Max Verstappen venceu o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 no último fim de semana, apesar de ter ficado mostrado que a Red Bull não tinha o melhor carro. George Russell partia da pole position, Verstappen venceu a corrida, mas na verdade foi Lando Norris que tinha mais argumentos para o fazer, tendo perdido a vitória em dois momentos.
Norris teve um início de corrida cauteloso, gerindo os pneus, tal como Oscar Piastri, que não tinha pressão atrás dele, uma vez que o Aston Martin de Fernando Alonso estava a defender-se de Lewis Hamilton. Os McLaren estavam assim a deixar escapar Russell e Verstappen, que estavam com um ritmo bastante mais rápido. Até que Norris, que estava a dez segundos do líder na décima volta, começou a aumentar o ritmo, recuperou essa desvantagem em nove voltas, ultrapassando Verstappen e Russell em pista para assumir a liderança. Depois disso, Norris ganhou quase oito segundos de vantagem sobre Verstappen, que também tinha passado Russell, depois de um erro do piloto da Mercedes.
Até que Logan Sargeant bateu no muro e o safety car entrou em pista, com Verstappen e Russell a pararem logo na box, ao contrário de Norris, que só parou na volta seguinte. Pouco antes do acidente, Norris estava a discutir com o engenheiro Will Joseph a possibilidade de manter os pneus intermédios que estava a usar para depois passar diretamente para pneus de piso seco. A McLaren só chegou à conclusão que essa tática seria demasiado arriscada, sobretudo com safety car, quando o piloto britânico já tinha passado a entrada do pitlane.
Acresce que Norris teve de seguir o safety car antes de fazer a sua paragem, perdendo tempo para Verstappen e Russell, que estavam apenas a seguir o tempo delta e a rodar mais rápido do que Lando. Norris voltou à pista atrás dos homens da Red Bull e da Mercedes quando saiu da box, permanecendo nessa segunda posição durante o segundo stint. Na segunda ronda de paragens, na altura de colocar pneus slick, a McLaren tentou fazer algo diferente dos rivais, com Norris a ficar em pista mais duas voltas do que Max e George e quase dava para sair à frente de ambos, mas a dificuldade a sair da box fê-lo perder posição para Verstappen e depois para Russell, beneficiando de novo erro do seu compatriota para voltar a subir ao segundo posto.
Russell também podia ter vencido o Grande Prémio em Montreal, mas os dois erros já referidos quase lhe custavam o pódio, sendo que o primeiro dos erros impediu-o de ser ele a estar na liderança do Grande Prémio após a primeira paragem de Norris. A Fórmula 1, por vezes, também se decide nestes detalhes e Verstappen e a Red Bull foram os que erraram menos no domingo, o que levou a mais um triunfo.