se aos Dragões e teve duas ações de grande perigo (um remate em cheio na Barra, em frente da baliza, e outro em duelo com Diogo Costa), que poderiam dar em golos claros. O dragão acalmou novamente e geriu até ao último minuto o seu resultado, que poderia ter sido alargado por Galeno, após uma ocasião clara de golo no minuto 89`.

O resultado acaba por ser justo, face ao jogo do FC Porto. A equipa foi superior, controlou o ritmo de jogo à sua maneira e venceu de forma justa o seu oponente, na jornada 9, a contar para a Liga Portugal.

A FIGURA

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio – O jogador foi incrível no encontro de hoje. Face à sua recente lesão mostrou-se fresco em condição física, importantíssimo para a sua equipa pela sua qualidade exibicional. Foi o finalizador de um dos golos dos Dragões, teve intrusão no segundo golo portista, mas sobretudo é “A Figura” deste encontro, pelo seu excelente trabalho magnifico, na sua área de jogo. Assumiu jogo, baixava no terreno para ter bola, conduziu bola até as zonas mais altas ofensivas da sua equipa, o que permitiu uma certa liberdade de espaços e movimentos dos restantes colegas da sua equipa, como: Pepê, Eustáquio, além de facilitar Uribe de questões mais defensivas e de contenção de bola. Foi, geralmente um excelente regresso competitivo do mágico número 25 brasileiro.

O FORA DE JOGO


Pedrão – O defesa destacou-se negativamente, no encontro de hoje, por uma situação concreta, num lance de jogo. Podia aliviar a bola num momento de pressão de Taremi, mas perdeu a bola para o avançado Portista. Assim, foi peça responsável pelo segundo golo dos portistas. Com esse lance matou as expetativas e esperanças da sua equipa em ter presença sobre o resultado, que mais tarde do minuto 75-80, tentou relançar-se sobre o jogo. O jogo poderia ser no aspeto emocional diferente para o Portimonense, se o segundo golo do FC Porto não tivesse acontecido, pelo tal erro defensivo.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTIMONENSE SC

A fórmula tática para este jogo foi falhada pela equipa de Portimão, e por Paulo Sérgio. A tentativa de um 4-2-3-1, conter a equipa Portista sobre a sua criação não teve impacto nos portistas, e a equipa do Portimonense não compactou e descompactou como deveria ao longo dos 90 minutos, no jogo de hoje.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Nakamura (7)

Moufi (5)

Pedrão (5)

Relvas (5)

Seck (6)

Estrela P. (6)

Ewerton (6)

Queiroz Cantero (6)

Riberio Gomes (5)

Ouattara(6)

Carrielo Ribeiro (7)

SUBS UTILIZADOS

Klismahn (-)

Sapara (-)

Ricardo Matos (7)

Costa G. (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Sérgio Conceição apresentou um onze a não fugir do último encontro, sobre a vitória frente ao Bayer 04 Leverkusen, para a UEFA Champions League. Colocou um FC Porto em campo com a tática 4-4-2, com o regresso de Otávio como um dos protagonistas, no lado nortenho.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (8)

R.Conceição (7)

D.Carmo (7)

Fábio Cardoso (7)

Wendell (7)

Uribe (7)

Eustáquio (7)

Pepê (8)

Otávio (9)

Taremi (8)

Evanilson(7)

SUBS UTILIZADOS

Bruno Costa (-)

Grujic (-)

Toni Martínez (6)

Zaidu (-)

Galeno (-)

Artigo revisto por Joana Mendes

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo faz história e é o primeiro futebolista bilionário da história: eis a fortuna do português

Cristiano Ronaldo foi considerado o primeiro futebolista bilionário da história. Fortuna do português avaliada em 1,4 mil milhões de euros.

Ruben Amorim utilizado como insulto em Inglaterra: «A senhora é o Ruben Amorim da política, senhora Badenoch»

Ruben Amorim não tem muitos fãs em Inglaterra. O apresentador de rádio Nick Ferrari utilizou o nome do treinador para criticar Kemi Badenoch, a líder do Partido Conservador.

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

Jeremiah St. Juste continua fora dos convocados do Sporting B e não está feliz com a situação

Jeremiah St. Juste está a treinar com a equipa B do Sporting. Ainda assim, o central não foi convocado e não está contente com a situação.

Eis as últimas novidades quanto ao regresso de Nuno Santos ao Sporting após lesão

Nuno Santos está mais próximo do regresso aos treinos. Recuperação do português acelerou e há expectativas para esta paragem de seleções.

Jakub Kiwior compara Premier League à Primeira Liga: «Alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra»

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.