Tribuna VIP: Queremos voltar a vencer o Europeu ou não?

Portugal volta a estar presente num Europeu de Futebol. 10 jogos, 10 vitórias, 36 golos marcados, apenas dois sofridos na fase de qualificação. Acho que já todos vimos estes números, são fantásticos, muitos recordes batidos e nunca ninguém viu a nossa seleção fazer uma qualificação tão perfeita. Tudo certíssimo. Porém, o que mais me surpreendeu foi ver Portugal a experimentar vários sistemas táticos, apostar em diversas variações e a manter sempre uma consistência no seu futebol. Para além da consistência, o compromisso dos jogadores, algo que, por vezes, foi notório que não existia. Mesmo nestes últimos dois jogos com Liechtenstein e Islândia, vimos situações de enorme compromisso defensivo da equipa e isso não era tão comum. Mérito total dos jogadores, do selecionador e da sua equipa técnica.

Agora, vem a parte mais complexa. Começa tudo do zero e esse tem sido um problema. Quando o Europeu na Alemanha começar a 14 de junho, alguém se vai lembrar desta fase de qualificação? Muito poucos, porque muitas coisas podem mudar até lá e esse desafio mental deve ser o próximo passo de Roberto Martínez. Aliás, o desafio mental não deve ser só focado naquilo que foi feito agora, mas também nas últimas fases finais de Portugal. Será que já aprendemos com os erros da derrota com Marrocos no Catar? Será que aprendemos com os erros defensivos frente à Alemanha e Bélgica no Europeu 2020? Será que estamos mais preparados mentalmente e, talvez o mais importante, emocionalmente para uma fase final? Será que vamos voltar a sacrificar jogadores que não estão a 100% só para apresentarmos o “melhor onze”?

Claro que as circunstâncias destas provas e o momento em que surgem, costumam ditar o destino de uma seleção, mas tudo isto deve ser bem equacionado durante todo o planeamento. Até porque, sejamos sinceros: nesta fase, nós temos um dos melhores lotes de jogadores do mundo. O que temos a temer? Nada. Já não dependemos de só um jogador, podemos atacar e defender de várias maneiras e em várias frentes.

A qualificação está garantida. Agora, cada um de nós, se por acaso se cruzar com um jogador da seleção, só lhe devia fazer esta pergunta: Queremos voltar a vencer o Euro ou não?

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Galatasaray ofereceu um salário de 7 a 8 milhões de euros a Diogo Costa

O FC Porto recusou uma proposta do Galatasaray por Diogo Costa. Turcos ofereceram um salário anual de 7 a 8 milhões de euros limpos.

Sporting disposto a libertar Harder após interesse do AC Milan e define preço

O Sporting admite possível saída de Conrad Harder neste mercado de verão. AC Milan olha para avançado leonino como plano B.

Quanto dinheiro ganhará o Benfica se eliminar o Fenerbahçe na Champions League?

O Benfica vai enfrentar esta quarta-feira o Fenerbahçe de José Mourinho na Champions League. Eis os números que valem o apuramento.

Donnarumma está de saída do PSG e já tem princípio de acordo com gigante da Premier League

Gianluigi Donnarumma pode mesmo rumar à Premier League. Manchester City já tem princípio de acordo com o guarda-redes do PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Club Brugge de Carlos Forbs bate Rangers: Eis os resultados do dia da Champions League

O Pafos, o Qarabag e o Club Brugge ganharam esta noite na primeira mão do playoff de acesso à fase de Champions League. Eis os resultados.

Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço

Luís Filipe Vieira questionado sobre contratações quase sem minutos: «Alguns nem me lembro deles»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.