Quem desce da primeira, volta logo ao topo? | Futsal

modalidades cabeçalho

Todos os anos as equipas nas últimas posições na primeira (I) Divisão acabam por cair na segunda (II) Divisão. Uma situação que obviamente abala qualquer equipa. Esta temporada as duas últimas descem do principal escalão, mas no ano passado foram quatro essas formações pela redução do número de equipas da I Divisão de 14 para 12.

Viseu 2001, Modicus, Torreense e Nun´Alvares foram os clubes despromovidos em 2021/2022 e só há um que ficou fora da fase de apuramento de campeão e já sabe que não regressa o topo na próxima época. Curiosamente, o clube é o Viseu 2001 que ficou na melhor posição das quatro na temporada passada e que acabou por cair na última jornada.

E o que acontece às equipas quando caem na II Divisão? É fácil garantir o regresso na época seguinte?

O Bola na Rede foi analisar os dados desde 2000/2001 e estes mostram que não é “pêra doce”.

Retirando 2019/2020 da equação uma vez que as competições foram interrompidas devido à Pandemia, onze temporadas em vinte e uma não houve clubes despromovidos na época anterior a regressarem à Primeira.

Já nas noves vezes, só por duas subiram duas equipas despromovidas na temporada anterior, em 2007/2008 e 2011/2012, épocas em que, no total, foram promovidas quatro. Esta época apenas há duas promoções, por isso, há mais uma equipa que vai ficar pelo segundo ano consecutivo no segundo escalão, para além do Viseu 2001.

Fonte: AD Modicus

Entre as equipas que tentam voltar à Primeira, há uma que se destaca. O Modicus foi a única a repetir o feito no século XXI, em 2006/2007 e 2008/2009, de subir na época subsequente à despromoção na I Divisão.

De resto, Nun´Alvares e Torreense que se estrearam em 2021/2022 na I Divisão, têm de fazer pela vida. Para além do Modicus, têm os Belenenses e o Dínamo Sanjoanense que já se estreou na I Divisão como outros dois fortes concorrentes.

Em título de curiosidade, das equipas a disputar a fase de apuramento de campeão da II Divisão, só a equipa dos Belenenses imitou o feito do Modicus de garantir a promoção na época imediatamente a seguir à descida.

Veremos se há algum regresso na próxima temporada.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador da Moldávia não aguentou a pesada derrota frente à Noruega por 11-1 e demitiu-se

Serghei Clescenco renunciou ao cargo de selecionador moldavo após pesada derrota diante a Noruega. 11-1 foi o resultado final do jogo.

Antigo jogador do Manchester United avisa Ruben Amorim sobre Benjamin Sesko: «Só espero que não estejam a cometer o mesmo erro»

Nicky Butt, antigo jogador do Manchester United, falou sobre a integração de Benjamin Sesko nos red devils e deixou aviso a Ruben Amorim.

Chelsea garante contratação de Emmanuel Emegha para 2026

Emmanuel Emegha é a mais recente contratação do Chelsea. O avançado neerlandês de 22 anos vai juntar-se ao clube londrino em 2026.

Roy Keane sem pena de Nuno Espírito Santo: «Já era um morto a deambular»

Nuno Espírito Santo foi despedido do Nottingham Forest. Roy Keane comentou a saída e deixou uma mensagem forte aos treinadores da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto quer renovar contrato com Diogo Costa e aumentar cláusula de rescisão: eis os valores

O FC Porto tem como um dos objetivos para os próximos meses renovar com Diogo Costa. Renovação permitiria subida da cláusula de rescisão para os 100 milhões de euros.

Pep Guardiola compara Erling Haaland a Alexander Isak: «Está um pouco acima»

Em antevisão ao Manchester City x Manchester United, Pep Guardiola comparou os avançados Erling Haaland e Alexander Isak.

Rico Lewis renova contrato com o Manchester City e contraria Pep Guardiola: «Gosto de jogar no meio-campo e de estar envolvido no jogo com...

Rico Lewis renovou contrato com o Manchester City até 2030. Internacional jovem inglês tem sido uma das apostas de Pep Guardiola como lateral.