Quem desce da primeira, volta logo ao topo? | Futsal

modalidades cabeçalho

Todos os anos as equipas nas últimas posições na primeira (I) Divisão acabam por cair na segunda (II) Divisão. Uma situação que obviamente abala qualquer equipa. Esta temporada as duas últimas descem do principal escalão, mas no ano passado foram quatro essas formações pela redução do número de equipas da I Divisão de 14 para 12.

Viseu 2001, Modicus, Torreense e Nun´Alvares foram os clubes despromovidos em 2021/2022 e só há um que ficou fora da fase de apuramento de campeão e já sabe que não regressa o topo na próxima época. Curiosamente, o clube é o Viseu 2001 que ficou na melhor posição das quatro na temporada passada e que acabou por cair na última jornada.

E o que acontece às equipas quando caem na II Divisão? É fácil garantir o regresso na época seguinte?

O Bola na Rede foi analisar os dados desde 2000/2001 e estes mostram que não é “pêra doce”.

Retirando 2019/2020 da equação uma vez que as competições foram interrompidas devido à Pandemia, onze temporadas em vinte e uma não houve clubes despromovidos na época anterior a regressarem à Primeira.

Já nas noves vezes, só por duas subiram duas equipas despromovidas na temporada anterior, em 2007/2008 e 2011/2012, épocas em que, no total, foram promovidas quatro. Esta época apenas há duas promoções, por isso, há mais uma equipa que vai ficar pelo segundo ano consecutivo no segundo escalão, para além do Viseu 2001.

Fonte: AD Modicus

Entre as equipas que tentam voltar à Primeira, há uma que se destaca. O Modicus foi a única a repetir o feito no século XXI, em 2006/2007 e 2008/2009, de subir na época subsequente à despromoção na I Divisão.

De resto, Nun´Alvares e Torreense que se estrearam em 2021/2022 na I Divisão, têm de fazer pela vida. Para além do Modicus, têm os Belenenses e o Dínamo Sanjoanense que já se estreou na I Divisão como outros dois fortes concorrentes.

Em título de curiosidade, das equipas a disputar a fase de apuramento de campeão da II Divisão, só a equipa dos Belenenses imitou o feito do Modicus de garantir a promoção na época imediatamente a seguir à descida.

Veremos se há algum regresso na próxima temporada.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Zé Carlos não fecha a porta a uma saída para o estrangeiro

Zé Carlos não deve continuar ao serviço do Vitória SC. O jogador pode mesmo rumar ao estrangeiro, de maneira a somar mais minutos.

Wolverhampton garante jogador do Fluminense por 20 milhões de euros

O Wolverhampton está perto de oficializar a contratação de Jhon Arias. O jogador destacou-se ao serviço do Fluminense.

Giorgi Kochorashvili desvia-se da saída de Viktor Gyokeres e afirma: «Não parece que estou há duas semanas aqui, mas sim dois ou três anos»

Giorgi Kochorashvili é um dos jogadores que faz parte do estágio do Sporting. O médio chegou a Alvalade proveniente do Levante.

Mehdi Taremi apontado à Premier League e pode ser orientado por português

Mehdi Taremi não entra nas contas do Inter Milão na próxima temporada. O jogador pode acabar por rumar à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda te lembras de Mariano Díaz? Está a treinar com uma equipa da La Liga

Mariano Díaz encontra-se atualmente livre no mercado. O jogador está a treinar com o plantel principal do Alavés, equipa da La Liga.

Guarda-redes internacional português apontado ao Galatasaray

O Galatasaray está interesse em contratar José Sá no mercado de transferências. O guarda-redes pertence ao Wolverhampton.

Al Hilal desiste de participar na Supertaça Saudita

O Al Hilal não vai participar na próxima edição da Arábia Saudita, sendo que o conjunto estava classificado para a prova.