Oliver Bearman: Ascensão à categoria-rainha | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

Oliver Bearman tem 19 anos e é visto como um jovem piloto bastante promissor. Tem estado em evidência no universo Fórmula 1 devido ao facto de ter sido anunciado como um dos pilotos da Haas já a partir da próxima temporada, para substituir Hulkenberg que vai fazer parte da Sauber. Depois de ter assinado um contrato de vários anos com a construtora norte-americana, Oliver Bearman aguarda a decisão da equipa sobre qual vai ser o seu colega para 2025.

O jovem piloto reserva da Ferrari fez a sua estreia da Fórmula 1 em Março de 2024, no grande prémio da Arábia Saudita, depois de substituir Carlos Sainz que tinha sido operado a uma apendicite. Com apenas um treino livre e uma qualificação feitos, terminou em sétimo lugar naquela que foi uma estreia gloriosa para o miúdo de 19 anos.

Recuando um pouco ao seu passado, Bearman nasceu em 2005, em Chelmsford, Inglaterra, e desde cedo que se foi evidenciando nos karts. Já demonstrava estar um passo à frente e foi tendo sucesso desde pequeno ao vencer vários títulos, consolidando o seu talento à medida em que avançava nas categorias.

Em 2021, teve, possivelmente, a melhor temporada da sua carreira, até ao momento, depois de se tornar no primeiro piloto a vencer dois títulos de Fórmula 4 no mesmo ano. Este seu desempenho chamou a atenção de todos aqueles que procuram cativar novos talentos com vista ao futuro, levando a Academia de Pilotos da Ferrari a contratá-lo. No ano seguinte, entrou na Fórmula 3 e atualmente compete pela equipa Prema na Fórmula 2.

Em 2023, terminou em sexto lugar no campeonato do mundo de Fórmula 2, conquistando quatro vitórias. Em 2024, tem feito uma temporada cinzenta na mesma categoria, ocupando a 13ª posição com 34 pontos. Para além disso, esta época tem feito alguns treinos livres pela Haas que se têm revelado bastante úteis para o desenvolvimento do jovem piloto. Oliver Bearman sempre se sentiu bastante confortável no monolugar da Fórmula 1, conseguindo apresentar um à vontade fora do comum.

Para a temporada de 2025, espera-se com bastante expectativa a prestação de Bearman ao serviço da Haas. É curioso que a construtora norte-americana tenha apostado na jovialidade e, possível, irreverência de um jovem piloto em detrimento da experiência que outros poderiam oferecer à equipa.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.