Primeira Liga Portuguesa, 9.ª jornada, domingo, 26 de Outubro,18:00
A ANTEVISÃO: LEÕES PROCURAM MANTER DINÂMICA DE VITÓRIA VINDA DA CHAMPIONS
Motivados pela vitória na Champions League frente ao Marselha, o Sporting apresenta-se em Tondela para disputar a nona jornada da Liga Portuguesa. O regresso às vitórias num palco maior depois do empate caseiro contra o Braga serviu para motivar as tropas leoninas na perseguição à liderança que é pertença atual do FC Porto.
E o que o Sporting vai ter pela frente vai ser um teste difícil porque apesar de ser um adversário aparentemente acessível, no entanto, costuma ser um estádio onde os leões revelam sempre grandes dificuldades para sair com a vitória.
No regresso ao campeonato, Rui Borges tem mais uma dor de cabeça novamente no setor defensivo. Depois de Diomande, o internacional belga Zeno Debast tem uma lesão muscular na perna esquerda cuja paragem deverá rondar um mês. Para colmatar esta mais recente ausência a alternativa deverá recair em Eduardo Quaresma para jogar ao lado de Gonçalo Inácio na dupla de centrais titular.
De resto, Rui Borges deverá operar algumas alterações no onze titular apesar do jogo a meio da semana. Rui Silva deve manter a titularidade na baliza. No lado direito da defesa continuará a rotação que o treinador tem feito, entrando Vagiannidis para o lugar de Fresneda. Maxi Araujo estará de pedra e cal no lado esquerdo da defesa.
No meio-campo acredito que o “capitão” Hjulmand deverá ser acompanhado no duplo pivot defensivo por Morita ou Kochorashvili pendendo a minha aposta para o nipónico apesar deste ainda não ter apresentado a consistência de outras épocas.
No melhor ataque do campeonato com 20 golos até ao momento não deverá haver mudanças. Apesar de Catamo e Alisson terem sido decisivos na Champions League, deverão voltar para o banco e jogar o trio de sempre, Pedro Gonçalves, Trincão e Quenda com Luis Suárez a ocupar o lugar de ponta de lança no conjunto leonino.
Do outro lado, estará Ivo Vieira e o seu Tondela que disputará esta partida à procura de pontos que lhe permitam uma pequena melhoria ao magro pecúlio que tem amealhado até ao momento.
O início de campeonato dos beirões foi muito fraco, tendo apenas alcançado uma vitória em oito jornadas. Vitória de certa maneira surpreendente em casa do “europeu” Santa Clara por duas bolas a uma. Ainda assim estamos na presença do pior ataque do campeonato com apenas quatro golos marcados e uma das piores defesas com catorze sofridos.
O Tondela também virá motivado para este jogo depois do triunfo por cinco bolas a uma frente ao Vila Real, mas terá muitas dificuldades em se opor frente ao Sporting. O bicampeão quererá resolver cedo o jogo tendo em conta que terá novo desafio na terça para a Taça da Liga, frente ao Alverca.
Os auriverdes não podem contar com o defesa Braian Medina expulso no último jogo da Liga com o Rio Ave e tem com principais figuras da equipa Rony Lopes e Ivan Cavaleiro. Os jogadores, ambos internacionais portugueses, fizeram grande parte da carreira em clubes estrangeiros. Destaco ainda o ponta de lança norte-americano Jordan Siebatcheu que jogou várias épocas nos melhores campeonatos europeus, nomeadamente em França e na Alemanha.
Para a Liga portuguesa, Tondela e Sporting já se defrontaram em 14 ocasiões, com nove vitorias do Sporting, três empates e apenas duas vitórias dos beirões.
O jogo será arbitrado por José Bessa da AF Porto e será auxiliado por Hugo Santos e Miguel Martins. O quarto árbitro será Diogo Araújo. No VAR estará Tiago Martins e no AVAR, Rui Cidade.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Sporting é o ataque mais concretizador na Liga com 20 golos marcados.
- O Tondela é o pior ataque com apenas quatro golos.
- Em Tondela para o campeonato defrontaram-se oito vezes com seis vitórias leoninas e duas vitorias beirãs.
- Os leões têm apenas uma derrota na Liga.
- Os tondelenses têm apenas uma vitória no campeonato.
- O resultado mais expressivo entre as equipas foi de 4-0 a favor da turma de Alvalade. Uma para a Liga e outra para a Taça de Portugal.
- As únicas duas vitórias na história do Tondela frente ao Sporting foram em casa.
- Os leões já marcaram 33 golos em todas as competições ao Tondela.
- Os beirões na mesma situação marcaram 12 golos.
- O Tondela já não ganha ao Sporting há cinco anos, desde 2019, ano em que registou as duas únicas vitórias frente aos leões.
JOGADORES A TER EM CONTA


Rony Lopes – É um antigo internacional A português formado nas escolas do Benfica, que prometeu muito no início da carreira, com passagens entre outros clubes pelo Manchester City e AS Monaco, mas acabou por não confirmar as credenciais com que vinha rotulado. Passou por diversos clubes onde não teve sucesso regressando a Portugal em 2023 para relançar a carreira no Braga, mas mais uma vez não se impôs. Está agora no Tondela para mais uma oportunidade e para ser a figura da equipa com o objetivo de levar os beirões a terem uma época tranquila.


Alisson Santos – O extremo brasileiro que foi decisivo com o golo da vitória frente ao Marselha na Champions League está confiante. Provavelmente nem será titular em Tondela, mas a verdade é que entra sempre cheio de vontade para ajudar a equipa e sempre que entra tem causado desequilíbrios nas defesas contrárias. Pode ser um trunfo importante para Rui Borges e para a equipa se o jogo com os beirões estiver complicado e se for preciso um abre-latas.
XI´s PROVÁVEIS
Tondela: Bernardo, Bebeto, Christian Marques, Diego Tavares, Tiago Manso, Yaya Sithole, Juan Rodriguez, Ivan Cavaleiro, Pedro Maranhão, Rony Lopes, Jordan Siebatcheu.
Treinador: Ivo Vieira
«Nós temos que nos focar muito naquilo que podemos fazer contra uma equipa competitiva, bem orientada, bem organizada, com excelentes intervenientes na tomada de decisão, no último terço, na primeira fase de construção».
Sporting: Rui Silva, Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Maxi Araujo, Hjulmand, Morita, Quenda, Pedro Gonçalves, Trincão, Luis Suárez.
Treinador: Rui Borges
«Jogam na sua casa, a estrear um relvado novo e com casa cheia, vão estar super motivados por defrontarem os atuais campeões nacionais. É uma equipa que gosta de ter bola, até pela ideia do treinador. Na maioria dos jogos até tiveram mais posse que os adversários. Estão muito motivados e serem o pior ataque e a terceira pior defesa pode ser enganador. Temos que estar em alerta e ligados».
PREVISÃO DE RESULTADO: Tondela 1-3 Sporting

