3 candidatos à conquista da UEFA Conference League

A mais recente competição da UEFA vai entrar na 3.ª edição. Depois da AS Roma e do West Ham United, 32 equipas vão lutar pela conquista deste troféu (sem contar com as que descerão da Liga Europa). Neste artigo indico as três equipas candidatas à glória na UEFA Conference League.

Inserido no grupo E, com AZ Alkmaar (Países Baixos), Légia Varsóvia (Polónia) e HŠK Zrinjski Mostar (Bósnia e Herzegovina), o principal candidato é o Aston Villa FC. Os comandados de Unai Emery fizeram um mercado de transferências ambicioso, de modo a ser competitivo tanto na Europa como internamente. Pau Torres, Moussa Diaby, Youri Tielemans e Nicolo Zaniolo são os grandes reforços desta época, fruto de um forte investimento. Juntando a um plantel com Emi Martinez, Matty Cash, Boubacar Kamara ou Ollie Watkins os ingleses têm tudo para ter sucesso.

Tendo terminado a temporada passada a apenas um ponto da Liga Europa, os “Villans” ambicionam mais: um lugar na Liga Europa, a conquista de uma taça ou, quem sabe, uma outra conquista europeia, depois de vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1981/1982 e a Supertaça Europeia na temporada seguinte.

O segundo candidato à conquista da UEFA Conference League é o SG Eintracht Frankfurt. O vencedor da Liga Europa na época 21/22, chegou à fase de grupos depois de eliminar no play-off os búlgaros do PFK Levski Sófia num agregado de 3-1.

O clube alemão é o cabeça de série do grupo G, onde defrontará o PAOK FC (Grécia), HJK Helsinki (Finlândia) e Aberdeen FC (Escócia).

Num ano de transição para os germânicos, depois das perdas de Kolo Muani, Kamada, Ndicka ou Lindström, deposita-se alguma esperança na conquista desta prova. Para além disso, houve também mudança de treinador, sendo a primeira experiência como treinador principal, ao mais alto nível, para Dino Topmöller.

Estas mudanças acarretam algumas modificações naquilo que é ambição do clube, tendo por base também o não (muito) investimento no reforço do plantel. Contudo, os adeptos do SG Eintracht Frankfurt são conhecidos por nunca abandonarem o clube e por segui-lo para qualquer lado do mundo.

Nesta temporada, a equipa alemã ainda não sofreu qualquer derrota. Perdeu alguns dos melhores jogadores, mas mantém a espinha dorsal da equipa, o que lhes permite continuar a ser competitivo em qualquer prova. Tendo por base o forte jogo coletivo, o SG Eintracht Frankfurt é visto como um dos principais candidatos a levantar a taça.

O outro grande candidato à conquista desta prova é o Fenerbahçe SK. O clube turco já tem variadas presenças em competições europeias e pretende afirmar-se na Europa, conquistando esta competição.

Para chegarem à fase de grupos da UEFA Conference League, a equipa de Istambul ultrapassou três eliminatórias. Na 2ª eliminatória golearam o FC Zimbru (Moldávia) num agregado de 9-0. Na 3ª eliminatória venceram o NK Maribor (Eslovénia) por um agregado de 6-1e no play-off eliminaram o FC Twente (Países Baixos) também num agregado de 6-1.

É notório o percurso do conjunto turco nesta edição da competição. Muito se deve aos reforços do plantel. Nomes como Edin Dzeko, Dusan Tadic, Cengiz Under, Fred, Ryan Kent ou Dominik Livakovic foram adições ao plantel do vice-campeão turco.

Nos nove jogos disputados nesta temporada, os turcos só sabem ganhar. Será o mote para esta temporada, lutando por todos os títulos em disputa e, talvez, termine no Estádio Agia Sophia, em Atenas, palco da final da UEFA Conference League 23/24.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.