📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Abu Dhabi: Vitória de Verstappen para a despedida de Vettel

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: LECLERC TERMINA EM SEGUNDO LUGAR POR UM PONTO

Max Verstappen venceu o GP de Abu Dhabi, com Charles Leclerc a terminar em segundo lugar na corrida e no campeonato, ficando à frente de Sergio Perez com a diferença de um ponto. O mexicano terminou em terceiro na corrida e no campeonato. Sebastian Vettel terminou a corrida em décimo lugar, pontuando pela última vez na sua carreira na F1.

Com a Red Bull a liderar os dois primeiros lugares do grid pela primeira vez desde 2018, foi o mexicano que tentou a ultrapassagem ao seu companheiro de equipa, mas sem sucesso. Foi Hamilton que aproveitou a oportunidade e ultrapassou Sainz, enquanto Charles atacava Perez pela segunda posição. Ainda dentro da primeira volta, Hamilton e Sainz estiveram muito perto de se tocar e o britânico acabou por sair de pista, passou por cima dos enormes kerbs laranjas e levantou “voo” por poucos segundos. Como o britânico ganhou a posição ao espanhol sem ser de um incidente provocado por um toque, acabou por a devolver a posição.

Durante quatro voltas, Sainz e Hamilton estiveram em luta pela quarta posição, com Russell juntar-se ao grupo. Um pouco para trás, Vettel lutava com Ocon pela oitava posição, com Alonso logo atrás de si. Com o passar das voltas, outros pilotos juntaram-se ao comboio do francês. Na Mercedes, Russell recebia a mensagem de que podia lutar livremente com o seu colega de equipa por posição, já que Hamilton sentia que algo não estava bem no se W13.

O primeiro piloto a parar foi Albon, para trocar para o pneu médio, seguido por Stroll. Mas foi com a paragem de Perez que os pilotos e equipas decidiram também parar e mudar as suas estratégias. Houve até trocar de líderes na corrida, com Leclerc a liderar o GP por uma volta. Na Mercedes, Russell recebia cinco segundos de penalização por unsafe release, quase batendo num McLaren atrás de si.

Com ultrapassagens tanto no meio do pelotão, como para o fim dele, todos os olhos se puseram na box da Alpine, para onde se dirigia Fernando Alonso e assim terminar a sua temporada, retirando-se. Foi a sexta vez esta temporada que o espanhol não acabou uma corrida.

A Aston Martin, que tinha planeado ficar na estratégia de só uma paragem, viu Sebastian Vettel cair até 19º e levar o pneu duro até ao fim. Foi ultrapassando pilotos com pneus mais desgastados até chegar à décima primeira posição, ficando em luta com Daniel Ricciardo, que também disse “adeus” à pista (por agora).

Perez parou uma segunda vez para novos pneus duros, deixando a Ferrari e Leclerc na estratégia de uma paragem, como o líder da corrida. E quando se esperava um Safety-Car para baralhar as contas, Schumacher toca em Latifi e ambos rodam, mas sem grandes problemas para os pilotos da frente, somente bandeiras amarelas. O canadiano acabou por ter um problema no seu Williams, conseguindo chegar à box para trocar de pneus. Por esse toque, o piloto da Haas recebeu cinco segundos de penalização.

Lewis Hamilton, que falava sobre sentir problemas no seu Mercedes, acabaria mesmo por se retirar, a três voltas do fim da corrida, depois de reportar que estava preso numa marcha. Foi a primeira vez esta época que o W13 retirou por problemas mecânicos e Hamilton perdia a quinta posição no campeonato para Sainz.

Enquanto isso, Sergio Perez era motivado pela equipa a levar o seu RB18 mais longe, de forma a alcançar o Ferrari de Charles Leclerc. Porém, há uma grande diferença entre alcançar e ultrapassar; acabou por ser esse o trágico fado do mexicano, que conseguiu chegar perto do monegasco da última volta, mas não o conseguiu ultrapassar. Terminou, assim, em terceiro lugar no campeonato, com a diferença de um ponto.

Com luta até à linha da meta, Sebastian Vettel terminou em décimo lugar, atrás de Daniel Ricciardo. Foi o australiano que saiu a ganhar, ultrapassando o alemão no campeonato para a 11ª posição, ambos com os mesmos pontos.

Já nas equipas, terminou tudo da mesma forma como chegou aos Emirados Árabes Unidos, com a Alfa Romeo e Aston Martin a terminarem a temporada com os mesmos pontos (55), vantagem para a equipa com sede na suíça.

Como autorizado antes do início da corrida, os três primeiros puderam fazer donuts na chegada à reta da meta, no final da corrida.

E para terminar a temporada, deixamos os donuts de Sebastian Vettel para a despedida do tetracampeão do mundo (2010-2013).

Danke, Seb.

Foto de Capa: Red Bull Racing

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.