O primeiro rugido do leão para o “tri” | Casa Pia x Sporting

Primeira Liga, 1.ª jornada: sexta-feira, 8 de agosto de 2025, 20h15.

A ANTEVISÃO: O SPORTING INICIA DEFESA DO TÍTULO EM RIO MAIOR FRENTE AO CASA PIA

Rumo ao tri. Este é o lema do Sporting para a nova época. A formação de Alvalade defronta hoje em Rio Maior o Casa Pia, no arranque da Primeira Liga 2025/2026. Espera-se que seja novamente o início de uma caminhada triunfal até ao Marquês. O Sporting já não é tricampeão desde o longínquo ano de 1953, e o desejo em voltar a sentir o sabor de três campeonatos consecutivos é maior do que nunca. O desafio promete ser duro, ainda mais sem a sua principal figura nos últimos dois anos, Viktor Gyokeres.

E por falar em desafios, Rui Borges inicia pela primeira vez uma época como treinador do Sporting, ele que substituiu João Pereira no final do ano passado. Rui Borges apanhou um leão invencível no campeonato e líder isolado. Parte agora em igualdade como todos os outros e tem, talvez, o maior desafio de todos. Construir uma equipa à sua imagem, sem estar refém das ideias do atual técnico do Manchester United. Mas não está a ser fácil. Na derrota com o Benfica para a Supertaça utilizou o esquema tático 4-2-3-1, e no final foi criticado pelos adeptos, que pediram novamente de volta o 3-4-3. A linha de quatro defesas parece que é para continuar, mas vão ser os resultados daqui para a frente que irão ditar se o treinador verde e branco irá ceder novamente à tática que tantas alegrias deu.

Matheus Reis é o único jogador indisponível para mais logo, na sequência dos três jogos de castigo que lhe foi aplicado, pelos acontecimentos na final da Taça de Portugal. Esta ausência não vai alterar em nada o modo de jogar de Rui Borges, que vai apresentar uma equipa ainda sem muitas caras novas. Os reforços do Sporting estão aí para mostrar serviço e lutar por um lugar no onze, sendo que a maior expetativa recai sobre Luis Suárez. O avançado colombiano contratado ao Almería vai ter a difícil missão de fazer esquecer Viktor Gyokeres. No entanto, Conrad Harder é o mais provável candidato à titularidade na frente de ataque.

O Casa Pia, um dos históricos do futebol português, parte para este campeonato com o objetivo principal de garantir a manutenção, mas o nono lugar e o recorde de pontos alcançado na época passada permite-lhe sonhar com um lugar europeu. A formação orientada por João Pereira pratica bom futebol, e espera manter essa qualidade de jogo na nova temporada. Vencer o Sporting seria quebrar um enguiço com 95 anos, e é isso que os casapianos esperam logo à noite. Mas a tarefa irá ser muito complicada, pois o leão é só o bicampeão nacional. Será um jogo interessante de seguir, sabendo que os motores de ambos os conjuntos ainda estão por afinar. O árbitro da partida é Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Casa Pia e Sporting já se defrontaram 42 vezes em todas as competições. 32 vitórias para os leões e três triunfos para os casapianos.

2. Nesses 42 jogos, o Casa Pia marcou 41 golos e o Sporting 152.

3. As maiores goleadas do Casa Pia frente ao Sporting no seu estádio ocorreram na época 1920/1921. 4-1 e 5-2.

4. As maiores goleadas dos leões na casa dos gansos aconteceram na temporada 1938/1939. 0-8 e 1-9.

5. O resultado mais comum no estádio do Casa Pia entre as duas equipas é o 1-2 e o 0-3.

6. O último triunfo do Casa Pia frente ao Sporting foi há 95 anos.

7. O Sporting não perde um encontro para o campeonato desde o dia 5 de Dezembro de 2024, quando foi batido pelo Moreirense por 2-1.

8. O conjunto orientado por João Pereira teve uma média de 1,3 golos marcados por jogo na época passada.

9. Já a média de golos marcados por jogo da formação verde e branca na temporada transata foi de 2,3.

10. O Casa Pia esteve mais de 50 anos sem estar entre os maiores emblemas do futebol português. Regressou ao convívio dos grandes em 2021.

