📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver | Paços de Ferreira em 2012/2013

- Advertisement -

A época 2012/2013 foi a melhor época da história do Paços de Ferreira, com um terceiro lugar no campeonato e a atingir a meia-final da Taça de Portugal. Uma temporada extraordinária, sob a liderança de Paulo Fonseca e um dos grandes feitos da carreira do treinador português.

Nessa temporada, o Paços de Ferreira terminou em terceiro lugar na liga, atrás de FC Porto e Benfica e garantiu a participação histórica no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Taça de Portugal, os castores caíram apenas na meia-final, após serem eliminados pelo Benfica, deixando pelo caminho o Estoril-Praia, Olhanense, Lourinhanense e Gil Vicente.

Os pacenses impressionavam pelo futebol positivo que jogavam, numa época absolutamente histórica. Na equipa liderada por Paulo Fonseca, brilhavam jogadores como Tony, Diogo Figueiras, Antunes, Ricardo, André Leão, Josué, Manuel José, Luiz Carlos, Vítor Silva, Filipe Anunciação, Cícero, Paolo Hurtado, entre outros.

A excelente temporada do Paços de Ferreira valeu o salto ao treinador, Paulo Fonseca, para o FC Porto, tendo regressado depois novamente à Capital do Móvel. No entanto, também alguns jogadores saíram para novos projetos como Josué que rumou ao FC Porto, Vítor Silva que se iria transferir para o Sporting, Antunes iria representar o Málaga ou Diogo Figueiras que iria para o Sevilha.

A equipa orientada por Paulo Fonseca tinha um modelo e 4X3X3, habitualmente com Cássio na baliza, uma linha de quatro composta por Diogo Figueiras ou Tony, Ricardo, Tiago Valente e Antunes, os três médios André Leão, Vitor Silva e Luiz Carlos e na frente, Josué, Paolo Hurtado e Cícero.

Mais de uma década depois, há dois jogadores que se tornaram grandes referências do Paços de Ferreira, apesar de terem representado outros clubes e que viriam a regressar ao clube para ainda hoje jogar com o emblema dos castores – Antunes e Luiz Carlos. Os dois jogadores são, na época 2023/2024, os capitães de equipa dos pacenses, que agora jogam na segunda liga.

A época de 2012/2013 marcou a carreira do treinador Paulo Fonseca e dos seus jogadores, mas sobretudo impressionou os adeptos do futebol português e fez sonhar as gentes de Paços de Ferreira, com um grande coletivo que jogava muito bom futebol.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Temos de colocar o jogador na melhor condição possível para explodir e atingir o seu potencial»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, falou sobre Viktor Gyokeres. Declarações surgem na antevisão ao jogo com o Wolves.

Leões com jogo teoricamente acessível em casa | Sporting x AVS 

Para o campeonato português, (este "novo") AVS e Sporting defrontaram-se apenas duas vezes e foram na época passada.

Futsal Feminino: Portugal já conhece adversários da Ronda de Elite que organizará

Portugal jogará contra a Finlândia e Países Baixos na Ronda de Elite de acesso ao Euro 2027. Falta saber uma Seleção.

Eis o preço que o River Plate está disposto a pagar para garantir o empréstimo de Gianluca Prestianni junto do Benfica

Gianluca Prestianni está a ser alvo do River Plate. Emblema argentino fez proposta ao Benfica pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez confirma que levaria Paulinho ao Mundial 2026: «Hoje era uma opção dentro dos 26»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez explica estatuto de Cristiano Ronaldo na seleção: «O problema do Cristiano é que toda a gente tem uma opinião e não vê...

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez lembra Diogo Jota: «É a nossa força e uma responsabilidade poder cumprir o sonho dele de ganhar o Mundial»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.