Olheiro BnR | Gonçalo Borges

Lisboeta de origem, Gonçalo Borges tem vindo passo a passo a ganhar mais minutos no plantel principal do FC Porto. No clube desde os juvenis, o extremo é uma das caras de aposta portista no Olival. Contudo, foi no rival Benfica que começou o seu percurso no futebol até 2015 quando embarcou para a cidade Invicta.

O percurso de Gonçalo

Gonçalo Borges tem 21 anos e tem perto de 200 jogos entre camadas jovens e equipa B. O avançado pertence à geração de ouro dos Dragões que conquistou a Youth League. Em julho de 2022, o clube assumiu a aposta no jovem jogador que terminava contrato no final da presente época com uma renovação de longa duração.

O internacional em todos os escalões desde os sub-16 até aos sub-21 está na sua primeira época completamente integrado na equipa principal. No entanto, na temporada transata já tinha somado os primeiros minutos tanto no Campeonato como na Taça da Liga onde se estreou de forma absoluta no jogo contra o Rio Ave. O jovem esteve ainda em mais jogos como suplente não utilizado, inclusivamente nas competições europeias.

Esta época só em 2022, o avançado foi utilizado em 12 jogos com minutos em todas as competições, incluindo Liga dos Campeões. Para que não perca o ritmo competitivo, intermitente António Folha vai levando o jogador para as partidas da equipa B. Na equipa secundária dos Dragões, Gonçalo Borges já passou a fase de maturação com duas épocas com grande utilização na Segunda Liga.

O que pode oferecer?

Gonçalo Borges é um extremo que pode jogar nos dois corredores, mas com maior predisposição pelo lado direito. As suas maiores virtudes são o sprint e a precisão dos seus cruzamentos, mostrando visão de jogo e bom controlo do esférico para colocar a bola nos seus colegas na grande área. Também no 1×1 o avançado se destaca, ganhando posição ao lateral adversário no corredor.

O problema de Gonçalo é a concorrência que é forte. Entre Galeno, Pepê e Veron, o avançado tem somado muitas convocatórias sem que acabe por ser utilizado. Coloca-se a questão: um empréstimo não seria a melhor solução para continuar a evoluir?

Para o Porto e para Sérgio Conceição é útil ter um jogador com o seu talento no plantel principal pronto a pressionar os habituais utilizados nos corredores. Contudo, aos 21 anos e já com dezenas de jogos nas pernas de II Liga, Gonçalo Borges necessitaria de jogar regularmente a um nível mais elevado, nomeadamente no escalão principal. O jogador parece estar em ponto de rebuçado para ter maior utilização sob pena de estagnar o seu desenvolvimento.

Veremos que oportunidades terá o galardoado como atleta revelação nos Dragões de Ouro 2022 no resto da época e se o coletivo acabará por limitar a explosão de mais um talento.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

André Almeida com mudança radical em relação ao seu futuro

André Almeida esteve perto de sair do Valência neste último mercado de transferências. O jogador prepara-se para renovar com o conjunto espanhol.

Balneário do PSG em alta tensão devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia

O balneário do PSG está longe de viver o melhor momento, devido às presenças de Illia Zabarnyi e Matvey Safonov.

Jeremiah St. Juste ultrapassado por 2 jogadores do Sporting

Jeremiah St. Juste foi despromovido à equipa B do Sporting e as probabilidades de regressar às ideias de Rui Borges são curtas.

Atenção, Sporting: Yeremay Hernández causa dúvida em Espanha

Yeremay Hernández foi um dos jogadores mais cobiçados do último mercado de transferências. A sua cláusula não é totalmente conhecida, falando-se de vários valores.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão admite: «Disseram-me para usar menos as redes sociais»

Rafael Leão vai falhar os próximos jogos de Portugal devido a lesão. O avançado revelou um conselho dado por Allegri e Ibrahimovic.

Selecionador da Arménia: «Portugal é muito forte, mas não significa que não possamos ganhar ou lutar por pontos»

A Arménia vai receber este sábado Portugal no arranque da qualificação europeia ao Mundial 2026. Eghishe Melikyan mostra-se ambicioso.

Miguel Oliveira e a saída da MotoGP: «Era uma decisão pendente já desde o final de maio»

Miguel Oliveira deixou a Prima Pramac Yamaha. Piloto português ficou sem equipa e comentou a saída da MotoGP.