João Prates: 2 destaques positivos e 2 destaques negativos do Euro 2024

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 51 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Espanha: O Renascimento da Fúria Roja

A Espanha entrou no Euro’2024 sob a liderança de Luis de La Fuente com a tarefa árdua de redescobrir sua identidade e, ao mesmo tempo, renovar a sua equipa com jovens Pedri, Yamal e Nico Williams e com os experientes Nacho, Rodri, Fabian Ruiz. Conseguiu reinventar o seu estilo de jogo, mesclando a tradicional posse de bola com uma abordagem mais dinâmica e vertical. A tática do selecionador mistura o famoso “tiki-taka” com transições rápidas e eficazes na procura do golo, mas consegue manter o equilíbrio defensivo, sendo a única seleção na competição que ainda não sofreu um golo.

A Espanha demonstrou, até agora uma, coesão notável na fase de grupos, com todos os jogadores a demonstrarem entender perfeitamente as funções e dinâmicas pedidas por De la Fuente. A flexibilidade tática permitiu à equipa adaptar-se aos diferentes estilos dos seus adversários, conquistando vitórias convincentes sobre Croácia e Itália.

Os jovens jogadores espanhóis impressionaram pela sua maturidade e capacidade técnica, com Pedri, em particular. Mostrou porque é considerado um dos melhores meio-campistas de sua geração, definindo ritmo do jogo e criando oportunidades de golo. Lamine Yamal e Williams são outros exemplos da juventude desta seleção.

Áustria: A Ascensão dos Alpinos

A Áustria, vista frequentemente como uma seleção de segundo plano no cenário europeu, surpreendeu com suas boas exibições neste início do Euro’2024. Sob a liderança do técnico Ralf Rangnick, a seleção austríaca mostrou que pode competir nesta prova com as melhores seleções do continente, como o provou no jogo que garantiu a qualificação para os oitavos da competição.

Ralf Rangnick implementou uma organização tática disciplinada e bem estruturada que permite à equipa jogar de maneira compacta e eficiente, com um futebol equilibrado e, ao mesmo tempo, atractivo. No ataque, a Áustria mostrou uma eficácia surpreendente. Jogadores como Marko Arnautović e Marcel Sabitzer são fundamentais para o jogo ofensivo da equipa.

Inglaterra: A Inconstância dos Três Leões

A seleção inglesa chegou ao Euro’2024 com grandes expectativas, criadas pela sua elevada qualidade individual. No entanto, a fase de grupos revelou uma equipa inconsistente e com dificuldades para impor seu jogo, criando dúvidas sobre sua real capacidade de vencer o Europeu.

Com Gareth Southgate, a Inglaterra parece algo confusa tacticamente. A tentativa de equilibrar defesa e ataque muitas vezes tem resultado num meio-terreno congestionado e sem ideias, que não permite um jogo fluido. Juntando a tudo isto, há jogadores que parecem desinspirados. A pressão das expectativas pode ter afectado o desempenho da equipa. A Inglaterra entrou no torneio como uma das favoritas e, apesar da qualificação, parece existir ansiedade entre os jogadores. A mentalidade de vitória, crucial nestes torneios de curta duração, parece ausente.

Itália: A Azzurra sem Brilho

Após vencer a Euro’2020, a Itália chegou a esta competição com a confiança de quem havia redescoberto sua identidade vencedora. No entanto, a fase de grupos expôs fragilidades inesperadas e um desempenho aquém do esperado, que só um golo no tempo extra permitiu a qualificação. A eliminação nos ‘oitavos’, diante da Suíça, comprovou estes dados. Uma equipa sem ideias, incapaz de dar resposta às adversidades e totalmente submissa à qualidade helvética

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting derrota FC Porto e vence a Taça de Portugal em Basquetebol

O Sporting venceu o FC Porto durante este domingo e conquistou a presente edição da Taça de Portugal em Basquetebol.

Arsenal com Eberechi Eze e Viktor Gyokeres em destaque bate Tottenham e estraga a estreia de Igor Tudor

O Arsenal foi ao terreno do Tottenham vencer por quatro bolas a uma, num encontro relativo à 23.ª jornada da Premier League.

Carlos Álvarez foi apontado ao Benfica no verão: como está correr a época do jovem espanhol?

Carlos Álvarez foi associado ao Benfica no último mercado de transferências de verão, mas manteve-se no Levante.

Botafogo de olho em defesa do Estrela da Amadora: tricolores apontam para os 2 milhões de euros

O Botafogo realizou uma sondagem por Bernardo Schappo, defesa que pertence aos quadros do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa com mais uma dor de cabeça para o Real Madrid x Benfica

Dani Ceballos não vai marcar presença no encontro entre o Real Madrid e o Benfica. O médio encontra-se lesionado.

Gianluca Prestianni entra nos planos de José Mourinho para o Real Madrid x Benfica

Gianluca Prestianni figura nas ideias de José Mourinho para a partida frente ao Real Madrid, que se realiza na quarta-feira.

Futuro de João Neves está definido

João Neves vai renovar o seu contrato com o PSG. O internacional português passará a ter um vínculo válido até ao verão de 2030.