📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 0-0 Estados Unidos: Não foi suficiente jogar melhor do que as campeãs do mundo

- Advertisement -

A vitória foi moral – só faltou mesmo um bocadinho de sorte

Portugal teve um jogo personalizado, apertou com a seleção nº1 do ranking FIFA e só o poste impediu o remate de Ana Capeta aos 90+1’ de nos levar ao céu.

Os Estados Unidos nem quiseram lutar pelo 1.º lugar do Grupo – esse ficou com os Países Baixos – dado o medo de perderem contra a equipa das quinas. Basta dizer que as Navegadoras terminaram com mais posse de bola (56% contra 44%).

O plano de jogo de Francisco Neto funcionou quase na perfeição. O 4-4-2 losango deu muito protagonismo a Kika Nazareth – a sua saída aos 62’ piorou o nosso jogo –, Andreia Norton e Tatiana Pinto sabiam levar a bola para a frente e Dolores Silva foi uma treinadora dentro de campo.

A linha defensiva também esteve muito segura – os EUA fizeram seis remate à baliza, Inês Pereira respondeu sempre à altura, mas nenhum deles foi perigoso e tal deve-se na assertividade nas marcações (sobretudo) de Ana Borges, Diana Gomes e Carole Costa (Catarina Amado destacou-se no apoio ofensivo).

A Portugal, faltou sobretudo clarividência no ataque. Jéssica e Diana Silva tiveram exibições para esquecer e o selecionador só pecou pela entrada tardia de Telma Encarnação em campo (aos 81’).

Os Estados Unidos nunca conseguiram ter um jogo apoiado e só criaram perigo através de bolas longas e do talento individual. Na 2ª parte as americanas foram recuando cada vez mais no terreno e acabaram o jogo a queimar tempo.

Portugal teve a atitude certa – não se limitou a olhar nos olhos das campeãs do mundo, teve a personalidade para lhes olhar de cima.

O lance de Ana Capeta no final ficará na memória, mas a primeira participação de Portugal no Mundial deve ser lembrada pela luta, pela determinação e pela coragem das Navegadoras, que tiveram em Francisco Neto um Capitão exemplar.

Estando no grupo das campeãs e das vice-campeãs do mundo (os Países Baixos), Portugal só sofreu um golo – mais do que uma eliminação, esta foi uma afirmação de que o nosso futebol feminino está melhor do que nunca e que o próximo Mundial certamente contará com Portugal de novo.

A FIGURA

Ana Borges (Portugal): A experiente lateral-direita primeiro tirou protagonismo a Sofia Smith (provavelmente a pior americana em campo) e depois à estrela Megan Rapinoe, que teve muitas dificuldades em criar perigo. Forte no desarme e no posicionamento, Borges foi um garante de segurança.

O FORA DE JOGO

Diana Silva foi titular no encontro entre Portugal e EUA.
Fonte. Paulo Ladeira/Bola na Rede

Diana Silva (Portugal): Nunca tirou partido da sua velocidade, perdeu muitas bolas e não criou perigo nos 90 minutos que esteve em campo. A sua saída pecou por tardia, já que a sua substituta, Ana Capeta, esteve mais perto do que ninguém de marcar.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

José Mourinho fala de jogador do Benfica: «Está doente, jogou medicado»

José Mourinho analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.

Oliveirense quebra série de vitórias do Lusitânia de Lourosa com triunfo contra dez elementos

Esta segunda-feira, na 15.ª jornada da Segunda Liga, a Oliveirense foi ao terreno do Lusitânia de Lourosa vencer por uma bola a zero.