
Euro 2024, quartos de final: sexta-feira, 5 de julho de 2024, 17h00
A ANTEVISÃO: FINAL ANTECIPADA ENTRE OS DOIS MAIORES CANDIDATOS
É «apenas» um duelo dos quartos de final, mas podia perfeitamente valer troféu. Espanha e Alemanha, duas das grandes candidatas à vitória final no Campeonato da Europa, dão início, esta sexta-feira, à antepenúltima ronda da prova. É o mesmo que dizer que de duas grandes candidatas, uma vai já saltar fora.
Não há dúvidas do tamanho do cartaz para o jogo de Estugarda. Mas, para esclarecer, estamos a falar de quatro campeonatos mundiais da Alemanha e três Europeus contra um Mundial espanhol e o mesmo número de campeonatos da Europa.
Frente a frente estão duas das propostas de jogo mais atrativas da competição, a teia de passes espanhola contra a alta rotação da pressionante Mannschaft. Dois conjuntos que gostam de jogar com a bola, mas bola só há uma e 22 jogadores vão ter de lutar com unhas e dentes pela sua posse.
Aliás, estas duas seleções disputaram a final de 2008 do Europeu, com Fernando Torres a marcar o golo do triunfo espanhol, mas há um equilíbrio geral no que toca ao confronto direto: sete jogos, três vitórias para cada lado. A principal diferença está nos golos marcados por cada uma: o 6-0 com que a Espanha bateu os germânicos em 2020, para a Liga das Nações, desequilibra a balança a favor da formação Ibérica: 11-4 em golos.
A caminhada espanhola foi até ver, irrepreensível. Nove pontos num grupo com Itália e Croácia e o primeiro golo sofrido em toda a competição chegou nos oitavos de final frente à Geórgia, na sequência de um autogolo de Le Normand. Do outro lado, os anfitriões tiveram apenas um pequeno percalço diante a Suíça, na derradeira jornada da fase de grupos, e deixaram pelo caminho a Dinamarca na última eliminatória.
Vamos ter os virtuosismos de Lamine Yamal e Nico Williams contra os cerebrais Toni Kroos e Florian Wirtz. O omnipresente Rodri contra o muro Rüdiger. São, por isso, duas seleções na máxima força, dotadas da mais elevada qualidade. Uma delas vai cair nesta final antecipada.
10 DADOS RÁPIDOS
- A Alemanha perdeu os dois últimos jogos realizados na fase a eliminar do Campeonato da Europa, ambos por 2-0.
- Com dez golos marcados, a Alemanha tem o melhor ataque desta edição do Europeu.
- A Alemanha não perde há oito jogos.
- A Alemanha ainda não perdeu neste Europeu: soma três vitórias e um empate.
- A Espanha só sofreu um golo neste Europeu, o melhor registo da prova, em igualdade com a França.
- No Campeonato da Europa, no tempo regulamentar, a Espanha não perde há dez jogos.
- Nos 16 últimos jogos, a Espanha só perdeu um.
- A Espanha soma seis vitórias consecutivas.
- A Espanha não perde há sete jogos.
- A Espanha é a única equipa 100% vitoriosa neste Europeu.
JOGADORES A TER EM CONTA

Nico Williams – O irreverente extremo do Athletic Bilbao tem sido uma das belas surpresas deste Campeonato da Europa, não por não conhecer as suas valências e qualidades, porque já as conhecia, mas pela forma como, juntamente com Lamine Yamal, tem atribuído uma verticalidade ao jogo da seleção espanhol como, provavelmente, nunca se tinha assistido, sendo que é mesmo por meio dos seus extremos que “La Roja” tem feito mossa e tem “destruído” os seus adversários.

Jamal Musiala – O criativo do Bayern de Munique é um dos melhores marcadores deste EURO 2024, com três golos, a par de Ivan Schranz (Eslováquia), de Georges Mikautadze (Geórgia) e de Cody Gakpo (Países Baixos), o que é curioso porque, na minha ótica, um dos poucos aspetos em que Musiala deve e vai, com certeza, melhorar com o tempo é a definição dos lances e a finalização. Aos 21 anos junta velocidade, capacidade técnica em espaço curto excecional, inteligência, agilidade motora, finalização e uma eficiência brutal em tudo no seu jogo, executando com elegância. Jamal Musiala é um enormíssimo jogador!
XI´s PROVÁVEIS
Espanha: Unai Simón; Dani Carvajal; Robin Le Normand; Aymeric Laporte; Marc Cucurella; Rodri Hernández; Fabián Ruiz; Pedri González; Lamine Yamal; Nico Williams; Álvaro Morata
Treinador: Luis de La Fuente
«Acredito que é um jogo 50-50. Uma das forças da equipa é pensar que as coisas vão ser bem feitas. Não podemos cair no erro de achar que a Alemanha vai errar. Só um pode ganhar, vamos ver quem. (…) Elogio-os para que não nos enganemos. A Alemanha é uma grande equipa, muito sólida e equilibrada. São rivais no Mundial ou no Europeu, mas também somos fortes».
Alemanha: Manuel Neuer; Joshua Kimmich; Antonio Rüdiger; Nico Schlotterbeck; David Raum; Toni Kroos; Robert Andrich; Florian Wirtz; Ilkay Gundogan; Jamal Musiala; Kai Havertz
Treinador: Julian Nagelsmann
«A nossa preparação já está feita, já decidimos quem é e quem não é titular. Tivemos muitas conversas individuais ontem e assistimos a muitos vídeos. Estamos bem preparados e confiantes de que podemos ter um bom desempenho. É um dos jogos mais importantes, sem dúvida, mas a nossa preparação foi idêntica. Continuamos a trabalhar de forma igual e não está relacionado com superstição».
PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 1-2 Alemanha