Portugal 5-1 Coreia do Sul | Francisco Neto, o mecânico que roda e roda e roda e roda

- Advertisement -

Tirando as regras básicas, não há manual de instruções no futebol e se houvesse devia ser destruído. Assim torna-se mais interessante e há maior espaço para criatividade. No que à rotação diz respeito, Francisco Neto, selecionador de Portugal, tem sido mecânico e faz trocas constantemente em grandes porções. «Se perguntar qual foi o onze que nos apurou para o Mundial terão dificuldades em perceber». Entre a República Checa e a Coreia do Sul, Francisco Neto deixou apenas quatro jogadoras titulares: Telma Encarnação, Joana Marchão, Diana Gomes e Ana Seiça. Não há um onze base, a pergunta é simples: é bom ou mau?

No final da partida, em conferência de imprensa, Francisco Neto foi questionado sobre a grande rotação, após ter chamado 30 jogadoras (com alterações a meio), ao qual destacou que «quem tem ideias não tem problemas», são «dores de cabeça positivas» e que quer o melhor onze de Portugal, tendo em conta as características do adversário.

Costuma-se dizer que é sempre melhor ter a mais do que a menos. Ao ter várias jogadoras disponíveis e com qualidade (ideal), há logo mais soluções do ponto de vista de dinâmicas e sistemas táticos para testar e praticar. Ou seja, há mais probabilidade de encontrar uma melhor fórmula contra um adversário específico, além do aspeto da frescura. Quando há deslocações grandes ou fadiga a meio do jogo, Francisco Neto teria assim mais alternativas. E depois também podemos ver na ótica do adversário. A nível de preparação e análise tática, iria ser um pesadelo, pois é mais difícil de adivinhar as opções de Portugal e treinar em base disso.

Perante a Coreia do Sul – uma potência asiática que não é de todo uma má seleção (inclusive está à frente de Portugal no ranking mundial em 20.º lugar), Portugal demoliu e fez parecer, em vários momentos, que estava a jogar contra uma equipa da distrital. Correu tudo muito bem e a primeira parte, salvo uma entrada pressionante da Coreia, roçou a perfeição. Isto após sete alterações no onze. Ou seja, é este modelo utópico que Francisco Neto quer implementar na seleção de Portugal. É claro que há uma desvantagem que se pode apontar: será que, ao rodar muito e frequentemente, se criam bases/dinâmicas sólidas e não confundem as jogadoras?

É um argumento válido. No entanto, esta semana fizeram várias alterações no estágio e onze titular, inclusive com um novo sistema tático, e ainda assim Portugal mostrou coesão e muita qualidade de jogo em todos os setores, tendo goleado com categoria. Além de que, desde o jogo da República Checa, ainda melhorou na organização defensiva e reação à perda. Diria que é uma questão de tempo e de trabalho, no qual, com um grande e unido grupo de mente aberta ao dispor, as ideias de Francisco Neto podem ser assimiladas e continuar este crescimento meteórico que Portugal tem logrado. Que continue a rodar, desde que este carro continue no caminho certo.  

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.