La Vuelta a España #1: Tudo como esperado

modalidades cabeçalho

Ao final da primeira semana de Vuelta, Jonas Vingegaard, Jasper Philipsen e Juan Ayuso já somaram vitórias de etapas e a camisola vermelha está entregue a um homem que a conquistou numa fuga, Torstein Traeen. Nada de inesperado para dar forma ao início da grande volta espanhola.

Sim, houve alguns instantes de surpresas, mas tudo bem ao estilo a que a Vuelta nos tem habituado. O entretenimento de sempre colou-nos ao ecrã e ainda continua tanta coisa em aberto para o que falta. Em suma, e tal como esperado, está a ser um final de época reconfortante para os adeptos da modalidade.

Nem tudo está bem no Reino da Dinamarca

Duas das figuras maiores desta Vuelta são dinamarquesas, Jonas Vingegaard e Mads Pedersen. E, findas as primeiras nove etapas, o trepador já leva duas vitórias de etapa e é o melhor colocado dos candidatos à Geral final, enquanto o sprinter enverga a camisola verde de líder dos pontos, procurando repetir o êxito de 2022.

Porém, ambos têm também razões para se preocupar. Para Vingegaard o problema é a escassez de tempo ganho. O líder da Visma – Lease a Bike tem-se mostrado como o melhor escalador em prova, mas as diferenças que fez ainda não são significativas, particularmente para João Almeida. Ora, com ainda tanta montanha pela frente, se a UAE se encontrar, Vingegaard ainda pode tremer.

Já Mads Pedersen ainda não conseguiu ganhar uma etapa, ficou até bem longe da frente nas chegadas mais rápidas da prova até ao momento e desperdiçou uma oportunidade de ouro ao deixar-se bater por Gaudu numa curva. Além disso, com as etapas que há pela frente e o sistema de pontos da Vuelta, não será tarefa fácil aguentar-se de verde até final.

O puzzle que a UAE não sabe como resolver

Da quinta à sétima etapa, por três dias consecutivos, a UAE Team Emirates subiu ao podium para festejar o triunfo na jornada. Primeiro no contrarrelógio coletivo, depois por escapadas bem sucedidas de Jay Vine e Juan Ayuso. O australiano lidera também a montanha e João Almeida é terceiro à geral, perdendo apenas 38 segundos para o maior adversário, Vingegaard.

O sucesso tem sido muito, mas esta é uma equipa demasiado poderosa para se contentar com vitórias parciais, é preciso ir em busca da camisola vermelha. Resta saber se há capacidade de colocar todos a remar para o mesmo lado. Perante Vingegaard e uma forte Visma em seu redor, Almeida só pode vencer se a equipa for capaz de criar um golpe de magia, mas será difícil de o fazer quando os que seriam principais gregários de montanha, Ayuso e Vine, parecem ter carta branca para priorizar os seus objetivos pessoais.

Três surpresas que não o são assim tanto

David Gaudu continua o seu caminho recente de altos e baixos. Quaisquer ambições a uma boa geral parecem abandonadas, mas já garantiu uma impressionante vitória de etapa e vestiu de vermelho por um dia. A volta e a época estão feitas para o trepador francês que aqui brilhou sprint, primeiro cortando uma curva para bater Mads Pedersen e no dia seguinte ficando à frente de Vingegaard para lhe roubar a liderança pelo desempate na soma de lugares.

Também de vermelho vestiu (e continua a vestir) Torstein Traeen. O norueguês é a rara chama acesa numa Bahrain novamente apagada. Após uma muito positiva Vuelta a Burgos havia alguma expectativa para a sua participação aqui e Traeen aproveitou uma fuga para chegar a primeiro e não tem vendido barata a sua saída de lá.

No mundo dos velocistas, Jasper Philipsen ofereceu duas vitórias à Alpecin – Deceuninck, mas não chegou (para já) ao hattrick por culpa de um homem que nem era suposto estar em prova, Ben Turner. O britânico tem começado a ganhar o seu espaço nesta temporada, mas só surgiu na lista de partida à última da hora por doença do colega Lucas Hamilton. Não se fez rogado e aproveitou da melhor forma a oportunidade.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Lima oficializado como novo reforço do FC Porto para a defesa

Pedro Lima já foi apresentado como novo reforço do FC Porto. Lateral direito de 19 anos chega proveniente do Wolverhampton como negócio de fim de mercado.

Tondela surpreende e contrata Jordan Siebatcheu

Jordan Siebatcheu foi confirmado esta segunda-feira como o mais recente reforço do Tondela, chegando ao clube por empréstimo do Reims.

Barcelona faz sondagem por defesa do Sporting a pensar já em 2026

Gonçalo Inácio é alvo do Barcelona para 2026. O emblema catalão já fez uma sondagem para perceber a possibilidade do negócio se concretizar.

Alverca confirma contratação de Figueiredo

Figueiredo foi confirmado durante esta segunda-feira como reforço do Alverca. O jogador representava o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Andrea Belotti reforça o Cagliari em definitivo

Andrea Belotti é o mais recente do Cagliari. O antigo jogador do Benfica assinou um contrato válido por uma temporada.

Nico Jackson confirmado como reforço do Bayern Munique

O Bayern Munique confirmou a contratação de Nico Jackson. O avançado foi emprestado pelo Chelsea até ao final da época.

Fulham anuncia chegada de Kevin e Samuel Chukwueze ao plantel de Marco Silva

O Fulham apresentou mais dois reforços para o ataque. Marco Silva vai passar a contar com Kevin e Samuel Chukwueze no plantel.