A ANTEVISÃO: QUANTIDADE É MELHOR QUE QUALIDADE?
Depois de uma pausa de uma semana, a LPFA Pre-season está de volta. O primeiro jogo desta jornada é o duelo mais histórico do Norte, os Maia Mutts vão receber os Braga Warriors no Campo das Cutamas, a sua casa.
Esta irá ser a estreia dos bracarenses na pré-época, o que leva a que seja um pouco mais difícil entender o que nível poderemos encontrar neste primeiro jogo. Segundo alguma informação, os Warriors são das equipas que teve mais rookies este ano, o que me leva a acreditar que têm um roster vastamente mais completo que o dos Maia Mutts. Obviamente que quantidade não se traduz necessariamente em qualidade, mas ajuda bastante neste desporto.
Se não tiverem alterado e perdido jogadores na sua pré-época, parece-me que os Warriors têm o melhor roster das duas equipas, especialmente com um dos melhores receivers da liga, Vítor Mendes. Vítor teve uma época de sonho o ano passado, onde acabou por ser eleito como menção honrosa na corrida ao MVP (prémio da LineUP Network, não da Federação). A ligação entre Tiago Ranhada e Vítor Mendes é inevitável e a equipa de defensive backs dos Mutts, liderada por Ricardo Cunha, irá ter muito trabalho a quebrar a mesma.
Do outro lado da linha de scrimmage temos os Maia Mutts. Os Mutts entram agora para o seu segundo jogo da pré-época, sendo que já perderam o primeiro frente aos Salgueiros Renegades por 10-06. Infelizmente, por falta de existência de transmissão do jogo, é muito difícil avaliar como os Mutts se vão apresentar para este jogo, mas podemos tirar algumas conclusões através do resultado.
No total, existiram dois touchdowns marcados, um para cada equipa, mas os Renegades conseguiram sair por cima, devido a ter conseguido concretizar o ponto extra e um field goal. Mas, o que isto pode dizer sobre o jogo? A defesa dos Mutts conseguiu sofrer apenas um touchdown, o que me parece claramente um ponto positivo para os verdes e brancos.
Outro ponto (mais ou menos) positivo, foi terem conseguido marcar frente à boa defesa (considerando o roster da época passada) que os Renegades têm (sendo que conseguiram marcar mais do que na época passada). Não me pareceu, de todo um mau resultado para os caninos, mas deixa um pouco a desejar.
No geral, é difícil entender o que podemos esperar deste jogo, devido à falta de transmissões dos primeiros jogos, mas será, sem dúvida, um grande jogo.
5 DADOS RÁPIDOS
- No ano passado, os Braga Warriors venceram os Maia Mutts
- Os Maia Mutts acabaram na sexta posição na época passada
- Os Braga Warriors acabaram a época passada na terceira posição e foram eliminados pelos Cascais Crusaders nos playoffs
- O capitão dos Maia Mutts, João Simões, é um dos jogadores ativos com mais anos de futebol americano nacional da liga
- Vítor Mendes dos Warriors foi o único Wide Receiver nomeado para MVP na época passada
JOGADORES A TER EM CONTA
Nuno Simões – Continua a ser, para mim, o melhor jogador dos Maia Mutts e um dos melhores linhas defensivos do país. O veterano continua a trazer muita qualidade dos nortenhos, dos dois lados da bola e sempre com a mesma consistência (algo de extrema dificuldade, dado o específico caso dos Mutts).
Vítor Mendes – O melhor jogador dos Warriors, sem sombra de dúvidas. O impacto que o mesmo terá neste jogo irá ser determinante para o seu resultado.
XI´s PROVÁVEIS
Este fim-de-semana ainda não irão ser colocadas equipas prováveis, devido à incerteza de plantel que todas as equipas têm neste momento.
PREVISÃO DE RESULTADO: Maia Mutts 10-19 Braga Warriors

