Rugby de volta aos Jogos Olímpicos

bola-na-rede-bnr-olimpico

88 anos depois, o rugby volta a marcar presença nos Jogos Olímpicos. Desde 1924, em Paris, a modalidade havia sido excluída do maior evento desportivo a nível mundial. Agora, em 2016, no Rio de Janeiro, o rugby reaparece na variante de sevens, onde doze selecções irão fazer de tudo para conquistar a medalha de ouro.

Depois de vários anos a batalhar para voltar a ser incluído no lote de modalidades olímpicas, o rugby vê o seu retorno garantido numa variante que promete trazer mais acção, adrenalina e espectáculo ao público.

Estados Unidos, Argentina, Fiji, Brasil, Austrália, França, África do Sul, Espanha, Reino Unido, Quénia, Nova Zelândia e Japão são as selecções que marcarão presença neste regresso histórico.

No lote das selecções preferidas na luta pelas medalhas encontram-se as ilhas Fiji, África do Sul e Nova Zelândia, com o Quénia em boa posição para surpreender.

As Fiji, actuais bicampeãs mundiais em título, apresentam uma formação recheada de soluções e talento – com Savenaca Rawaca em destaque – e um ritmo de jogo alucinante, capaz de prender até o espectador mais céptico. Estão incluídas no grupo A, juntamente com Argentina, Estados Unidos e Brasil.

Rawaca será uma das principais figuras da selecção fijiana Fonte: Fiji Sun
Rawaca será uma das principais figuras da selecção fijiana
Fonte: Fiji Sun

A África do Sul vê o título mundial escapar-lhe desde 2009, mas bem se pode queixar da falta de sorte que tem tido nos últimos tempos: há já quatro anos consecutivos vê o título ficar a escassos pontos de ser conquistado. Seabelo Senatla é uma das principais figuras dos Blitzbokke – o jovem de apenas 23 anos conta já com mais de 150 ensaios, tendo sido o jogador mais jovem de sempre a ultrapassar os 100 toques de meta. Os sul-africanos encontram-se no grupo B, tal como Austrália, França e Espanha.

Com Senatla na equipa, os ensaios sul-africanos estarão garantidos Fonte: World Rugby Sevens Series
Com Senatla na equipa, os ensaios sul-africanos estarão garantidos
Fonte: World Rugby Sevens Series

A Nova Zelândia é a recordista de títulos na World Series (12 em 17 edições) e conta com uma selecção munida de qualidade e toques de genialidade – tal como se caracteriza Sonny Bill Williams, uma das caras mais conhecidas (e reconhecidas) dos All Blacks, sendo mesmo considerado, por muitos, um dos melhores de sempre na modalidade. Os neozelandeses estão inseridos no grupo C, onde irão disputar uma vaga na próxima fase com Quénia, Reino Unido e Japão.

Sonny Bill Williams será peça fundamental na formação neozelandesa Fonte: IRB Sevens
Sonny Bill Williams será peça fundamental na formação neozelandesa
Fonte: IRB Sevens

O rugby iniciará a sua participação nos Jogos Olímpicos no dia 9 de Agosto, no estádio Deodoro, onde 12 selecções irão medir forças por um lugar na História. Quem sairá vencedor?

Imagem de capa: Rio’2016

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Costa e Cláudio Ramos abordam época do FC Porto: «Vamos voltar mais fortes»

O FC Porto chegou oficialmente ao fim da temporada. Diogo Costa e Cláudio Ramos fizeram um balanço nas redes sociais.

Benfica apresenta proposta a Pany Varela: Eis mais informações

O Benfica está interessado em contratar Pany Varela ao Al Nassr. Águias oferecem contrato de dois anos ao internacional português.

Avançado do PSG oferecido ao Fenerbahçe de José Mourinho

Marco Ansensio deve deixar PSG este verão. Internacional espanhol foi oferecido ao Fenerbahçe de José Mourinho.

Jogador do Bayern Munique abandona Mundial de Clubes 2025 para mudar de equipa

Maurice Krattenmacher já deixou o Mundial de Clubes 2025. Jovem do Bayern Munique vai mudar de clube em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa garante que Viktor Gyokeres prioriza mudança para o Manchester United de Ruben Amorim

Viktor Gyokeres deve deixar Sporting no mercado de verão. Avançado sueco quer rumar ao Manchester United de Ruben Amorim.

Sporting apresenta camisolas de aquecimento para 2025/26

O Sporting apresentou esta sexta-feira camisolas de aquecimento para a temporada seguinte. Segue em baixo.

Agente de jogador da Juventus revolta-se: «Ver pessoas a agir desta forma por dinheiro e porque são egoístas deixou-me muito desapontado»

Timothy Weah não foi convocado pela Juventus para o duelo com o Manchester City. Agente do jogador deixou críticas ao clube.