JOGADORES A TER EM CONTA

Jérémy Livolant (Casa Pia) – Contratado ao Bordéus em 2024, Jérémy Livolant cumpre a sua segunda época com a camisola do Casa Pia. Livolant é um extremo direito francês de 27 anos com boa qualidade técnica e que remata bem de longe. Não costuma fixar-se só num lado, podendo aparecer também na direita do ataque, ou até mesmo em zonas de finalização. Na temporada passada marcou cinco golos, um deles frente ao Benfica e que selou o triunfo caseiro dos gansos sobre as águias.

Francisco Trincão Sporting x Celtic
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Francisco Trincão (Sporting) – É e continua a ser um dos jogadores mais influentes do Sporting. O extremo direito de 25 anos fez, na temporada passada, a sua melhor época de sempre, com 11 golos e 17 assistências. À medida que o tempo passa o seu futebol vai ficando cada vez mais refinado. Do seu pé esquerdo nascem quase sempre jogadas perigosas, seja no drible ou no passe, pois tem uma visão de jogo como poucos no plantel verde e branco. Rui Borges pode dormir descansado, pois tem no lado do direito do ataque um verdadeiro craque.

XI´s PROVÁVEIS

Casa Pia: Patrick Sequeira; João Goulart, José Fonte e Duplexe Tchamba; Larrazabal, Rafael Brito, Pablo Roberto e Benaissa; Nsona, Jérémy Livolant e Cassiano

Treinador: João Pereira

«No futebol não se vive de história e conquistas passadas. Amanhã (hoje) será um jogo de igual para igual. O Sporting é favorito, mas isso não invalida que queiramos ser protagonistas do jogo. O Sporting é campeão nacional, reflexo de todo o trabalho que foi feito na época passada, mas isso já está no museu, é história. Fizemos uma pré-época estável e nada melhor do que nos cruzarmos com o Sporting para começar, porque isso nos dá a hipótese de nos transcendermos. Nada melhor do que termos já este estímulo».

Sporting: Rui Silva; Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Hjulmand e Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Geny Catamo; Conrad Harder

Treinador: Rui Borges

«É um Casa Pia que manteve uma base muito grande da época passada, uma equipa que apenas perdeu em casa cinco vezes, tirou pontos a Benfica e Braga. É uma equipa que fez a melhor época de sempre, está super motivada e é bastante equilibrada em todos os momentos. Não sofre muitos golos, bem organizada, à imagem do seu treinador. Temos de ter noção de que vai ser um jogo difícil contra uma equipa super motivada. Não podemos entrar a pensar que faremos golos mais cedo ou mais tarde e sairemos com os três pontos. Queremos muito os três pontos, mas temos de levar na cabeça em como vamos defrontar uma equipa que nos vai causar problemas».

PREVISÃO DE RESULTADO: Casa Pia 0-2 Sporting

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

AVS SAD encaixa cerca de 4 milhões de euros por John Mercado

O AVS SAD prepara-se para vender John Mercado ao Sparta Praga por 4 milhões de euros. Novo desafio para o extremo.

Atenção, FC Porto: Newcastle pondera avançar para a contratação de Samu Aghehowa

O Newcastle está interessado em Samu Aghehowa. Emblema da Premier League pondera avançar pelo jogador do FC Porto.

Al Nassr de Jorge Jesus quer contratar avançado do Bayern Munique: É a nova prioridade

O Al Nassr avança para a contratação de Kingsley Coman ao Bayer Munique. Extremo francês é a nova prioridade do conjunto saudita.

AC Milan perto de fechar avançado do Manchester United de Ruben Amorim

Rasmus Hojlund pode deixar o Manchester United e regressar à Serie A. Há proposta do AC Milan em cima da mesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles fecha lateral que já esteve associado ao Benfica por pacote de 20 milhões de euros

O Nápoles garantiu a contratação de Miguel Gutiérrez ao Girona. Lateral espanhol prepara-se para rumar à Serie A.

Ricardo Quaresma e as críticas no Estádio da Luz: «Erravam porque ainda me davam mais força para jogar»

Ricardo Quaresma falou sobre a experiência de jogar no Estádio da Luz, do Benfica. Assobios e críticas «davam mais força».

Ricardo Quaresma: «Contra o Sporting não fazia grandes jogos. Amava jogar contra o Benfica»

Ricardo Quaresma falou sobre os seus jogos contra o Sporting e Benfica. Antigo internacional português abordou experiência no FC Porto.