Futebol Feminino: mas afinal, o que se passa com as leoas?

Já é longa a epopeia do futebol feminino em Portugal. Porém, só a partir de 2016 é que a modalidade começou a ganhar voz, muito por conta de grandes equipas aderirem a este projeto. O Sporting CP foi uma das equipas que ingressou no futebol feminino em 2016, tendo criado uma superequipa que se destacava e que conquistava todas as competições a nível nacional e chegaram ainda a participar na Liga dos Campeões feminina por duas vezes (na época 17/18 e 18/19).

Com a entrada do SL Benfica no futebol feminino, o Sporting deixou de vencer tanto, colocando-se um pouco sobre a sombra das águias. Na presente época o Sporting encontra-se instável tendo somado nos últimos quatro jogos para o campeonato duas derrotas e dois empates frente às equipas mais bem posicionadas na presente época (SC Braga, SL Benfica, Famalicão e a equipa sensação SF Damaiense). Dado esta quebra de rendimento, o Sporting encontra-se no 5.º lugar da Liga a 10 pontos do líder Benfica. Mas afinal, o que se passa com o futebol feminino do Sporting?

São muitas as questões que pairam no ar no que toca ao desaparecimento da glória e raça que a equipa do Sporting auferia. Muitos falam do tema ‘’contratações’’, em que consideram que houve uma perda de qualidade do plantel, não se investindo para que esta se mantivesse idêntica.

No final da época passada, perdeu-se ‘’prata da casa’’, com jovens da formação a saírem para clubes no estrangeiro. Andreia Jacinto, peça fundamental, abandonou Alvalade e rumou à Real Sociedad de Fútbol, clube da Primeira Liga espanhola.

Outras jogadoras com muitos anos a jogar de leão ao peito abandonaram o clube para outros projetos, foram essas Joana Marchão, Fátima Pinto e Neuza Bezugo.

Com estes fatores todos associados e com alguns regressos (tais como o de Ana Capeta), o Sporting entrou para esta época com uma equipa com bastantes caras novas e isto pode ser um dos porquês da instabilidade do coletivo de Alvalade. O grupo pode ainda estar numa fase de aprendizagem e conhecimento do estilo de jogo da treinadora e de cada um dos elementos, algo que é normal quando se tem uma equipa ‘’nova’’. Ainda assim, uma parte dos pilares da ‘’velha guarda’’ lá prevalece, como Ana Borges, Rita Fontemanha e mesmo Diana Silva, com a sua segunda passagem pelas leoas.

O Sporting pode estar assim a passar por uma frase de transição, talvez com rumo a um projeto duradouro e com a ambição da reconquista do campeonato nacional que foge desde 2018. Conseguirá o Sporting dar a volta a este mau momento e voltar à luta pelo título?

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.