11 contra 11 e no final… | Alemanha x Portugal

Liga das Nações, Meia-Final: quarta-feira, 4 de junho de 2025, 20h00

A ANTEVISÃO: EM TERRITÓRIO GERMÂNICO, SERÁ NECESSÁRIO SER PARA PORTUGAL MAIS DO QUE UM BOM GRUPO DE JOGADORES

No fim de uma época desgastante, Portugal vai viajar até à Alemanha para disputar a sua segunda final four da Liga das Nações. Se defrontar os alemães é historicamente difícil, no seu terreno torna-se uma tarefa ainda mais complicada, estando o favoritismo claramente do lado dos comandados de Julian Nagelsmann.

O 4-2-3-1 dos germânicos é bastante fluído e permite a criação constante de opções ofensivas imprevisíveis. A concentração na defesa será o primeiro passo para contrariar o poderio alemão e ser eficaz no contra-ataque poderá revelar-se um ponto chave para Portugal, aproveitando desse modo as frequentes subidas dos laterais.

Manter as linhas compactas será fundamental para proteger a baliza de Diogo Costa, num jogo em que a ausência de um verdadeiro trinco poderá ser notada (caso a dupla do PSG seja titular no meio-campo). Prevê-se um jogo de paciência, com poucas oportunidades cedidas ao ataque luso, que terá assim de ter uma eficácia bem acima da média.

Nos últimos encontros, Ronaldo tem deambulado pelo último terço do terreno, procurando oferecer linhas de passe a um ataque que parece quase sempre desinspirado. Não tem resultado particularmente bem, e ter o capitão a atuar mais como um “9 clássico” seria benéfico, fixando os centrais e criando espaço para Rafael Leão e Bernardo Silva enfrentarem os duelos individuais com uma referência na área.

A seleção alemã vai apresentar-se com várias baixas de peso, incluindo Rudiger, Schlotterbeck, Havertz e Musiala, elementos que têm desempenhado um papel chave nos últimos encontros da Mannschaft. Do lado português, Cancelo é a única ausência, que será naturalmente colmatada por Nélson Semedo (em grande forma no Wolverhampton). O regresso às convocatórias de Pedro Gonçalves e a estreia do jovem Rodrigo Mora dão opções criativas a Martinez, podendo sair do banco para ajudar a resolver o encontro. A equipa de arbitragem será liderada pelo esloveno Slavko Vincic.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Esta será a 20ª partida oficial entre as duas seleções
  2. Nos 19 encontros anteriores, a Alemanha saiu vitoriosa por 11 ocasiões e Portugal venceu apenas três vezes.
  3. A última vitória da seleção das quinas frente aos germânicos foi na fase de grupos do Euro 2000.
  4. A única vitória lusa como visitante na Alemanha aconteceu em outubro de 1985.
  5. A Alemanha é a única seleção presente na final four que ainda não venceu a competição.
  6. Entre os jogadores que ainda estão em prova, Ronaldo é o melhor marcador com seis golos, menos três que o líder do top Viktor Gyökeres.
  7. Portugal jogou apenas duas vezes na Allianz Arena e saiu derrotado: contra a França na meia-final do Mundial 2006 e contra a Alemanha na fase de grupos do Euro 2020.
  8. Esforços redobrados estão a ser necessários para recuperar o relvado da Allianz Arena, após a final da Champions League.
  9. Caso jogue, Joshua Kimmich tornar-se-á o 14º jogador alemão a somar 100 internacionalizações.
  10. A Alemanha está na 10ª posição do ranking da FIFA, 3 posições abaixo da seleção portuguesa.

JOGADORES A TER EM CONTA

João Neves
Fonte: Champions League

João Neves – Apresentando-se no estágio como um dos mais recentes campeões europeus de clubes, o médio formado no Benfica tem mostrado a garra que transforma jogadores bons em estrelas. Não descurando a capacidade técnica, João Neves não dá uma bola por perdida e é uma peça que oferece grande solidez ao centro do terreno. A sua capacidade de manter a posse de bola e distribuir jogo poderão ser fulcrais contra um adversário que se sente mais confortável com o esférico em sua posse. Espera-se que, juntamente com Vitinha, consiga encontrar e explorar espaços na defesa alemã.

Florian Wirtz Alemanha Euro 2024
Fonte: DFB

Florian Wirtz – O médio de 22 anos do Leverkusen está a ser fortemente associado ao Liverpool e isso não constitui propriamente uma surpresa. Conhecido pela criatividade e visão de jogo, é também um jogador extremamente versátil, sendo facilmente encaixado em diferentes sistemas táticos. Com boa precisão no passe e grande mobilidade, Wirtz vai certamente explorar as dificuldades nas trocas defensivas que têm sido evidentes na seleção portuguesa. A sua tomada de decisão rápida poderá também ser importante para o aproveitamento da transição ofensiva.

XI´s PROVÁVEIS

Alemanha: Ter Stegen; Kimmich, Anton, Tah e Mittelstädt; Groß, Goretzka e Wirtz; Adeyemi, Sané e Woltemade

Treinador: Julian Nagelsmann

«Penso que Portugal é uma equipa que prefere ter a posse de bola do que defender, por isso vamos tentar forçá-los a defender mais. Temos uma grande oportunidade de fazer um bom jogo com o apoio dos nossos fãs».

Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Bernardo Silva e Ronaldo

Treinador: Roberto Martínez

«O treinador alemão está a fazer um trabalho muito interessante, porque não é apenas um conjunto de jogadores individuais mas sim uma ideia coletiva, com pressão alta e jogo interior. Se analisarmos os últimos oito jogos, Portugal e Alemanha são equipas muito semelhantes».

PREVISÃO DE RESULTADO: Alemanha 3-1 Portugal

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez marca na estreia como jogador do Al Hilal

O Al Hilal goleou o Aarau da Suíça por 6-0, num encontro de preparação para a nova época. Darwin Núñez estreou-se e marcou.

Um início que põe à prova | FC Porto x Vitória SC

Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, o FC Porto chega à primeira jornada num grande momento de forma.

Rémy Vita oficializado como novo reforço do Tondela

Rémy Vita foi apresentado como novo jogador do Tondela. Lateral esquerdo reforça as opções às ordens de Ivo Vieira.

Ex-Benfica pede para sair do Vasco da Gama depois de insultos e críticas dos adeptos

João Victor pediu para sair do Vasco da Gama. Defesa central tem sido alvo da ira dos adeptos e ouvido críticas e insultos constantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense vence Alverca renovado nos descontos em jogo marcado por falha de André Gomes e festejo à Viktor Gyokeres

O Moreirense venceu o Alverca por 2-1 na primeira jornada da Primeira Liga. Cónegos garantiram triunfo nos descontos.

Braga arranca Primeira Liga com vitória frente ao Tondela

O Braga bateu o Tondela por 3-0, na primeira jornada da Primeira Liga. Vítor Carvalho, Pau Víctor e Ricardo Horta marcaram os golos.

Barcelona aplica chapa 5 ao Como 1907 e conquista Troféu Joan Gamper

O Barcelona venceu o Como 1907 por 5-0 no último jogo da pré-época. Culés venceram Troféu Joan Gamper.