Proibido falhar | FC Porto x FC Famalicão

Primeira Liga, 16.ª Jornada: domingo, 20:30h, 15 de janeiro de 2023

ANTEVISÃO: FC PORTO SEM MARGEM DE ERRO PROCURA APROXIMAÇÃO AO LÍDER

O jogo deste Domingo, no Estádio do Dragão, que irá opor o FC Porto ao FC Famalicão será sempre de extrema importância para o FC Porto. Depois do empate na jornada anterior e de já ter perdido mais pontos no presente campeonato do que em toda a prova do ano transato, os azuis e brancos sabem que não têm mais margem de erro. Resta-lhes somar pontos de forma consecutiva e esperar por deslizes de um SL Benfica que já cavou um fosso de sete pontos para os dragões no topo da classificação.

Ora, este jogo ganha especial interesse e relevância uma vez que ocorre na mesma jornada em que o SL Benfica recebe o Sporting CP. A equipa comandada por Rúben Amorim tem andado bem longe do futebol e competitividade que apresentou nos últimos dois anos, mas será sempre um osso duro de roer e é uma das maiores esperanças portistas no que à capacidade de atrasar as águias na corrida ao título diz respeito.

O FC Porto é favorito e está obrigado a confirmar esse mesmo favoritismo quando, por volta das 20h30, soar o apito inicial da partida. A essa hora já será conhecido o resultado no derby e, aconteça o que acontecer, a vitória será de capital importância. Seja no sentido de conseguir uma imperativa aproximação ao topo da tabela ou para não ver escapar, mais ainda, as esperanças de revalidação do título.

O jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo. No entanto, convém não desvalorizar um FC Famalicão que tem um dos planteis mais interessantes do campeonato e que, tal como nos últimos anos, tem vindo a fazer percurso de menos a mais. Os famalicenses vêm de cinco jogos sem perder e chegam a este jogo motivados pelo apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

A margem de erro é mínima, o foco terá que ser total.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O jogo deste Domingo é o 24º entre as duas equipas
  2. Da última vez que se defrontaram, o FC bateu o FC Famalicão por 3-1
  3. Nos 23 jogos anteriores, os famalicenses apenas foram capazes de bater os dragões em 4 ocasiões. Somam-se 3 empates e 17 derrotas
  4. O FC Porto é o atual 3.º classificado do campeonato. O FC Famalicão, por seu turno, está na 13º posição da tabela
  5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 70 golos. 53 marcados pelo FC Porto e 17 pelo Famalicão
  6. É o 7º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao FC Famalicão
  7. Nos 6 jogos anteriores, o treinador portista venceu sempre
  8. A última vez que o FC Famalicão venceu os atuais campeões nacionais foi em 2016 num jogo a contar para a Taça da Liga
  9. A única vez que o FC Famalicão bateu o FC Porto na condição de visitante foi em Março de 1993
  10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é António Sousa, antiga glória do FCP

JOGADORES A TER EM CONTA

Mehdi Taremi FC Porto CS Marítimo Primeira Liga
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mehdi Taremi  – O atacante iraniano tem estado em grande destaque nos últimos jogos do FC Porto. Seja a marcar ou a assistir, é Taremi o elo de ligação entre o jogo da equipa e a baliza adversaria. A sua inteligência de movimentos e leitura de são essenciais para o rendimento da equipa.

Sporting FC Famalicão
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Ivan Jaime  – Tem sido o jogador em maior destaque na época do FC Famalicão. Para além de ser o jogador mais criativo e desconcertante da equipa, o camisola 10 famalicense tem vindo a fazer a diferença, também, no capítulo da finalização.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendel; Grujic, Uribe, Otávio, e Galeno; Toni Martínez e Taremi

Treinador: Sérgio Conceição

«Tem o prolongamento na Taça, mas mais um dia de descanso, não tem interferência no jogo. Está num bom momento, treinador competente, jogadores jovens com muita qualidade, bem organizada. Não sabemos bem o que esperar, mas estamos preparados para diferentes cenários».

FCF (4x3x3): Luiz Junior; Penetra, Enea Mihaj, Riccieli, Francisco Mouro; Gustavo Assunção, Colombatto, Gustavo Sá; Pablo, Ivan Jaime e Cadiz.

Treinador: João Pedro Sousa

«O FC Porto, tal como nós, não está no lugar que pretende. Vai ser um jogo difícil, frente a uma equipa pressionante, como nos habituou desde sempre».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 FC Famalicão
Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela viaja até Espanha e procura melhorar resultados em relação ao começo de 2025/26

O Tondela vai realizar um particular contra o Ferrol na quarta-feira. O jogo vai ser disputado n'A Malata, casa dos galegos.

Barcelona de olho em avançado que só pode contratar no verão de 2026

Etta Eyong está a impressionar na frente de ataque do Levante e o Barcelona encontra-se a avaliar a sua possível contratação.

Julian Draxler recorda passagem pelo Benfica: «Um clube realmente fantástico»

Julian Draxler, atualmente ao serviço do Al Ahli do Qatar, recordou com carinho a época que passou no Benfica, em 22/23, por empréstimo do PSG.

Lucas D’Agrella estreia-se nos convocados da Seleção Sub-20

O defesa do Farense, Lucas D’Agrella, foi chamado pela primeira vez à Seleção Sub-20. O jogador tem vindo a destacar-se ao serviço do emblema algarvio.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal está seguro sobre a situação de Viktor Gyokeres

O Arsenal está satisfeito com o começo de Viktor Gyokeres no clube, já que o jogador se encontra numa fase de integração.

Podcast À Prova de Bola #13 –  Análise ao Clássico entre o FC Porto e o Benfica

O À Prova de Bola analisa o Clássico entre o FC Porto e o Benfica deste domingo e as implicações para as formações de Francesco Farioli e de José Mourinho.

Manchester United entra na corrida por jovem prodígio mexicano

O Manchester United está atento à nova sensação do futebol mexicano, Gilberto Mora, avançado de apenas 16 anos que atua no Club Tijuana.