B.Monchengladbach 2-1 FC Porto: Burro velho (ainda) não aprende línguas

- Advertisement -

eternamocidade

Terceiro jogo de pré-época para os vice-campeões nacionais e primeira derrota. O FC Porto perdeu por 2-1 frente ao B. Monchengladbach no primeiro de quatro jogos em solo alemão. No Borussia Park, defrontavam-se duas equipas que jogarão esta temporada na Liga dos Campeões. Do lado alemão, Lucien Favre optou por atuar no sistema tático predileto, num 4-4-2 clássico com Herrmann e Granit Xhaka a funcionarem como motores do jogo ofensivo. No ataque, Lars Stindl e Raffael tinham como principal função a de obstruírem a primeira fase de construção portista. Na equipa portuguesa, Julen Lopetegui optou por um 4-3-3, onde a falta de profundidade foi por demais evidente.

Optando por colocar Evandro descaído para a ala esquerda do ataque, o técnico portista acabou por desaproveitar a primeira parte da partida. E isto porque o primeiro tempo foi um completo marasmo de ideias a nível ofensivo para os azuis e brancos. No meio campo, Danilo Pereira era o pêndulo, mas André André e Sérgio Oliveira raramente conseguiram desmontar a teia com que Favre havia colocado a sua equipa em campo. Jogando num bloco baixo, o Borussia foi sempre convidando o FC Porto a tomar as rédeas do encontro. É certo que a posse de bola foi quase sempre portista mas também é verdade que este domínio foi quase sempre estéril, tendo em conta a pouca intensidade e velocidade no jogo portista.

Aliás, a primeira parte acabou por trazer à memória a pior versão do FC Porto da época passada, na qual não raras vezes a equipa não conseguia encontrar meios para furar defensivas sólidas. A equipa ia circulando a bola sem chama, demasiado presa a uma ideia de posse que é, em tese, positiva, mas que tem de ter mais efeitos práticos no último terço do terreno. Por isso, o jogo acabou quase sempre por se disputar a um ritmo muito baixo, com o Borussia a controlar sempre os espaços como mais lhe convinha. Por outro lado, o aproveitamento que os germânicos fizeram da falta de intensidade portista foi evidente. Em dois erros portistas, o Borussia acabou por ter 100% de eficácia e praticamente resolver o jogo na primeira parte. O primeiro erro foi de José Angel, que perdeu a bola em zona proibida e deu a oportunidade a Stindl para fazer o golo inaugural do encontro, aos 20 minutos. Praticamente 20 minutos mais tarde, foi a vez de Tello cometer um erro enorme no início de construção ofensiva, permitindo aos alemães o 2-0 por intermédio de Traoré. É certo que o Borussia não havia jogado ou corrido mais que o FC Porto na primeira parte, mas a verdade é que os germânicos foram, durante 45 minutos, sempre mais inteligentes. Por isso é que, sem fazer grande coisa por isso, iam vencendo por dois golos.

Varela_Duisburgo-FC-Porto_18-07-15_m
Varela esteve em bom plano na segunda parte
Fonte: fcporto.pt

Depois do erro tático na primeira parte, Lopetegui emendou a mão para o segundo tempo. O FC Porto, fruto das entradas sobretudo de Alex Sandro, Brahimi e Varela, tornou-se mais rápido, agressivo e intenso. Com as entradas de dois puros flanqueadores, a equipa ganhou a profundidade e verticalidade que não tinha existido. Os frutos acabaram por ser colhidos apenas quatro minutos após o início do segundo tempo, com Varela, após excelente trabalho individual, a fazer uma bela assistência para um golo simples de Vincent Aboubakar. O primeiro quarto de hora foi mesmo o melhor período dos portistas em campo, com André André a ser o impulsionador do meio campo portista. Nos flancos, Maxi e Varela de um lado e Alex Sandro e Brahimi do outro procuravam espaços para furar uma defensiva germânica que acabou por se manter sólida durante todo o encontro. O problema para os portistas veio depois, com a dança das substituições. Com as múltiplas trocas que Favre e Lopetegui fizeram a partir do minuto 60, o jogo diminuiu ainda mais de intensidade, e o fôlego com que os portistas começaram o segundo tempo acabou por se ir diluindo. Até ao final, destaque apenas para remates perigosos de Rúben Neves e André André, bem como para uma excelente defesa de Casillas (a única no encontro) a remate de Herrmann.

Com uma postura mais inteligente em campo, o Borussia acabou por levar de vencido um FC Porto que acabou por entregar uma parte ao adversário. Do jogo contra os alemães, fica a ideia de uma equipa portista que quer manter a mesma cultura de posse. Ainda assim – e depois dos erros defensivos que marcaram sobretudo o início da época passada – as falhas de Angel e Tello nesta sexta feira terão que ser um alerta para Lopetegui para que o que aconteceu no último ano não se repita daqui a umas semanas. E isto porque, se erros como os desta tarde não têm grande importância na pré época, a nível oficial podem ser cruciais.

A Figura:
Varela –
Do jogo frente ao Borussia fica claramente como ponto positivo o primeiro quarto de hora da equipa portista. Para que isso tenha acontecido, em muito contribuiu a verticalidade trazida pelo extremo português no segundo tempo. Mesmo que não tenha sempre tido as melhores opções, a verdade é que hoje viu-se um Varela à procura do seu espaço no plantel portista. Veremos se o extremo continuará nesta linha de rendimento.

O Fora-de-Jogo:
Erros defensivos –
A época passada devia ter sido suficientemente elucidativa para que os jogadores portistas não fizessem erros como os desta tarde. A verdade é que Angel e Tello comprometeram a equipa e acabaram por dar de bandeja a vitória ao Borussia.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Estados Unidos da América x Portugal: eis os onzes prováveis

Os Estados Unidos da América e Portugal enfrentam-se a partir das 00h07, num encontro particular que se realiza em Atlanta.

Conselho de Disciplina multa Morten Hjulmand e suspende Nélson Oliveira devido ao Vitória SC x Sporting da 15.ª jornada da Primeira Liga

Morten Hjulmand foi multado e Nélson Oliveira suspenso pelo Conselho de Disciplina na sequência do Vitória SC x Sporting, disputado a 23 de dezembro de 2025.

Árbitro João Pinheiro em estágio de preparação para o Mundial 2026

O árbitro português João Pinheiro está em Itália para o último estágio de preparação dos juízes europeus antes do Mundial de 2026. O encontro decorre durante esta semana e junta um grupo de árbitros pré-selecionados para a competição.

A última dança | Estados Unidos x Portugal

Após um jogo enfadonho frente ao México, que terminou num empate sem golos, Portugal visita na madrugada desta quarta os Estados Unidos

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto prepara renovação com campeão mundial sub-17 e aumenta substancialmente a cláusula de rescisão

O FC Porto vai renovar com Bernardo Lima, médio que esteve presente na conquista do Mundial sub-17 ao serviço de Portugal.

Geny Catamo já tem abordagens para o mercado de verão

Geny Catamo conta com abordagens para sair do Sporting no final da temporada. Há equipas das Big 5 interessadas.

Morten Hjulmand não deixa José Mourinho sem resposta: «Tenho uma boa relação com os árbitros»

Morten Hjulmand respondeu a José Mourinho, que disse que o médio do Sporting é considerado como intocável.