📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 1-2 FC Porto: Luz azul-e-branca no caminho do título

- Advertisement -

Em jogo muito disputado, Porto prevalece e conquista justa vitória.

A Sexta-feira Santa de 2023 foi abençoada com um Clássico do futebol português, entre um Benfica a transbordar de confiança, a jogar um futebol atrativo e numa série de 10 vitórias consecutivas no campeonato (só sofrera dois golos nesses jogos), e um Porto a realizar uma época de altos e baixos, mas capaz de, como é seu apanágio, mostrar a sua garra nortenha nos momentos decisivos.

Com um ambiente escaldante nas bancadas deu-se início à partida, com o Porto a apresentar-se num 4-2-3-1 agressivo e pressionante no corredor central, por onde Taremi irrompeu aos 4’ e só um corte fabuloso de António Silva impediu um golo quase certo.

O Porto entrou melhor, controlando o meio-campo e contra a corrente do jogo, Bah surgiu na ala, cruzou para Gonçalo Ramos cabecear à trave, com a bola a bater nas costas de Diogo Costa e entrar. A equipa que faz mais cruzamentos de bola corrida na Liga (18 por jogo) marcava assim primeiro.

O Benfica valorizava o ataque pelas alas, para cruzar ou depois virar para dentro onde João Mário, Rafa e Aursnes criavam perigo. Já o Porto atacava mais pelo meio, procurando passes de rutura e a fantasia de Taremi, Galeno e Pepê para criar desequilíbrios.

Para o plano de jogo correr bem, o aspeto mental é relevante e os portistas, embora dominantes, acusavam mais a pressão. Mas a águia permitiu esse domínio, deixou de atacar e em cima do intervalo sofreu o empate.

Excelente jogada com Manafá a colocar em Pepê na área, que serviu de peito para Uribe rematar forte e colocado. Logo a seguir, Galeno fez o 2-1, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.

O Benfica entrou mais pressionante no segundo tempo, mas numa desatenção defensiva imperdoável, Taremi teve tempo para rematar e consumar a reviravolta no marcador.

Depois, foi o Benfica a ir abaixo mentalmente– os jogadores estavam inseguros, falhavam muitos passes e permitiam mais aproximações do Porto à sua baliza. Provavelmente pela primeira vez na Luz esta época, ouviram-se assobios para a equipa da casa.

O Porto teve mais engenho para criar perigo e o Benfica, quase só jogando com o coração, terminou o jogo com apenas um remate à baliza.

O Porto continua assim a senda de bons resultados recentes frente às águias (oito vitórias e uma derrota nos últimos 11 duelos). Infligiu também primeira derrota caseira da época às águias, que não ganham aos dragões na Luz desde 2018.

Assim, o Benfica terá que suar um pouco mais até ser campeão e o Porto deu um passo importante para garantir o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Pepê (FC Porto): Num jogo sem uma estrela cadente, Pepê foi o jogador mais consistente, com dribles de qualidade e capacidade de levar a equipa para a frente. Coroou a exibição com a assistência para o primeiro golo do Porto.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Aursnes (SL Benfica): Jogo atípico do norueguês, esteve muito apagado. Não conseguiu combinar com os colegas, decidindo-se muitas vezes pelo passe mais simples e perdeu a grande maioria dos duelos que disputou.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SL Benfica

O Bola na Rede foi impedido de fazer perguntas ao treinador do SL Benfica, Roger Schmidt.

FC Porto

O Bola na Rede foi impedido de fazer perguntas ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

A recuperação milagrosa do Real Múrcia: a influência de uma mudança (correta) de treinador

O Real Múrcia encontra-se a disputar o grupo B da Primera RFEF, encontrando-se a realizar uma temporada em crescendo, com Adrián Colunga ao comando.

José Mourinho: «Infelizmente para nós o Nápoles joga de forma diferente do início da época»

José Mourinho projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Leandro Barreiro: «Os adeptos têm de sentir que damos tudo pelo clube do início ao fim»

Leandro Barreiro projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

PUB

Mais Artigos Populares

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

Xabi Alonso debaixo de fogo antes do Real Madrid x Manchester City: «Isto é uma equipa e vamos todos unidos»

Xabi Alonso faz a antevisão ao Real Madrid x Manchester City para a Champions League. Técnico espanhol aborda vários temas.