Um mês que pode valer uma época | Sporting CP

- Advertisement -

A viver a melhor fase da época, o Sporting CP contabiliza até ao momento quatro vitórias em quatro jogos disputados (a contar para a Taça da Liga), onde apresenta um registo verdadeiramente impressionante: 18 golos marcados, e zero golos sofridos.

Se até há bem pouco tempo a equipa apresentava sinais de insegurança e intranquilidade, esta pausa para as Seleções parece ter trazido a paz que tanto se almejava no Reino do Leão, com a equipa a subir de rendimento de forma drástica e, além disso, a ganhar nova vida para as suas segundas linhas. Mas passemos então aos pontos-chave.

Solidez defensiva – Sem dúvida que o sector defensivo leonino foi o mais culpabilizado pelo mau início de época do Sporting. Somando (entre Primeira Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões) um total de 25 golos sofridos em 19 jogos, aquele que outrora foi uma das marcas do técnico Rúben Amorim aparentava dar sinais de declínio. Vítimas de uma rotatividade incomum fruto das inúmeras lesões que fustigaram os defesas verde e brancos, começou-se a denotar uma certa ansiedade e vulnerabilidade naquilo que era o papel defensivo individual e colectivo de cada um dos atletas. Contudo, com as primeiras linhas já definidas (Antonio Adán, Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Sebá Coates, Matheus Reis e Nuno Santos)  e a render uma solidez defensiva que há tanto se esperava, com José Marsá e Franco Israel a aproveitarem bem as oportunidades que o técnico leonino lhes tem dado, com Ricardo Esgaio a subir o seu nível anímico e de confiança com Rúben Amorim a colocá-lo nas três das últimas quatro partidas a partir do banco, com o regresso de Gonçalo Esteves à equipa após o cessamento do seu empréstimo ao GD Estoril Praia, com St. Juste e Luís Neto a recuperarem das respectivas lesões, tudo aponta para uma segunda volta completamente contrastante com aquilo que foi a primeira a nível defensivo.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Segundas linhas – Além de Franco Israel e José Marsá que já foram referidos no tópico anterior, queria também falar de três jogadores que têm aparecido com mais frequência nas partidas leoninas, e que almejam um futuro risonho no meio-campo do Sporting. E estou a falar de Dário Essugo (17 anos) e Mateus Fernandes (18 anos). Com lugares “tapados” pelos habituais titulares Manuel Ugarte e Morita, respetivamente, os dois jovens provenientes da formação de Alvalade têm tido oportunidades com as ausências dos jogadores ao serviço das suas seleções. Com muito para melhorar, como é normal na sua idade, os atletas mostram já bons indícios de que a sua carreira pode ser muito promissora. Dário, com um bom sentido posicional, bom porte físico que lhe permite vantagem no corpo a corpo, não compromete, e Mateus, com a sua genialidade criativa, boa leitura de jogo e qualidade de passe, sem medo de assumir o jogo para si, auguram um futuro risonho para o meio-campo leonino. Importa realçar que aliado a estes, surgem ainda na lista de opções para o meio-campo Sotiris Alexandropoulos, que recentemente foi distinguido como melhor jogador jovem a atuar no campeonato grego (prémio referente à temporada 2021/2022, quando se encontrava ao serviço do Panathinaikos FC), Daniel Bragança a recuperar de lesão e Mateo Tanlongo, ex-jogador do Rosario Central FC da Argentina, e que se diz ingressar no plantel a partir de Janeiro de 2023.

Sporting Dário Essugo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Frente de ataque – Neste tópico, em primeiro ponto queria destacar aquele que tem sido para mim o factor mais no eixo ofensivo leonino. A verdade é que em apenas nestes quatro jogos para a Taça da Liga, onde contabiliza até ao momento seis golos (o triplo do que tem até ao momento conjugado entre campeonato, taça de Portugal e Liga dos Campeões, onde soma apenas dois golos), Paulinho aparece finalmente como aquilo que lhe é pedido, um jogador de área com faro de golo. Caracterizado muitas vezes como um jogador de equipa, Paulinho, finalmente consegue parecer saber aliar todo o trabalho que ele faz em prol da equipa com a arte de fazer golos. Além do avançado, queria também realçar a cada vez mais frequente utilização de Arthur Gomes, que tardou em aparecer, mas que já transpira alguns rasgos de magia que prometem comprovar o porquê do investimento dos leões na sua contratação. Quanto a Marcus Edwards, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves, já todos sabemos do que eles são capazes, contudo, queria fazer ainda uma ressalva da transição de posição de Marcus Edwards, que fazia até então a posição de ponta de lança, para a sua posição de origem que é de extremo-direito, onde é capaz de desequilibrar qualquer defesa adversária.

Paulinho Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Conclusão – Aliando todos estes fatores até aqui enumerados, à prolongação do contrato de Rúben Amorim, penso que o futuro do Sporting Clube de Portugal será risonho, começando já com uma nova “pele” no recomeço da Liga Bwin frente ao Paços de Ferreira no próximo dia 29, partida a disputar no estádio de Alvalade. Além de acreditar que o Sporting CP consiga alcançar numa visão realista um lugar que lhe permita alcançar a entrada directa na Liga dos Campeões, acredito também  que a formação verde e branca  consiga revalidar o título de Campeão de Inverno com a conquista da Taça da Liga, e que no que toca à participação na Liga Europa, consiga almejar as fases finais da prova.

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.

Clubes estrangeiros e tubarões europeus em força na final four da Taça da Liga

A final four da Taça da Liga foi palco para olheiros de clubes europeus. Sporting x Vitória SC e Benfica x Braga com gente de fora a ver.