Golias cada vez mais implacável contra Davides? | Andebol

modalidades cabeçalho

A I Divisão tem sofrido várias alterações nos últimos anos. A fase final deixou de acontecer com um campeonato de todos contra todos até ao final e o alargamento provisório para 16 equipas desde 2020/2021 já foi revertido novamente para 14 esta época. No entanto, o número de clubes no escalão máximo do Andebol vai reduzir-se ainda mais para 12 no próximo ano e entre a I e II Divisão irá existir a Divisão de Honra a partir da próxima época com o mesmo formato e o número de equipas do que o escalão máximo.

Contudo, há algo que tem vindo a diminuir: o número de resultados negativos nos últimos anos caiu entre os três principais candidatos ao título e os restantes. O jogo do último fim de semana em Viseu frente ao penúltimo classificado e o SL Benfica podia ter sido uma das exceções à regra, mas tal como noutros casos a diferença cavada entre os três grandes e a maioria restantes é tão grande que acaba por não ser possível de contrariar.

Infelizmente não é caso único pelo mundo do Andebol. Se formos ver duas das principais ligas europeia, Espanha e França, esse cenário repete-se o que não é positivo para a modalidade porque se à partida se sabe quem quer, acaba por diminuir o interesse na mesma…

Em França, o Paris SG é heptacampeão e venceu a última edição do Campeonato só com vitórias. Já em Espanha, o cenário ainda é de domínio mais absoluto com o Barcelona a ser campeão nacional onze vezes consecutivas e desde março de 2019 que os Culés vencem sempre no Campeonato e a última derrota foi em 2017/2018 frente ao Granollers… A Supertaça Ibérica pode levar até que o Barcelona ultrapasse o seu domínio nacional para o resto da Península Ibérica como se viu na relativa facilidade com que derrotou FC Porto e Sporting.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Gustavo Garcia regressa a Portugal pelas mãos do Famalicão e deixa Palmeiras de Abel Ferreira em definitivo

O Famalicão garantiu a contratação de um novo lateral direito. Gustavo Garcia chega proveniente do Palmeiras de Abel Ferreira.

Surpresa: Valtteri Bottas pode estar perto de um regresso à Formula 1

Valtteri Bottas é atualmente o piloto reserva da Mercedes, mas pode regressar ao grid da Formula 1, através da Alpine.

Wojciech Szczesny renova com o Barcelona até 2027

Wojciech Szczesny prolongou a ligação ao Barcelona por dois anos. Guarda-redes voltou da reforma para jogar nos culés.

Reuniões entre Besiktas e Benfica por Orkun Kokçu estão a ser positivas

Orkun Kokçu pode deixar o Benfica no mercado de transferências. O Besiktas está interessado no médio turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo cancela contratação de ex-Vitória SC à ultima hora por pressão de adeptos

O Flamengo estava muito perto de garantir a contratação de Mikey Johnston, mas os adeptos pressionaram para a aquisição ser cancelada.

Marítimo ataca 2025/26 em força: duas promessas espanholas estão a ser apontadas

O Marítimo está interessado em garantir as contratações de Xavi Grande e Martín Tejón, que atuam no futebol espanhol.

Palmeiras de Abel Ferreira deixa treinador português sem avançado por 12 milhões de euros

O Palmeiras de Abel Ferreira fechou a contratação de Ramón Sosa. Avançado vai deixar o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.