Revista do Euro’2016: Itália

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A 14.ª seleção do ranking da FIFA já viveu melhores dias. Há exatamente dez anos, no Mundial de 2006, que se disputou na Alemanha, a “Squadra Azzurra” sagrava-se campeã mundial pela quarta vez na sua história – ganhara a competição em 1934, 1938 e 1982 –,depois de bater a França nas grandes penalidades, num jogo que ficará para sempre na memória de quem o viu, mais não seja pela cabeçada de Zinédine Zidane a Marco Materazzi.

Hoje, a seleção italiana está longe de ter a força de outros tempos, é certo, mas é uma equipa que, pela qualidade de vários dos seus jogadores, deve sempre ser tida em linha de conta, mesmo pelas seleções mais fortes e favoritas à conquista do Euro 2016. À partida, a Itália não é uma delas, mas provavelmente também não o era em 2012 e acabou por chegar à final do Campeonato da Europa desse ano, onde foi derrotada pela Espanha por expressivos 4-0.

A fase final seguinte – o Mundial de 2014, no Brasil – acabaria por se revelar desastrosa, com os italianos a ficarem pela fase de grupos, onde terminaram atrás da surpreendente Costa Rica e do Uruguai, com apenas três pontos em outros tantos jogos disputados. A qualificação para o Euro 2016, porém, trouxe uma seleção italiana diferente. No mínimo, mais ganhadora. Numa caminhada sem muitos sobressaltos, a turma de Antonio Conte ficou com o primeiro lugar do grupo H com 24 pontos em dez partidas, ficando à frente da Croácia, que somou apenas menos quatro pontos, pelo que se qualificou diretamente para o Europeu – competição que venceu somente uma vez, no já longínquo ano de 1968 -, que se vai realizar em França entre dez de junho e dez de julho. Na prova, os transalpinos irão jogar o grupo E na companhia da Bélgica, da Suécia e da República da Irlanda.

Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Tristão Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo tem um gosto tremendo pela escrita e pela atualidade desportiva. Deixa para a lenda do futebol britânico Bill Shankly a árdua tarefa de descrever a paixão que nutre pelo desporto rei: “Algumas pessoas acreditam que o futebol é uma questão de vida ou de morte. Estou muito desiludido com essa atitude. Garanto que é muito, muito mais do que isso”.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool consegue reviravolta com goleada contra o Galatasaray, Bayern Munique e Atlético Madrid também seguem em frente: eis os resultados do dia na Champions...

O Liverpool está nos quartos de final da Champions League. Depois da derrota na Turquia, goleada em Anfield carimbou reviravolta.

Al Gharafa de Pedro Martins goleado em casa frente ao Al Ahli Doa na 19.ª jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa de Pedro Martins sofreu uma derrota pesada em casa diante do Al Ahli Doa por 4-1, em jogo da Liga do Catar.

Juventus quer 5 jogadores a custo zero e tem internacional português na lista

A Juventus pretende fechar vários jogadores a custo zero. Entre os nomes na lista italiana encontra-se o do português Bernardo Silva.

Eis os árbitros nomeados para a 27ª jornada da Primeira Liga

Já são conhecidos os árbitros da 27.ª jornada da Primeira Liga. Competição cada vez mais próximo da reta final.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica está interessado em jovem avançado polaco: «Claro que o deixaremos ir para Portugal se surgir uma oferta concreta»

O Benfica é um dos clubes interessados em Marcel Regula. Avançado polaco tem 19 anos e representa o Zaglebie Lubin.

Rui Borges já tem melhor registo que Ruben Amorim pelo Sporting na Champions League

O Sporting está a fazer uma Champions League histórica com Rui Borges no comando. Números do treinador na prova são muito positivos.

Ex-jogador reage ao triunfo do Sporting frente ao Bodo/Glimt e projeta quartos de final da Champions League: «Em casa tem de vencer o Arsenal»

Miguel Garcia reagiu ao triunfo do Sporting sobre o Bodo/Glimt e perspetivou a eliminatória dos quartos de final frente ao Arsenal.