Cheira bem, cheira a dérbi | SL Benfica x Sporting CP

    Benfica
    Primeira Liga, 11.ª jornada: domingo, 20h30, 12 de outubro de 2023

    A ANTEVISÃO: BENFICA SOBRE BRASAS PROCURA ASSALTO À LIDERANÇA PERANTE UM LEÃO INVICTO

    Vem aí mais um jogo grande do futebol português. O SL Benfica recebe o Sporting CP, este domingo, no Estádio da Luz. À entrada para a 11.ª jornada, águias e leões estão separados por três pontos na tabela classificativa. A liderança está a cargo da equipa comandada por Ruben Amorim, que ainda não sabe o que é perder no campeonato esta temporada. Do outro lado da segunda circular, Roger Schmidt tem sentido dificuldades para encontrar o nível da época transata. Os encarnados têm várias baixas e até já foram ‘obrigados’ a mudar o sistema tático.

    Benfica e Sporting tiveram, durante a semana, jornadas europeias bastante distintas. Os encarnados consumaram, em San Sebastián, a campanha desapontante na Liga dos Campeões, perdendo por 3-1 e, dessa forma, confirmando a eliminação da prova. A exibição desastrosa das águias colocou Roger Schmidt sobre brasas. A equipa está longe de produzir aquilo que produziu por esta altura na época passada e as alterações efetuadas pelo técnico alemão não têm tido qualquer impacto positivo no desempenho da equipa. Uma eventual derrota do Benfica, em casa, perante o Sporting, aumenta a distância para seis pontos relativamente ao primeiro lugar e acentua a crise vermelha e branca.

    Por outro lado, o Sporting venceu o RKS Raków Częstochowa por 2-1 e aproximou-se da próxima fase da Liga Europa. Rúben Amorim aproveitou para rodar a equipa contra um adversário menos exigente e é de se esperar, portanto, que os leões estejam melhores física e psicologicamente. A armada verde e branca ainda não sabe o que é perder em provas nacionais e tem demonstrado ser equipa em melhor forma no futebol português.

    Para piorar a situação encarnada, e ao contrário de Ruben Amorim, que tem o seu núcleo duro todo disponível, Roger Schmidt já sabe que não poderá contar com peças importantes como Alexander Bah, Orkun Kokçu, Juan Bernat e David Neres. O infortúnio das águias ‘obrigou’ o técnico alemão a alterar o sistema táctico. Desde Arouca, o Benfica tem-se apresentado em campo num sistema de 3-4-3, mas a máquina parece ainda longe de estar bem oleada.

    As adaptações de João Neves e Aursnes não têm ajudado a equipa e é evidente que Schmidt ainda não encontrou solução para a posição de avançado. Petar Musa, Arthur Cabral, Tengstedt e Gonçalo Guedes não têm sido capazes de fazer esquecer Gonçalo Ramos. O mau momento do Benfica não se pode resumir única e exclusivamente à crise na posição ‘nove’, mas a incapacidade encarnada tem se refletido no número de golos marcados. 

    Aliás, uma das maiores dúvidas no onze encarnado para este encontro é mesmo a questão do ponta de lança. Musa ou Arthur? Ataque móvel com Gonçalo Guedes? São questões para serem esclarecidas sensivelmente uma hora antes do apito inicial de Artur Soares Dias.

