Sporting x Kairat: uma Champions que nunca andou tantos quilómetros

No dia 18 de setembro de 2025, às oito da noite, e depois de percorridos cerca de 7400 km, Lisboa recebe um jogo inédito da Champions League, o Sporting defronta o Kairat Almaty, do Cazaquistão, que se estreia na prova milionária.

Os Leões são naturalmente favoritos, mas não podem cair na armadilha de pensar que o jogo está ganho à partida. O Kairat traz consigo talento e experiência, contando com dois portugueses no plantel – Jorginho e Luís Mata – e apresentando ao grande palco europeu a maior promessa do futebol cazaque, Dastan Satpaev, já garantido pelo Chelsea para a próxima temporada. A estes juntam-se nomes como o médio israelita Dan Glazer e o avançado brasileiro Elder Santana, conhecido do futebol português.

Kiarat Almaty atletas
Fonte: Kairat Almaty

A particularidade que torna este jogo memorável é a distância que o separa. Trata-se do confronto entre equipas mais distantes na história da Liga dos Campeões.

O futebol moderno permite estas viagens e encontros improváveis, mas nunca antes uma equipa europeia percorreu tantos quilómetros para disputar um jogo oficial da competição. Desta vez, a sorte sorriu à equipa de Rui Borges, que recebe em casa este confronto e não terá que percorrer estes quilómetros todos.

Este encontro marca também o início da caminhada europeia do Sporting numa fase de grupos particularmente exigente, onde cada ponto pode ser decisivo. Rui Borges, que ainda está a consolidar a equipa após a era Amorim, tem nesta estreia a oportunidade de afirmar a sua visão: a defesa a quatro com um futebol mais pragmático, mas igualmente capaz de entusiasmar.

Apesar da recente derrota com o FC Porto, os Leões vivem um momento de crescimento, com as contratações a afirmarem-se e com a confiança de que, em Alvalade, os três pontos não podem escapar.

Rui Borges no Sporting
Fonte: Pedro Figueira/Bola na Rede

Mais do que um simples jogo, este Sporting x Kairat representa a globalização do futebol europeu, que já não conhece fronteiras. Para os adeptos, é uma oportunidade de conhecer equipas novas, novos talentos e culturas diferentes. Para os jogadores, mais uma oportunidade de se mostrarem no maior palco mundial de clubes e, desta vez, num confronto que une pontos opostos do velho continente.

O Sporting terá de mostrar a sua força em Alvalade, mas também respeito por um adversário que chega de tão longe para provar que a Liga dos Campeões é verdadeiramente universal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe aproveita expulsão aos 20 minutos e bate Trabzonspor por 1-0 na estreia de Domenico Tedesco e Kayserispor empata com golo de Miguel Cardoso

O Fenerbahçe derrotou o Trabzonspor por 1-0, na jornada 5 da Liga da Turquia. A equipa turca esteve a jogar contra dez desde o minuto 20.

Há mais de 30 anos que o Manchester United não tinha um arranque de Premier League tão mau: a estatística que preocupa Ruben Amorim

A derrota do Manchester United diante do Manchester City confirmou o mau arranque de época. É preciso recuar a 1992 para ver um registo semelhante.

Sporting treinou neste domingo após o triunfo frente ao Famalicão

O Sporting realizou mais um treino neste domingo. Os leões tiveram a primeira sessão após a vitória frente ao Famalicão.

Candidatura de Luís Filipe Vieira contradiz sondagem: «A 2ª volta vai ser entre Rui Costa e Luís Filipe Vieira»

Luís Filipe Vieira está convicto de que vai à segunda volta. Bruno Batista, diretor da campanha do antigo presidente, deu a sua visão.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City goleia Manchester United e acentua pesadelo de Ruben Amorim

O Manchester United de Ruben Amorim continua sem sorrir. Em casa do Manchester City, vitória dos cityzens por 3-0, com contornos de goleada.

PSG bate Lens com dois golos de Bradley Barcola e ambos com assistência de Vitinha

O PSG recebeu e venceu o Lens por 2-0, na jornada 4 da Ligue 1. Bradley Barcola fez os dois golos e Vitinha fez as duas assistências.

Última etapa cancelada a 56km do fim e Jonas Vingegaard é coroado vencedor da Vuelta 2025 ao som de gritos de “Palestina Livre”

A última etapa da Vuelta 2025 foi cancelada. Protestos pela Palestina furaram cordão policial e Jonas Vingegaard acabou por ser coroado vencedor.