Boavista justifica encerramento de equipa de futebol sénior

- Advertisement -

O Boavista acusa SAD de incumprimento e revela que os impedimentos da FIFA não foram resolvidos e até se agravaram. Formaliza também a desistência da sua equipa sénior atual.

O Boavista anunciou, em comunicado oficial, que colocou um ponto final na sua equipa sénior de futebol, inscrita diretamente com o nome do próprio clube. A decisão surge após meses de problemas e promessas não cumpridas por parte da SAD, nomeadamente no que toca à resolução dos conhecidos «FIFA bans» que impedem a inscrição de novos jogadores.

O clube informou ter tomado esta decisão por unanimidade, sublinhando que o objetivo passa por devolver aos sócios uma equipa verdadeiramente representativa do clube. A direção acusa a SAD de não ter apresentado qualquer plano desportivo para a época em curso, nem apresentou qualquer plano de regularização dos impedimentos.

Os impedimentos impostos pela FIFA já afetaram o setor da formação, com o cancelamento da equipa de Sub-16 e prejudicando também as equipas de Sub-15 e Sub-17, que competem em condições limitadas, segundo o clube.

Lê aqui o comunicado na integra:

«O Boavista Futebol Clube vem informar os seus sócios e adeptos, bem como o País desportivo, de que, legalmente representado pelo seu Presidente da Direção, comunicou hoje ao Senhor Presidente da Associação de Futebol do Porto o seguinte:

  1. O Boavista Futebol Clube, por decisão da sua Direção, devidamente suportada e aprovada por unanimidade pelo Conselho Geral, decidiu avançar para a criação de uma equipa sénior em nome e sob inscrição direta do Clube.
  2. Ao fim de 24 anos, considerou-se essencial restituir aos sócios do Clube uma equipa sénior verdadeiramente representativa do Boavista Futebol Clube, registada em seu nome e em conformidade com os princípios e valores que o norteiam há 122 anos.
  3. O único obstáculo à inscrição de jogadores residia na promessa, que agora se revela vã e infundada, do Conselho de Administração da Boavista Futebol Clube, Futebol, SAD, de que resolveria os denominados “FIFA Bans”, promessa essa feita na presença de V. Ex.ª e dos seus colaboradores.
  4. Nas últimas semanas ficou comprovado que os impedimentos FIFA não foram resolvidos e até se agravaram, comprometendo totalmente o nosso projeto desportivo.
  5. Perante esta realidade, o Clube não pode continuar a pactuar com uma situação prolongada para além de qualquer limite aceitável.
  6. Até à presente data, a Boavista SAD não comunicou ao Clube Fundador e acionista o seu projeto desportivo para a época em curso, nem apresentou qualquer plano de regularização dos impedimentos ou cumprimento das obrigações assumidas.
  7. Foram, ao longo dos últimos meses, formuladas promessas reiteradas que se verificaram incumpridas, tornando insustentável a relação institucional entre o Clube e a SAD no domínio do futebol profissional.
  8. Os impedimentos FIFA impostos à Boavista SAD já tiveram repercussões diretas na Formação do Clube, nomeadamente com o cancelamento da equipa de Sub-16, cuja inscrição estava prevista.
  9. Este prejuízo é irreversível, afetando também as equipas de Sub-15 e Sub-17, que competem em condições limitadas, situação que o Clube não pode continuar a tolerar.
  10. Verificando-se, no final de outubro, que os impedimentos se mantêm e não existe qualquer perspectiva de resolução a curto prazo, o Boavista Futebol Clube, em respeito pela ética desportiva e pelos princípios que sempre o guiaram, comunica que não dará continuidade à sua equipa sénior, formalizando através do presente documento a respetiva desistência, para todos os efeitos legais.
  11. Aos clubes adversários que colaboraram e partilharam connosco o entusiasmo competitivo, o Boavista Futebol Clube apresenta os seus respeitosos cumprimentos e sinceras desculpas, expressando o desejo de poder regressar em breve às competições oficiais.
  12. O Clube considera inaceitável e infame que a Formação, base social, educativa e desportiva do futebol, seja prejudicada pela incompetência e incumprimento do futebol profissional, situação que afeta inúmeros clubes e que desvirtua o papel formativo essencial que deveria ser protegido pelo sistema desportivo nacional.
  13. O Boavista Futebol Clube recusa ser cúmplice de uma situação que fere a verdade desportiva e a dignidade da instituição.
  14. Finalmente, recorda-se que foram solicitados diversos apoios, pessoalmente a V. Ex.ª, à Associação de Futebol do Porto, à Federação Portuguesa de Futebol e ao IPDJ, sem que tenha resultado qualquer solução para este problema, que decorre diretamente das regras e restrições impostas pela FIFA.

Uma palavra final de agradecimento aos associados do Boavista Futebol Clube, que desde o início deste processo entenderam a urgência do momento vivido e se colocaram ao lado do Clube, compreendendo que as dificuldades vividas não são de hoje. A todos, a Direção quer deixar a garantia de que permanecerá empenhada em retomar – tão cedo quanto possível – a atividade da equipa sénior de futebol, de modo a assegurar que o Boavista FC possa iniciar a caminhada de volta aos palcos maiores do futebol Português e Europeu.

Boavista Futebol Clube
Porto, 31 de Outubro 2025

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting realiza mais um treino de preparação para o embate com o FC Porto na Taça de Portugal

Na manhã deste domingo, Rui Borges comandou mais uma sessão de treinos do Sporting em Alcochete, antes de receber o FC Porto na Taça de Portugal.

César Peixoto antes da receção ao Benfica: «Temos de saber como ganhar, empatar e perder, sempre com o nosso ADN»

César Peixoto esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao Gil Vicente x Benfica da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Diana Silva sobre a Finlândia: «Vai ser um jogo super difícil»

Diana Silva admite a dificuldade do jogo contra a Finlândia e pede que seleção esteja focada até ao final do jogo.

Adeptos do Flamengo protestam e José Boto é um dos visados

José Boto foi alvo de críticas dos adeptos do Flamengo, que protestaram contra os maus resultados do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Youssef Chermiti volta a brilhar em jogo grande: Rangers e Celtic empatam no ‘Old Firm’

No dérbi 'Old Firm', o Rangers empatou a duas bolas frente ao Celtic com a ajuda um bis de Youssef Chermiti, com um golo de bicicleta.

Rafael Leão ajuda o AC Milan a vencer o Cremonese nos descontos

Na 27.ª jornada da Serie A, o AC Milan bateu o Cremonese por 2-0, com dois golos apontados nos minutos finais, um deles por Rafael Leão.

César Peixoto desagradado com conferência de José Mourinho: «O Gil Vicente merece mais respeito»

César Peixoto não gostou do facto de ter sido colocada apenas uma questão sobre o Gil Vicente x Benfica na conferência de imprensa de José Mourinho.