    Um dos mais históricos e apaixonantes dérbis do futebol europeu conhecerá, este domingo, mais um dos seus múltiplos e eternos capítulos.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Em 178 confrontos a contar o campeonato português, o Benfica venceu 82 vezes contra 49 do Sporting. Registaram-se ainda outros 47 empates.
    2. No total desses confrontos, o Benfica apontou 306 golos. Já o Sporting marcou por 243 ocasiões.
    3. O resultado mais comum entre águias e leões é o 1-1. No entanto, em jogos disputados na casa dos encarnados, o 2-1 foi o resultado mais vezes visto.
    4. Em dois dérbis já disputados, Roger Schmidt só sabe o que é empatar. Nas duas vezes, Benfica e Sporting empataram a duas bolas.
    5. No caso de Ruben Amorim, em sete dérbis, o português soma duas vitórias, dois empates e três derrotas.
    6. A maior vitória do Benfica, em casa, sobre o Sporting em jogos a contar para o campeonato remonta à época de 1945/46. Na altura, as águias venceram por 7-2.
    7. No caso dos leões, a maior vitória do Sporting, em casa do Benfica, para o campeonato aconteceu pouco antes, na temporada 1941/42. Os verde e brancos venceram por 0-5.
    8. Neste século, o maior período de invencibilidade entre estas duas equipas é favorável aos encarnados. O Sporting ficou sem ganhar ao Benfica entre 5 de março de 2016 e 6 de fevereiro de 2019. Em oito jogos, as águias venceram por quatro vezes e empataram outras quatro.
    9. O jogador com mais golos marcados em dérbis entre Benfica e Sporting é Fernando Peyroteo. A ex-estrela do Sporting marcou ao Benfica 46 golos de leão ao peito.
    10. O jogador com mais dérbis disputados para o campeonato é Mário Coluna. A lenda do Benfica participou em 30 partidas contra o Sporting.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Di Maria marcou o único golo do Benfica FC Porto
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Ángel Di María – Decisivo nos duelos contra o FC Porto, Di María é o nome maior do plantel encarnado e um jogador talhado para os grandes momentos. Mais do que nunca nesta temporada, o Benfica precisa da melhor versão de Fideo em campo. Terá de gerir bem a sua condição física até porque desta vez não há Neres para sair do banco e agitar o jogo.

    Viktor Gyokeres Sporting Farense
    Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

    Viktor GyokeresÉ, por esta altura, um nome incontornável no seio de Alvalade. Para além de estar a impressionar pela estampa física e predisposição para ajudar a equipa em todos os momentos do jogo, o avançado sueco veio revolucionar por completo a frente de ataque leonina. Para já, com apenas 13 jogos de verde e branco, Gyokeres soma 11 golos e três assistências. Será um osso muito duro de roer para a defesa benfiquista.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Trubin; António Silva, Otamendi e Morato; João Neves, Florentino, João Mário e Aursnes; Di María, Guedes e Rafa

    Treinador: Roger Schmidt

    «O jogo frente ao Sporting é uma excelente oportunidade para voltarmos a aparecer. Eles estão a fazer uma grande época, têm apenas um empate no campeonato. Eles estão em primeiro e isso quer dizer alguma coisa. Claro que os duelos diretos são muito importantes, vimos isso na época passada. No ano passado registaram-se dois empates frente ao Sporting em dois grandes duelos. Queremos fazer agora um jogo top frente ao Sporting e vencer o jogo».

    Sporting CP: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Marcus Edwards, Gyokeres e Pote.

    Treinador: Ruben Amorim

    «É difícil ver o favoritismo neste tipo de jogos. Temos três pontos de avanço e aconteça o que acontecer, ninguém terá mais pontos que nós no final do jogo. Se o Benfica perder fica a seis pontos e logo aí há uma diferença. É uma oportunidade para mim única de marcar uma vantagem de seis pontos, porque nós vivemos isso no ano passado. Em termos de classificação, o Benfica está mais pressionado, mas eu quero os meus jogadores também pressionados».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 1-1 Sporting CP

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Cristiano Ronaldo volta a marcar na Arábia Saudita

    O Al Nassr está a vencer o Al Ettifaq por 1-0 na jornada 4 da Liga da Arábia Saudita. Mais um golo de Cristiano Ronaldo para a conta.

    Paulo Fonseca em risco de ser despedido do AC Milan e a lista de possíveis sucessores

    Paulo Fonseca pode sair do AC Milan nos próximos tempos segundo escreveu a imprensa italiana. Português chegou esta temporada.

    Paulo Robles: Sucessores de Rúben Amorim?

    Paulo Robles está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia a sua rubrica de opinião "Zona de Pressão" no Bola na Rede. Hoje escreve sobre Rúben Amorim.

    Benfica contrata treinador eleito Melhor do Mundo para a equipa de Futsal

    O Benfica anunciou esta sexta-feira a contratação de Cassiano Klein. É o novo treinador da equipa de futsal das águias.

    O Bola na Rede é oficialmente parceiro do Sapo

    O Bola na Rede está oficialmente no Sapo. Num acordo fixado nas últimas semanas, o nosso site garantiu a ligação a um dos diários mais visitados e conceituados em Portugal.