Pep Guardiola | O mister (im)possível

Nunca tinha acontecido na história do futebol inglês, mas o Manchester City alcançou o inédito “Tetracampeonato”. Nem Sir Alex Ferguson conseguiu tal feito na sua longa carreira ao leme do rival, Manchester United, o que diz muito do percurso de Pep Guardiola nos últimos oito anos.

O clube vinha de um “ano de ouro” depois das conquistas da Premier League, FA Cup e Liga dos Campeões em 2022/23, e o verão contou com várias caras novas a chegar (Josko Gvardiol, Matheus Nunes, Jérémy Doku, Mateo Kovacic) e outras conhecidas a abandonar o projeto (Ilkay Gündoğan, Cole Palmer, Riyad Mahrez, Aymeric Laporte).

A época não começou particularmente bem com a derrota na Community Shield para o Arsenal, mas foi vingada pela conquista da Supertaça Europeia ao Sevilha. Após seis vitórias iniciais na Premier League, duas derrotas com Wolverhampton e Arsenal abanaram um pouco a equipa, mas o Manchester City estabilizou e só voltou a perder pontos em novembro.

Bernardo Silva é um dos intocáveis de Guardiola no Manchester City.
Fonte: Manchester City FC

Aí, veio a pior fase da época, com muitos jogos de rendimento abaixo do esperado, ao perder pontos em cinco de seis jornadas consecutivas. A partir daí, o rolo compressor voltou para finalizar o campeonato em grande, como de costume, e o City acumulou 18 vitórias em 21 jogos. Apenas Chelsea, Liverpool e Arsenal (novamente) roubaram pontos aos “Cityzens”.

Estas séries longas de vitórias são habituais da turma de Guardiola, o que dá uma margem de erro muito curta aos rivais. Numa luta pelo título a três, o Liverpool não aguentou ao final, a sofrer uma sequência de maus resultados, ficando pelo 3.º lugar na última temporada de Klopp em Merseyside. Já o Arsenal deu um passo em frente, em relação ao ano passado, e conseguiu combater até ao final, mas não chegou para ser campeão 20 anos depois.

Arsenal Jogadores
Fonte: Arsenal FC

Para além de bases táticas já estabelecidas há anos e um plantel profundo em qualidade e não quantidade (que permite ter dois “titulares” em cada posição), há uma mentalidade vencedora no seio do plantel fruto de muitas conquistas nos últimos anos. A experiência de ganhar tantos títulos dá uma tranquilidade nos momentos derradeiros e, nesta última jornada, a equipa entrou com tudo contra o West Ham e mesmo quando viu a sua vantagem a ser reduzida por Kudus, não houve o “nervosinho” que tem havido nos últimos anos. A maturidade veio ao de cima e fecharam a época com uma grande de Phil Foden, para muitos, o melhor jogador da competição.

A pergunta que surge agora é: “Mas vão ficar pelo Tetra?” É que Guardiola tem mais um ano de contrato e o City estará, inevitavelmente, na luta pelo título. Conseguirão o “Penta” em 2024/25?

Subscreve!

Artigos Populares

Como joga o Fenerbahçe de José Mourinho que vai ser o adversário do Benfica no playoff da Champions League?

O Benfica está apurado para os playoffs da Champions League e vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho. Após terem medido forças na Eusébio Cup, as duas equipas voltam a jogar, agora a sério, para disputar o acesso à prova milionária.

Fenerbahçe de José Mourinho fecha contratção de Kerem Akturkoglu junto do Benfica e deixa cair negócio

O Fenerbahçe e o Benfica têm acordo total para a transferência de Kerem Akturkoglu. Turcos deixam cair negócio por Marco Asensio. Kerem Akturkoglu está a caminho do Fenerbahçe. De acordo com Yagiz Sabuncuoglu, o negócio está fechado com o extremo a deixar o Benfica ainda nesta semana para rumar à Turquia.

Alverca oficializa mais 2 jogadores e chega aos 30 reforços neste verão

O Alverca oficializou mais duas contratações. Julián Martínez e Francisco Chissumba apresentados no emblema ribatejano.

Eis os detalhes e valores da proposta do Sporting para contratar Yeremay Hernández

O Sporting apresentou uma proposta oficial junto do Deportivo da Corunha para contratar Yeremay Hernández. Valores chegam aos 30 milhões de euros. De acordo com o canal Now, os leões apresentaram uma proposta oficial de 27+3 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

André Franco emprestado pelo FC Porto ao Chicago Fire

O médio André Franco, atualmente ligado contratualmente ao FC Porto, foi emprestado ao Chicago Fire, equipa que compete na Major League Soccer, nos Estados Unidos. O acordo entre os dois clubes prevê uma cláusula que assegura ao emblema norte-americano a opção de compra definitiva do jogador no final do período de cedência, caso decida integrá-lo de forma permanente no plantel.

Lula da Silva defende Abel Ferreira das críticas: «É um cara que ganhou tudo pelo Palmeiras»

Durante a mais recente entrevista concedida à BandNews, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, citou o técnico Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, fazendo uma analogia entre a dinâmica da política e o universo do futebol, ressaltando semelhanças entre liderança, estratégia e tomada de decisões em ambos os contextos.

Sporting ataca mercado imobiliário de transferências e conclui compra do espaço comercial Alvaláxia

O Sporting concluiu a compra do espaço comercial Alvaláxia. Leões vão avançar com o projeto da Cidade Sporting.