Antevisão GP Japão: Red Bull volta a mostrar quem manda

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: QUARTA POLE DA ÉPOCA PARA VERSTAPPEN, PÉREZ FICA PERTO

Depois de um passo em falso na Austrália, a Red Bull voltou a emergir em Suzuka para mostrar quem manda. Na quarta ronda da temporada de Fórmula 1, Max Verstappen conquistou a quarta pole position, com o colega de equipa Sergio Pérez desta vez a acompanhá-lo, ocupando a primeira linha da grelha pela primeira vez esta época.

Depois de ter liderado as duas sessões de treinos livres representativas do fim de semana (a segunda teve condições de pista que fez com que alguns pilotos não efetuassem qualquer volta), o neerlandês partia como favorito para uma pista em que se costuma dar bem, terminando a Q3 com uma volta de 1:28.197 minutos, na sua primeira tentativa. Pérez chegou-se perto na segunda tentativa, ficando a apenas 66 milésimos do neerlandês.

Depois de a Ferrari ter sido a segunda melhor equipa em qualificação nos últimos Grandes Prémios, hoje foi a McLaren a chegar-se à frente, com Lando Norris a ocupar o terceiro lugar na grelha de partida. O britânico ficou a praticamente três décimos de Verstappen, ficando à frente de Carlos Sainz e Fernando Alonso, com os dois espanhóis separados por quatro milésimos. Oscar Piastri foi sexto, à frente de Lewis Hamilton, Charles Leclerc e George Russell, com os Mercedes a desiludirem e o monegasco a fazer apenas uma tentativa (também abaixo das expetativas) na Q3. Yuki Tsunoda conseguiu chegar à Q3 no seu Grande Prémio caseiro, fechando o top-10.

Daniel Ricciardo foi afastado da Q3 pelo seu colega de equipa (quarta vez que Tsunoda bate o australiano em qualificação), embora a distância entre ambos não tenha sido grande, com a RB com possibilidades de pontuar com os seus carros em décimo e 11.º. Nico Hulkenberg, Valtteri Bottas, Alex Albon e Esteban Ocon foram os outros pilotos eliminados na Q2, com Lance Stroll (surpresa pela negativa), Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Logan Sargeant e Zhou Guanyu a não irem além da primeira fase de qualificação.

Para a corrida, a Red Bull parte em vantagem, por ter os dois carros na primeira linha da grelha e porque o seu ritmo de corrida nunca é desinteressante. Lando Norris, Carlos Sainz e Fernando Alonso serão as ameaças mais próximas, sabendo que o McLaren é forte nas curvas rápidas, o Ferrari tem sido geralmente mais forte do que no ano passado e Alonso consegue por norma fazer mais do que aquilo que o carro vale. Dúvidas para tirar amanhã, a partir das 6 horas.

EQUIPA A TER EM CONTA

Red Bull – A Red Bull chega a Suzuka com o orgulho ferido (tal como chegava no ano passado, depois do fracasso de Singapura) e conseguiu já remediar alguma coisa em qualificação, com os dois pilotos na primeira linha. Com o primeiro e o segundo lugar em duas das três corridas já disputadas, Verstappen e Pérez ambicionarão isso mesmo amanhã.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Carlos Sainz – O espanhol ainda não tem lugar na grelha de 2025, com Lewis Hamilton a substituí-lo na Ferrari, mas tem feito por merecer a atenção das outras equipas, já com uma vitória este ano. Sainz sai de quarto em Suzuka, procurando mais um pódio depois daqueles que alcançou no Bahrain e na Austrália.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone firme na sua escolha para a Bola de Ouro 2026: «Não há dúvidas»

Na conferência de antevisão ao Atlético Madrid x Osasuna, Diego Simeone revelou que acredita que Lionel Messi merece a Bola de Ouro 2026.

Já teve o dedo de Lionel Messi? Clube que astro argentino quer comprar já escolheu o novo treinador

Javi Calleja é o grande alvo do Eldense para assumir o comando técnico da equipa principal. Lionel Messi quer comprar o clube espanhol.

Corrida da década? Tubarões europeus disputam promessa do Manchester United

JJ Gabriel prepara-se para sair do Manchester United. Existem vários clubes interessados no jovem inglês de apenas 15 anos de idade.

Kily González é o novo treinador de Lionel Messi no Inter Miami

Inter Miami anunciou Kily González como novo treinador. O técnico argentino assinou um contrato válido até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool ainda procura pelo sucessor de Mohamed Salah: Internacional brasileiro está na mira dos reds

O Liverpool está interessado em Rayan e pode chegar aos 150 milhões de euros pelo extremo brasileiro do Bournemouth.

Victor Froholdt e Alexander Bah convocados pela Dinamarca para defrontar Portugal

Alexander Bah e Victor Froholdt foram convocados para os quatro jogos da Dinamarca na Liga das Nações.

«Não estamos a ver a melhor versão do Gonçalo Ramos. Ele custou mais de 70 milhões de euros e em Itália pede-se a um...

O Bola na Rede esteve à conversa com Irati Prat, especialista em futebol italiano, antes do AC Milan x Benfica para a Europa League.