Jogadores que Admiro #33 – Dirk Nowitzki

jogadoresqueadmiro

O ano de 2002 marca a minha entrada no mundo do basquetebol; até aí, pouco ou nada sabia sobre a modalidade. Quando comprei o meu primeiro equipamento de treino, era azul escuro e azul claro. A minha curiosidade fez-me ir procurar se havia alguma equipa na NBA com estas cores e foi assim que fiquei a conhecer os Dallas Mavericks. Nesta equipa, jogava – e joga – um alemão que me marcou. Falo, claro, de Dirk Nowitzki, provavelmente o melhor jogador europeu da História. O gigante alemão é neste momento o sétimo melhor marcador da história da NBA (joga desde 1998 na competição, sempre por Dallas) e o melhor marcador estrangeiro. Levou os Mavs ao seu único título da competição, e aos seus dois únicos títulos de conferência.

Passado uns anos, enquanto jogadores, começamo-nos a focar numa ou duas posições de campo. Nessa altura, Nowitzki começou a ser uma referência para mim: um jogador de posição 4 (Extremo/Poste), que consegue fazer 5 (Poste), tal como eu era nos iniciados e cadetes.

Numa competição tão dominada pelos americanos, ver um europeu vingar é sempre positivo – pelo menos para nós europeus. Portanto, ver um europeu ser considerado o melhor jogador do campeonato é algo inédito até agora na história desta competição, e foi algo que já aconteceu por duas vezes – uma delas das finais da competição quando guiou Dallas ao seu único título.

Dirk Nowitzky em acção Fonte: Facebook Oficial de Dirk Nowitzky
Dirk Nowitzki em acção
Fonte: Facebook Oficial de Dirk Nowitzki

Nowitzki é talvez a maior razão de serem os Mavs a minha equipa favorita no maior espetáculo de basket do mundo.  Ansiava ser como ele enquanto jogador de basket, apesar de nunca ter chegado a sequer poder comparar-me, ou não estaria aqui a escrever. O lançamento é a sua imagem de marca, e todos a reconhecem através do característico salto, no qual, em vez de se aproximar, se afasta do cesto, tendo já sido considerado, por alguns especialistas, o melhor lançamento da NBA.

Para além de tudo isto, Nowitzki é um dos únicos sete jogadores que já acabaram uma época (06-07) com mais de 50% de eficácia de lançamento de campo, 40% de eficácia de lançamento de 3 pontos e 90% da linha de lance livre. Este feito foi ainda alcançado o ano passado, embora não tenha sido contabilizado, uma vez que para tal acontecer seria preciso arredondar as percentagens – esteve há beira de o conseguir em 10-11, quando acabou com 39% e 89%, sem possível arredondamento, nos triplos e nos lances livres. O jogador alemão foi ainda vencedor do concurso de triplos do All Star em 2006, tendo participado no jogo principal do fim de semana por 13 vezes, e ocupando o 9º lugar na lista que contemplava os jogadores com mais participações no jogo, na qual apareceu pela primeira vez em 2002 e apenas falhou em 2013.

Estamos certamente perante um futuro Hall of Fame da NBA, que apesar dos seus 36 anos continua a ser uma referência na modalidade, e o meu jogador preferido da liga, mesmo com os Lebrons e Durants desta vida.

Foto de capa: Facebook Oficial de Dirk Nowitzki

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.