A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN SÓ PRECISOU DE UMA TENTATIVA PARA SER O MAIS RÁPIDO
Este início de fim de semana para Max Verstappen é perfeito. Depois da vitória na Sprint, onde os dois McLaren abandonaram, o neerlandês volta a ser o mais rápido nos Estados Unidos, a última vez foi em 2021. Com esta pole, Verstappen iguala Ayrton Senna com 47 pole position pela mesma equipa. O piloto da Red Bull foi o mais rápido em todas as sessões.
Com um tempo de 1.32:510s, Verstappen deixou Lando Norris a quase três décimas. O britânico volta a ficar atrás do rival e foi mais rápido do que Charles Leclerc, por apenas oito milésimas. Nenhum piloto aproveitou o erro da Red Bull, que lançou Verstappen muito tarde para a pista e não teve tempo para fazer uma segunda tentativa.
A Mercedes ficou um pouco aquém da expetativa. George Russell, depois do segundo lugar na Sprint, ficou no meio dos Ferrari e esperava-se que o terceiro lugar fosse o resultado mais plausível. O rookie da equipa alemã, Kimi Antonelli, foi apenas sétimo.
O líder do campeonato, Oscar Piastri, parece meio perdido e só vai largar da sexta posição. Mais um péssimo resultado para o australiano. Se não fizer um bom resultado na corrida, a luta pelo título mundial vai aquecer. O top 10 ficou completo com Oliver Bearman, Carlos Sainz e Fernando Alonso, respetivamente.
Correu tudo como era expectável na Q2. Nico Hulkerberg, que fez um grande tempo na qualificação para Sprint, fez o 11.º melhor tempo. Liam Lawson parte logo atrás do alemão. Yuki Tsunoda, que na sexta-feira teve uma péssima qualificação, largará de 13.º. O nipónico queixou-se que foi prejudicado por um Alpine na sua última tentativa. Os dois pilotos da marca francesa ficaram nos últimos lugares da sessão.
Na Q1, a grande surpresa foi o 19.º lugar de Alexander Albon. O piloto da Williams, na derradeira tentativa, ultrapassou os limites de pista na curva 15 e viu o seu tempo a ser apagado. Além do tailandês, ficaram pelo caminho Gabriel Bortoleto, Esteban Ocon, Lance Stroll e Isack Hadjar. O rookie da Racing Bullsnuma volta rápida foi aos muros da curva 6 e não marcou qualquer tempo. Contudo, é Stroll que vai sair do último lugar, devido a uma penalização na Sprint. Após este despiste, a bandeira vermelha foi mostrada.
EQUIPA A TER EM CONTA
Ferrari – Uma qualificação muito boa para equipa de Maranello, algo que não é muito comum. Apesar dos dois pilotos cometerem alguns erros nas suas voltas, conseguiram um terceiro e quinto lugar, onde o pódio é possível. Vamos ver se temos uma nova disputa entre Leclerc e Hamilton, tal como aconteceu na Sprint.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Max Verstappen (Red Bull) – Já não há palavras para o tetracampeão mundial. O título parecia longe, mas nunca desistiu e agora são os McLaren que estão mais reticentes. Só precisou de uma volta para fazer a pole e amanhã fará de tudo para termos um final de temporada emocionante. Acredito que, Verstappen vence este Grande Prémio se sobreviver à curva 1.