📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 9-0 Luxemburgo: Bruno Fernandes é o melhor jogador português da atualidade?

- Advertisement -

Luxemburgo não é nenhuma Espanha, Brasil ou Argentina. Longe disso. No entanto, não invalida que as estrelas se tenham alinhado para um fenómeno raro de se assistir nos últimos tempos. Portugal jogou bom futebol. Ênfase no bom. É porventura o melhor jogo da era Roberto Martínez. O mister deixou claro que o mais importante é o resultado e está a conseguir, mas, com o plantel geracional que se tem, dominar e jogar assim deveria ser regra. Não exceção.

Vamos ser sinceros. Calhou a Portugal um grupo muito acessível. Com este chaveamento, mais importante que garantir pragmaticamente os resultados (seriam sempre uma certeza), o melhor é criar boas dinâmicas, refinar os pontos fracos e solidificar a candidatura ao título do Euro 2024. Isto é, trabalhar com o objetivo de melhorar e não somente com o de vencer.

Roberto Martínez parece subjugar o jogo de Portugal às características do adversário. Contra a Eslováquia – equipa mais físicas e agressiva – prevaleceu o controlo defensivo sem bola. Frente ao Luxemburgo, que seria expetável o domínio com posse, Portugal já priorizou a estratégia com bola e houve uma clara melhoria na construção ofensiva, tirando proveito das qualidades técnicas de muitos jogadores. É importante não descurar as características do adversário e explorá-las, mas Portugal tem equipa para impor sempre a sua identidade de jogo. Tem de ser o leão, não a presa.

Quero agora falar de individualidades. Em termos de rendimento, Bruno Fernandes é atualmente o melhor jogador ao serviço de Portugal. Num jogo preso contra a Eslováquia, o médio desbloqueou a porta com um golo sublime e uma boa influência na construção. E se havia algumas dúvidas, Bruno Fernandes dissipou tudo contra o Luxemburgo. Foi o seu espetáculo. A sua noite. E nós só agradecemos e tiramos-lhe o chapéu três assistências e um golo depois.

Gonçalo Inácio estreou-se a marcar por Portugal.
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Gonçalo Inácio também foi um dos homens da noite – o melhor atrás de Bruno Fernandes. O defesa-central canhoto mostrou segurança defensiva (recuperação e duelo) e qualidade de passe na construção a partir de trás (eficácia de passe e bola longa). Além disso, estreou-se a marcar pela seleção e tornou-se no primeiro defesa a bisar de cabeça desde 2000. Claramente o melhor jogo de Gonçalo Inácio por Portugal, merece mais destaque. Há que abordar também o casamento perfeito entre Rafael Leão e a bola. Sentiu-se a confiança e o dinamismo que trouxe ao flanco esquerdo. O sorriso e a classe. Observar torna-se um privilégio. Diogo Jota e Gonçalo Ramos também estiveram em evidência.

Portugal beneficia de muitas individualidades e há quase mais destaques que golos. A capacidade de rotação também é uma mais-valia e um aspeto importante, o que justifica o porquê de não terem colocado o pé no travão. Estamos perante um Ferrari e há várias estradas possíveis até ao Euro. É importante agora consolidar a máquina, escolher o caminho e nunca esquecer de sonhar.  

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Seabra: «Não creio que o Benfica tenha criado tantas oportunidades claras para terminar 5-0»

Vasco Seabra analisou a partida entre o Benfica e o Arouca, relativa à nona jornada da Primeira Liga. Águias ganharam por 5-0.

José Mourinho: «O Arouca é uma boa equipa e joga bem, mas o Benfica foi demasiado forte para eles»

José Mourinho analisou a partida entre o Benfica e o Arouca, relativa à nona jornada da Primeira Liga.

Vangelis Pavlidis após fazer hat-trick no Benfica x Arouca: «É sempre bom marcar golos, ajudar a equipa e ganhar»

Vangelis Pavlidis analisou a partida entre o Benfica e o Arouca, relativa à nona jornada da Primeira Liga. Avançado grego marcou três golos.

Primeira Liga: Rio Ave consegue a reviravolta na Amadora

O Rio Ave venceu fora de casa o Estrela Amadora por 2-1 na jornada 9 da Primeira Liga. Houve reviravolta na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica dá alegria aos adeptos em dia de eleições e goleia Arouca por 5-0

O Benfica recebeu e venceu o Arouca por cinco bolas a zero durante este sábado, num jogo relativo à nona jornada da Primeira Liga.

Villarreal vence o Valência com Renato Veiga a titular: eis os resultados do dia da La Liga

O Villarreal foi a casa do Valência vencer por 0-2 na 10.ª jornada da La Liga, com golos de Gerard Moreno e Santi Comesana. A equipa de Marcelino García subiu ao terceiro lugar.

Trofense empata no terreno do Marco 09 e Fafe chega à segunda vitória consecutiva: Eis os resultados deste sábado na Liga 3

Este sábado, o Trofense empatou a uma bola com o Marco 09, mantendo a liderança da tabela, e o Fafe venceu o Vitória SC B por 1-0.