Fim do jejum europeu: o Nottingham Forest está de volta

O Nottingham Forest Football Club é um dos clubes mais históricos de Inglaterra, e esta época, conseguiu regressar, finalmente, às provas europeias.

Fundado em 1865, o Forest sempre foi reconhecido, tanto nacional, como internacionalmente, pelas suas conquistas históricas e pela fidelidade dos seus adeptos, que esperaram 30 longos anos por este regresso.

Daí a felicidade da qualificação para os maiores palcos do futebol europeu, ainda que não se saiba ao certo qual. A verdade é que o Forest voltou onde sempre pertenceu, quanto mais não fosse, pelos adeptos que se mantiveram firmes. É caso para dizer: “é por amor ao clube”.

Nottingham Forest Europa
Fonte: Nottingham Forest

A última vez que os “The Tricky Trees” disputaram uma competição europeia foi a Taça UEFA de 1995/96, onde foram eliminados pelo Bayern de Munique nos quartos de final. Mas a maldição acabou. E quem diria que seria com um português no comando.

A época 2024/25 marcou uma das melhores épocas do Nottingham Forest. Sob o comando do técnico Nuno Espírito Santo, a equipa solidificou-se como uma força na Premier League, chegando às últimas jornadas a lutar por uma vaga nas competições europeias – que se revelou bem-sucedida.

Nuno Espírito Santo Nottingham Forest
Fonte: Nottingham Forest FC

Com 36 jornadas disputadas, o Forest encontra-se, neste momento, na 7.ª posição, com 62 pontos, apenas um ponto atrás do 5.º classificado.

Mas, antes dos foguetes que já foram lançados, ainda faltam duas partidas: contra o West Ham (fora) e o Chelsea (em casa), sendo este último um confronto direto pelas vagas europeias.

Não se avizinham jogos fáceis para o Forest do ex-guarda-redes do FC Porto, agora treinador, Nuno Espírito Santo. Mas a determinação e o contra-ataque rápido e estruturado que marcou a época vitoriosa do Forest (em contraste com a predominante e característica priorização da posse de bola da Premier League) serão, naturalmente, aplicados para que a vantagem aumente, e a vaga europeia seja totalmente garantida.

Mas como é que o Forest conseguiu esta proeza? Tirando as colocações de bola do guarda-redes Matz Sels sempre em sintonia com o avançado Chris Wood, que lhes valeram várias jogadas perigosas que culminaram em golo?

A Premier League pode ter até oito equipas nas competições europeias, dependendo dos vencedores das taças e da classificação na liga. Ou seja:

  • Champions League: 1.º ao 5.º lugar.
  • Europa League: 6.º lugar + vencedor da FA Cup.
  • Conference League: vencedor da Taça da Liga (Newcastle); se este já estiver qualificado, a vaga passa ao 7.º classificado.

Assim, o Nottingham Forest poderá classificar-se para:

  • Champions League se terminar em 5.º;
  • Europa League se terminar em 6.º (ou 7.º, se houver redistribuição de vagas);
  • Conference League se terminar em 7.º e o Newcastle estiver no top 5.

Cenários Possíveis

Com dois jogos por disputar, o futuro europeu do Forest depende dos resultados finais:

CENÁRIO A – Vence West Ham e Chelsea (68 pts)

  • Garante top 5.
  • Qualificação para a Champions League.

CENÁRIO B – Vence 1 jogo, empata outro (66 pts)

  • Pode terminar em 5.º ou 6.º, dependendo de outros resultados.
  • Champions League ou Europa League.

CENÁRIO C – Vence 1, perde outro (65 pts)

  • Provável 6.º ou 7.º lugar.
  • Europa League garantida, Champions League ainda possível.

CENÁRIO D – Empata os 2 (64 pts)

  • Provável 7.º lugar.
  • Conference League, possivelmente Europa League (dependendo da FA Cup).

O Nottingham Forest está à beira de um feito marcante: regressar às competições europeias pela primeira vez desde os anos 90. Na Europa onde foi bicampeão, tendo vencido a Taça dos Campeões Europeus (atual Champions League) em 1979 e 1980, sob o lendário treinador Brian Clough.

Com um plantel competitivo e uma base de adeptos apaixonada, o clube reencontra o seu ADN europeu – A verdadeira questão é: a qual das competições vai voltar?

Francisca Marafona Graça
Francisca Marafona Graça
A Francisca apaixonou-se pela bola ainda antes de saber andar. Vive o desporto como quem joga de primeira e escreve como quem faz um passe em profundidade. Licenciada e mestre em jornalismo, vibra com uma boa tática — seja no relvado ou no papel.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.