Truta algarvia antes do Clássico | FC Porto x Portimonense SC

- Advertisement -
Primeira Liga, 26.ª Jornada: domingo, 20h30, 2 de Abril de 2023

ANTEVISÃO: REGRESSAR ÀS VITÓRIAS ANTES DO PRIMEIRO MATCH POINT

Realisticamente, as possibilidades de o FC Porto revalidar o título de campeão nacional são diminutas. Com o SL Benfica a 10 pontos, nem mesmo o facto de ainda haver um confronto direto por disputar é suficiente para alimentar a esperança.

No entanto, como disse Sérgio Conceição no final do jogo em Braga, o FC Porto é uma casa onde não se atira a toalha ao chão. Para além disso, o jogo de domingo, como serão todos até final, assume um caráter de enorme importância na titânica batalha pelo segundo lugar e pelo acesso direto à maior e mais rentável prova de clubes do mundo. O SC Braga não baixa a guarda e os dois pontos que separam as equipas não dão espaço para errar.

Por todas as razões e mais algumas, este jogo, que antecede o clássico na Luz, é, na perspetiva portista, decisivo.

 Seria difícil, nesta altura do campeonato, escolher um melhor adversário para esta jornada. Os algarvios têm vindo a cair na tabela classificativa e, apesar de contarem com alguns jogadores interessantes no seu plantel, atravessam um momento conturbado, envoltos em muito mais dúvidas do que certezas. São já quatro as derrotas consecutivas e muito dificilmente os comandados de Paulo Sérgio terão capacidade de complicar a vida a um FC Porto que entre no jogo focado e comprometido.

Posto isto, o jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo. Respeitando sempre, o adversário, cabe ao FC Porto impor a sua lei.

A margem de erro é mínima, o foco terá que ser total.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O jogo deste Domingo é o 43.º entre as duas equipas
  2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto bateu o Portimonense por 2-0
  3. Nos 42 jogos anteriores, a turma algarvia apenas foi capaz de bater os dragões em 4 ocasiões. Somam-se quatro empates e 34 vitórias portistas
  4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O Portimonense SC, por seu turno, está na 14.ª posição da tabela
  5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 138 golos. 114 marcados pelo FC Porto e 24 pelo Portimonense
  6. É o 13.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Portimonense
  7. Nos 12 jogos anteriores, o treinador portista venceu sempre
  8. O Portimonense SC nunca conseguiu vencer no reduto portista
  9. Na última vez que as duas equipas se encontraram no Estádio do Dragão, para o campeonato, os dragões golearam os algarvios por 7-0
  10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Fernando Gomes

JOGADORES A TER EM CONTA

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio – Com a época a entrar na sua fase final, a fixação no onze de Otávio após lesão e castigo tem que ser vista como fundamental para o FC Porto. O internacional português é a cola que une os diferentes setores da equipa e a sua falta (e, mais recentemente, falta de ritmo) tem-se feito sentir. É através da inteligência de Otávio com e sem bola que a equipa explana o seu melhor futebol. Após um período complicado, o baixinho estará, de novo, disponível e de regresso à melhor forma para dar o seu contributo à equipa.

Kosuke Nakamura
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nakamura – O Portimonense tem vindo a atravessar um período conturbado e leva quatro derrotas seguidas. No entanto, o guarda-redes nipónico tem sido dos pouco capazes de manter um nível alto. Num jogo que se prevê complicado e de sentido único, as probabilidades de sucesso dos algarvios estarão intimamente ligadas ao grau de inspiração do seu homem mais recuado.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Cláudio Ramos, Pepê, Pepe, Marcano, Zaidu; Uribe, Grujic, Otávio, Galeno; Toni Martínez e Taremi

Treinador: Sérgio Conceição

«Até agora temos dois títulos e falta o mais importante, estamos na luta e ainda vamos dar luta. E a Taça de Portugal. Ainda não vi que o Taremi está a quatro golos da marca do ano passado. E assim não estou a falar do mais importante, que é o Portimonense».

Portimonense SC (5x3x2): Nakamura, Moufi, Park, Pedrão, Araujo, Filipe Relvas; Diaby, Maurício, Lucas Ventura; Yony Gonzalez, Wellington Junior

Treinador: Paulo Sérgio

«É uma tarefa dura, difícil, um adversário muito competente e de muita qualidade e não é preciso juntarmo-nos ao coro dos merecidos elogios. Sabemos que vai ser uma tarefa dura, mas que gostamos de nos testar. E temos a firme esperança de que conseguindo ser organizados, seremos competitivos».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Portimonense SC

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Julian Schuster enaltece vitória do Friburgo frente ao Braga e assume: «Como acontece muitas vezes, jogar 11 contra 10 é difícil»

Julian Schuster analisou a vitória do Friburgo frente ao Braga por 3-1, em jogo da segunda-mão das meias-finais da Europa League. O técnico não escondeu a emoção com o desfecho.

Espanha garante vaga extra na Champions League e já tem mais uma equipa qualificada para a competição em 2026/27

A Espanha garantiu uma vaga extra para a Champions League com o apuramento do Rayo Vallecano para a final da Conference League. Além deste fator, ficou definido que o Atlético Madrid vai estar na prova milionária de 2026/27.

Eis o ranking UEFA após a eliminação do Braga frente ao Friburgo na Europa League

A UEFA divulgou o ranking após os jogos das meias-finais da Europa League e Conference League. O Braga acabou por cair frente ao Friburgo.

Saber cair de cabeça erguida, num palco onde se viveu História | Friburgo 3-1 Braga

O Braga caiu aos pés do Friburgo durante a noite de quinta-feira, falhando a final da Europa League, que se realiza em Istambul.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «Não podem passar tantos anos para o Braga estar sem lutar por finais europeias»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga contra o Friburgo, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Europa League.

Há quatro treinadores espanhóis nas três finais europeias: sabe quem são

As três finais europeias da época registam a presença de quatro técnicos espanhóis: Mikel Arteta e Luis Enrique na Liga dos Campeões; Unai Emery na Liga Europa; e Inigo Pérez na Liga Conferência.

Carlos Vicens após Friburgo x Braga: «Saio orgulhoso da eliminatória que fizemos»

Carlos Vicens já reagiu ao encontro entre o Braga e o Friburgo, relativo à segunda-mão da meia-final da Europa League.