João Matos esteve à conversa com o Bola na Rede, onde falou sobre os objetivos do Sporting e da seleção nacional de futsal.
João Matos, jogador de futsal do Sporting, esteve à conversa com o Bola na Rede. O atleta assumiu que Portugal quer vencer o próximo Europeu, além de assumir que os leões também vão em busca de títulos ao longo de 2025/26.
Bola na Rede: No próximo ano vamos ter Portugal no Euro de Futsal. Quais é que são as expetativas?
João Matos: As expetativas são evidentemente altas. Não só pelo que conquistámos e por termos o título europeu do nosso lado, como também porque acredito que Portugal tem uma competência extraordinária e argumentos mais do que suficientes para voltar a lutar por esse título. Sou sempre apologista de que temos que ir degrau a degrau, processo a processo. Há o processo de preparação, os jogos de preparação e depois a fase de grupos. Logicamente, olhando a uma meta, final, temos condições para lutar pelo título, mas acho que é um tremendo erro olharmos sempre para muito longe, quando temos adversários e momentos complicados, que podem ser difíceis de ultrapassar. Contudo, como disse anteriormente, temos competência, qualidade, um grupo e uma equipa extremamente forte para ultrapassar qualquer obstáculo.
Bola na Rede: Falando em grupo de trabalho, faz parte do Sporting, equipa que perdeu o título de campeão da Primeira Liga de Futsal a temporada passada. A equipa está focada em voltar a conquistar o campeonato?
João Matos: Logicamente que sim. Nem há dúvidas disso. Temos um ADN vencedor. Já provámos isso, que o nosso ADN é ganhar e ganhar sempre bem, com números expressivos. Sabemos que no desporto há resultados que podem acontecer e não vamos tirar mérito a quem ganhou. Contudo, o Sporting este ano entrou muito bem, venceu a Supertaça, estamos com quatro vitórias na fase regular. Os nossos olhos estão postos no trabalho diário e no que temos que fazer. Obviamente ambicionamos o campeonato nacional, mas todos os outros objetivos internos e externos fazem parte do ADN do Sporting e vamos lutar por isso.
Bola na Rede: É este ano que a Champions League de Futsal volta para o João Rocha?
João Matos: Eu gostava muito e acredito que sim, acima de tudo. Acredito pela mesma resposta que dei na seleção. O Sporting tem qualidade, tem competência e um excelente grupo. Tem igualmente um excelente treinador. Acredito que temos qualidade para isso. Não vamos jogar sozinhos, vamos enfrentar adversários extremamente difíceis, já mesmo nesta Main Round. Eu no desporto vejo as coisas dia após dia, treino após treino. É assim que temos que ver as coisas. Acredito num final feliz.
Bola na Rede: O João Matos é um histórico do futsal nacional e conta com muita experiência. Até quando o vamos ver dentro do campo?
João Matos: Não sei responder a isso. Eu sinto-me extremamente bem fisicamente, mentalmente acredito que tenho uma mentalidade competitiva e assertiva. Muito própria para os desafios que possam surgir. Não faço ideia quando me vou retirar. Tal como no desporto, vejo o dia após dia. Na minha ida vai ter que ser assim, neste momento. Tenho projetos para o futuro, tenho coisas ambicionadas para fazer, mas neste momento tenho de ponderar tudo e equilibrar a balança, a nível social, familiar, desportiva e mental, que é uma parte extremamente importante. Não consigo dar uma resposta de uma maneira mais sincera possível.

