📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E se continuar a correr bem? | Sporting CP 2-0 Rio Ave FC

- Advertisement -

«Há várias formas de vir jogar a Alvalade», afirmou Luís Freire, técnico do Rio Ave. Amplo, mas verdade. Neste tipo de partidas, muitos esperam a típica e válida estratégia: bloco defensivo fechado e compacto com linhas baixas, procurar referência em jogo direto e contra-atacar rápido em profundidade. O Rio Ave não foi assim. Mirou o leão nos olhos e ambicionou por mais. Com a pressão impregnada no ar, quis pressionar. Teve coragem. Faltou maiores recursos, porque a ideia e a identidade estavam lá.

Sem a presença “chata” de Viktor Gyokeres no meio dos centrais, Luís Freire decidiu subir as linhas para condicionar a segunda e sobretudo a primeira fase de construção do Sporting. Resultou. Os leões tiveram várias dificuldades na saída de bola. No que toca à posse, depois uma entrada difícil, o Rio Ave também não teve medo de ter bola e, na segunda parte, foi inclusive melhor equipa. Luís Freire e o Rio Ave perderam, mas pretenderam disputar a partida e foram audazes. Também merecem crédito.

A subida de linhas tornou-se uma moeda de duas faces: resultou na pressão, mas deixou muito espaço nas costas dos defesas, que foi aproveitada pelo Sporting através de movimentos de rotura. A vida é assim: feita de riscos e só prospera quem os toma. Rúben Amorim leu bem o jogo e apontou todas as armas na mesma direção. «Eu não quero uma equipa que tenha 500 passes para criar perigo, porque é moda. Se criamos perigo com um passe, essa é a ideia».

Marcus Edwards marcou o 2-0 no Sporting x Rio Ave.
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Há outra questão. Se por um lado o Sporting sofre poucos golos e é a segunda melhor defesa do campeonato (4GS, atrás do FC Famalicão com 3GS), por outro desperdiça muitas oportunidades no ataque. É facto que continua a marcar golos e ganhar. É também facto que lidera a Liga Portuguesa. Contudo, um dia que crie menos e precise, há que afinar a eficácia. Pode sair caro.

Entre o controlo defensivo e a melhor finalização, Rúben Amorim deixou claro qual o “comprimido” que escolhe: «Mais do que marcar, é mais importante ter das melhores defesas. Queremos marcar mais, mas principalmente não sofrer». O caminho está traçado e, até ao momento, tem sido bem percorrido. Mas haverá muitas pedras no sapato, obstáculos e outros “animais” que se envolverão na corrida. Uma corrida que o leão é atualmente o Rei da Selva e se correr bem (palavras do míster) possui todas as condições para lá continuar. 

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.