Iúri Leitão: «Nos últimos anos tenho visto um crescer do ciclismo português»

Iúri Leitão, ciclista português, foi eleito a Personalidade do Ano para o Bola na Rede e concedeu uma entrevista exclusiva.

Iúri Leitão foi o vencedor do prémio Personalidade do Ano para o Bola na Rede, concedendo uma entrevista exclusiva, onde foram abordados vários tópicos. Um deles foi o estado do ciclismo em Portugal.

BnR: Centremo-nos um pouco no ciclismo em Portugal. Qual a importância do Velódromo Nacional de Sangalhos na modalidade?

Iúri Leitão: É praticamente toda (risos). Se não tivéssemos esse velódromo não tínhamos ciclismo de pista. Ele foi terminado de construir em 2009, quando surgiu o ciclismo de pista. Foi aí que tudo nasceu, não tínhamos tradição no ciclismo de pista. Houve até um concurso para selecionador e nenhum dos candidatos tinha experiência. A partir do momento em que se constrói o velódromo tudo começa. Se estamos neste nível é graças a essa infraestrutura. Temos lá as condições necessárias para nos prepararmos para este tipo de provas.

BnR: Conheces seguramente vários ciclistas portugueses. Em Portugal consegues viver da modalidade, hoje em dia?

Iúri Leitão: Não é fácil. Os valores que se pagam em Portugal não são tão generosos como acontece lá fora. Não é por isso que não dá para viver do ciclismo em Portugal, mas tendo em conta o esforço e a dificuldade, acho que o ciclismo português devia ser muito mais recompensado. Tenho amigos que competem cá, eu já fui profissional por cá, acho que é insuficiente. É certo que há meia dúzia de ciclistas, que, entre aspas, ganham bastante bem, com um bom salário. Mas a maioria não tem um ordenado justo para aquilo que faz. Temos muitos portugueses a competir e sem dificuldades financeiras, por isso dá para viver. Mas acho que é insuficiente.

BnR: Como está o estado do ciclismo nacional?

Iúri Leitão: Acho que está a melhorar bastante. Nos últimos anos tenho visto um crescer do ciclismo português. Temos passado por um momento de renovação, acho que alguns ciclistas mais velhos estão a começar a abandonar a carreira e está a vir sangue novo. Os jovens têm muita capacidade de crescer e de serem bons profissionais. Está a ser um momento positivo e de evolução. Temos outras questões que têm abalado o desporto, mas são males que vêm por bem. Temos tudo para melhorar a partir de agora.

BnR: Acreditas que vão haver mais ciclistas portugueses a correr em equipas estrangeiras?

Iúri Leitão: Eu não posso dizer isso com certeza absoluta, mas estou confiante que sim. Tenho visto muita evolução nos jovens e na condição que eles têm em Portugal. Temos tudo para ter cada vez mais ter ciclistas profissionais portugueses no estrangeiro.

BnR: Como é que a Volta a Portugal pode voltar a ter grandes nomes, como já ocorreu no passado?

Iúri Leitão: É difícil. O principal motivo que ‘deita abaixo’ a competição, tendo em conta o calendário internacional, é coincidir com o começo da Volta a Espanha. Está numa zona complicada do calendário e as grandes equipas mundiais preferem estar em provas que lhes deem mais visibilidade e pontos UCI. No final, tudo se resume aos pontos UCI. No final do ano tem que se estar acima no ranking e é isso que conta. Temos também a questão do investimento. Para a prova ser superior, são exigidos outro tipo de critérios, e é preciso mais investimento, mais patrocinadores. Para se crescer tem que se dar um passo muito maior e realocar a prova no calendário, o que não é fácil. Para o mercado português, falando da publicidade e exploração, está na melhor altura que podia estar. Não tem muito como chamar outras equipas, mas para Portugal está muito bem colocada.

Iúri Leitão
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Alemanha x Portugal das meias finais da Liga das Nações

Alemanha e Portugal defrontam-se esta noite na primeira meia final da Liga das Nações. Já são conhecidos os onzes das duas seleções.

Os 5 jogadores associados ao Nápoles nas últimas horas após Antonio Conte ser convencido com investimento pesado

Antonio Conte vai continuar no Nápoles e recebeu promessas de investimento. Vários nomes associados ao clube italiano.

AVS SAD não avança com renovação e Guillermo Ochoa está de saída

Guillermo Ochoa está de saída do AVS SAD. Guarda-redes termina contrato e não recebeu qualquer oferta de renovação.

Diogo Costa entra no onze do ano da Primeira Liga eleito pela Liga Portugal

Diogo Costa é o primeiro integrante do onze do ano da Liga Portugal. Guarda-redes do FC Porto foi destaque do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

13 milhões de euros da venda de Wenderson Galeno ao Al Ahli abateram contratação de Gabri Veiga pelo FC Porto

Gabri Veiga está a caminho do FC Porto. O Al Ahli vai vender o médio aos dragões num negócio que se interliga à venda de Wenderson Galeno.

Benfica define sucessor de Filipa Patão na equipa feminina das águias

Filipa Patão está de saída do Benfica e já tem sucessor definido. Ivan Baptista regressará a Portugal para assumir as águias.

Moçambique vence África do Sul na abertura da Taça COSAFA

A Taça Cosafa 2025 arrancou esta quarta-feira com o encontro entre a África do Sul e Moçambique. Vitória moçambicana por 1-0.