Antevisão GP México: Super Max com super volta para a pole

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: MERCEDES AMEAÇAVA FAZER MELHOR (RUSSELL ESTEVE PERTO), MAS A POLE É DO CAMPEÃO

A terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Cidade do México terminou com a Mercedes bastante à frente da concorrência, o que chamou a atenção dos fãs, que antecipavam uma luta a três pela pole position. No final, foi Max Verstappen que puxou dos galões de campeão e garantiu a primeira posição na grelha, à frente dos Mercedes, com a Ferrari a desapontar.

No final das primeiras voltas da Q3, Max erstappen já detinha a pole provisória, com 1:17.947 segundos, com vantagem de pouco mais de um décimo para o Mercedes de George Russell (Lewis Hamilton tinha ficado pouco atrás do colega de equipa, mas teve a volta apagada por exceder limites de pista). Pérez vinha em terceiro, Sainz em quarto, Bottas (grande qualificação) em quinto e Leclerc em sexto.

Nas segundas voltas, pouco mudou em termos de posições, com Hamilton a recuperar o terceiro lugar que tinha perdido pela infração com os limites de pista, ficando no final a três décimos de Verstappen (que melhorou a sua volta, o que não aconteceu com toda a gente, passando para 1:17.775). Russell ficou a lamentar um erro na sua última volta, que lhe invalidou inclusivamente o tempo, embora o seu engenheiro tenha dito no final que, mesmo com o erro, talvez não fosse suficiente para a pole position.

Sergio Pérez, incrivelmente apoiado no Autódromo Hermanos Rodríguez, ficou em quarto lugar, sem ameaçar Max Verstappen, com a Ferrari a desiludir bastante. A equipa que costuma ter a qualificação como o seu ponto forte só conseguiu colocar Carlos Sainz em quinto e Charles Leclerc em sétimo, com Valtteri Bottas a separá-los (já tinha sido quarto na Q1 e sexto na Q2). Lando Norris, Fernando Alonso e Esteban Ocon completam o top-10.

Daniel Ricciardo ficou a apenas 35 milésimos de se juntar a Norris na Q3, mas qualificou-se à frente de Zhou Guanyu, que não conseguiu replicar a exibição do colega de equipa, e dos AlphaTauri. Mais para trás ficaram a Haas (embora Mick Schumacher pudesse ter chegado à Q2 se não tivesse excedido os limites de pista), a Aston Martin (depois de alguns bons Grandes Prémios, voltou a vacilar em qualificação) e a Williams.

EQUIPA A TER EM CONTA

Mercedes – Os flechas de prata estão a sentir-se confiantes para o fim de semana, confiança essa refletida pelas palavras de ambos os pilotos após a qualificação. Segundo e terceiro lugares em qualificação não é um mau resultado, sabendo que o ritmo de corrida tem sido sempre melhor este ano. Perspetiva-se um grande duelo entre Mercedes e Red Bull.

 

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – Fora das três grandes equipas, o finlandês foi a grande estrela da qualificação. Quarto na Q1, sexto na Q2 e sexto na Q3 é um brilhante resultado para um piloto da Alfa Romeo. Bottas não pontua desde o Canadá (nona ronda do campeonato) e tem uma excelente oportunidade para voltar a fazê-lo amanhã.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense pode continuar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.