📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bayern Munique | Um gigante a adormecer?

- Advertisement -

Numa época para esquecer no campeonato e na Taça da Alemanha, a Liga dos Campeões pode ser a salvação do clube bávaro.

Não foi assim há tanto tempo que qualquer equipa que defrontasse o Bayern Munique, sabia que iria passar por um mau bocado. Antes mesmo de se iniciar a Bundesliga, já se sabia qual ia ser o desfecho, e assim foi durante 11 épocas consecutivas, com a região da Baviera sempre em festa. Na Alemanha, era o Bayern e o resto era paisagem. Mas todos os reinados têm um fim e Xabi Alonso foi o principal responsável por ter acabado com a hegemonia bávara, ao levar o Bayer Leverkusen a um título inédito na sua história, conquistado de forma brilhante e sem espinhas.

Se há mérito do treinador espanhol e dos seus jogadores? Completamente. Mas o demérito do Bayern Munique não pode ser ignorado, que foi perdendo gás, jornada após jornada, e quando ainda faltam cinco jogos para o final do campeonato, os bávaros estão a 16 pontos dos novos campeões e com o segundo lugar em risco. Na Taça da Alemanha, e embora não estejam tão dominadores como foram na Bundesliga durante anos a fio, caíram com estrondo nos 16 avos-de-final perante um clube da terceira divisão. A única salvação possível de uma temporada para esquecer passa agora por vencer a Liga dos Campeões, mas a tarefa não se adivinha nada fácil, quando o adversário da meia-final se chama Real Madrid.

Harry Kane a jogar pelo Bayern Munique
Harry Kane é o melhor marcador da Bundesliga Fonte: FC Bayern

A queda abrupta da formação orientada por Thomas Tuchel acentuou-se esta época, mas na anterior já se tinha começado a notar que o Bayern Munique já não era o bicho-papão que todos temiam. Habituados a ganhar o campeonato com larga vantagem sobre a concorrência, os bávaros conquistaram a última liga em igualdade pontual com o Borussia Dortmund. Esta temporada, Tuchel nunca conseguiu impor um estilo de jogo que enchesse o olho aos adeptos, e a irregularidade exibicional da equipa foi sempre uma constante. O Bayern até tem o melhor ataque da Bundesliga e o melhor marcador, mas golos nem sempre é sinónimo de triunfos, e as seis derrotas até ao momento na principal liga alemã é uma coisa pouco vista lá para aqueles lados.

A perda de algumas referências ao longo do tempo, como Robert Lewandowski, Thiago Alcântara, entre outras, ajudam também a explicar o adormecer do gigante da Baviera, que não tem conseguido encontrar soluções à altura, sobretudo para substituir o agora avançado do Barcelona. Manuel Neuer e Thomas Muller são dos poucos sobreviventes dos anos dourados do Bayern Munique, mas a idade já não perdoa. Para os mais supersticiosos, há ainda a maldição Harry Kane, que apesar de ser o melhor marcador da equipa com 39 golos, não sabe ainda o que é levantar um troféu, e os seus 30 anos dizem que pode mesmo acabar a carreira sem um título coletivo para a amostra.

Se o título deste artigo está com uma interrogação, é porque não podemos afirmar para já que o Bayern Munique esteja a entrar num período de seca de troféus. Nada disso. É muito cedo ainda para tirar essa conclusão, até porque estamos a falar do maior clube germânico, que pode perder um campeonato, mas logo a seguir vencer quatro ou cinco de forma consecutiva. Uma coisa é certa. Se vencer a Liga dos Campeões em Wembley no próximo dia 1 de junho, a cerveja vai ser tanta, que no dia a seguir ninguém se vai lembrar do que aconteceu a nível interno.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.