Francesco Farioli antevê próximo jogo do FC Porto: «O treinador é um grande amigo meu»

- Advertisement -

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Malmo na sexta jornada da Europa League. Francesco Farioli já fez a antevisão.

Francesco Farioli já fez a antevisão ao FC Porto x Malmo, jogo a contar para a sexta jornada da fase de liga da Europa League. Em conferência de imprensa, o técnico dos dragões começou por dizer o seguinte:

«Não é uma tarefa fácil preparar um adversário que não tem jogado nos últimos tempos. Estão num processo de mudar o treinador. O treinador que vem é um grande amigo meu, por isso tento tirar alguma informação, mas não foi possível como podem imaginar. Temos diferentes planos, diferentes cenários, mas acima de tudo é precisa muita concentração para um jogo que é muito importante no nosso trajeto na Liga Europa. Com o apoio dos nossos adeptos, como um estádio cheio de novo, teremos o empurrão que é necessário para uma partida importante como esta».

«A diferença é no papel. Quando o jogo começar estará 0-0 e eles terão o desejo de disparar a sua última bala, pois é a sua última oportunidade. Não têm nada a perder e quando encontramos um cenário destes é sempre complicado. A prioridade é irmos com tudo o que temos, fazer tudo desde a primeira bola, pois temos de encaminhar o jogo na direção certa desde o início e também respeitar o facto que o Malmo é um clube com história na Europa, um grupo de jovens muito talentoso e um treinador que quer terminar o seu trabalho da melhor forma possível», prosseguiu Francesco Farioli.

Francesco Farioli falou sobre o mercado, depois da grave lesão de Luuk de Jong:

«Estamos sempre em contacto com o presidente, diariamente, e não só sobre o mercado mas sobre todos os tópicos que surgem. O mercado vai ser mais um tópico, temos feito reuniões com o departamento de observação constantemente ao longo da época para estarmos preparados a partir de 1 de janeiro para respondemos às dificuldades que tivemos especialmente com as lesões do Nehuén Pérez e do De Jong. Estamos a avaliar diferentes cenários, diferentes possibilidades e assim será. De certeza que não seremos capazes de cobrir todas as posições que queremos, mas seremos criativos e encontraremos as melhores soluções para ter uma equipa que poderá lutar até ao fim».

Francesco Farioli falou sobre a diferença de golos:

«É passo a passo. Falou de um ponto que fez parte da nossa reunião desta manhã, porque apesar dos resultados estarem a ser, na sua maioria, os que pretendemos, nunca estamos satisfeitos. Queremos fazer melhor, criar mais, sofrer menos. Na Liga conta muito os pontos e na Europa League essa importância dos pontos é acrescida da dos golos, pois pode levar-te a qualificar diretamente ou não. Na Europa, no novo formato, é uma forma ainda mais vincada de estimular o que precisamos, de estar preparados para todos os momentos e valorizar todos os minutos que jogamos. Ganhar e marcar mais golos pode abrir um cenário interessante para nós, embora primeiro tenhamos de abordar o jogo a procurar ganhar e depois veremos como estamos. O objetivo é sempre marcar e não sofrer».

Francesco Farioli foi questionado sobre o nível de atitude da equipa:

«Como sabe estamos a jogar tantas partidas que mesmo que façamos tudo para evitar momentos de menos qualidade isso faz parte do jogo. É importante ser reativo, como fomos na segunda parte, onde quando vimos que era o momento de acelerar encontrámos a energia, a atitude e o espírito certos para essa dinâmica. O que estes jogadores estão a fazer está a tornar-se normal, a sensação de que vais para o campo e ganhas o jogo com alguma facilidade… Não é verdade. Vi alguns artigos estes dias que, honestamente, na minha opinião, embora me façam pensar, também me fazem sorrir. Penso que a batalha e pressão do exterior está aí, é claro, o desejo de criar ruído cá dentro é sempre um tópico que vejo a partir do exterior. Assim, é ainda mais importante para nós que haja união. Para mim, deixem-me tentar em português… A minha mensagem à família portista é muito clara: juntos contra todos [esta última frase em português]», disse.

Francesco Farioli falou sobre as alterações no calendário da Primeira Liga, que envolveu o FC Porto:

«Na realidade, as grandes dificuldades são gerir a passagem de quinta-feira para domingo. Isto é complicado porque jogas, depois tens o dia -2, o -1 e depois jogos. Assim essas alterações dão-nos mais oxigénio para gerir o próximo jogo e, claro, ter uma semana limpa é algo que temos de planear bem. Estamos a preparar um pequeno estágio, para integrar jogadores novos, aproximar ainda mais os jogadores, para ter finalmente uma semana onde podemos trabalhar para adicionar algumas coisas. Teremos de ver o calendário e tentar maximizar o que temos».

Se o FC Porto vencer o Malmo, ultrapassará o número de pontos do ano passado em toda a fase de liga da Europa League. Eis o que disse Francesco Farioli, tendo em conta isto:

«O nosso objetivo é sempre ter o maior número de pontos possível. Temos a oportunidade de nos qualificar de forma direta, de seguir em frente, escapar a dois jogos do playoff, mas vamos passo a passo. Primeiro, fazer os pontos necessários nos primeiros 24 e, depois, se cumprirmos o nosso trabalho, como achamos que vamos fazer, chegar a 15 ou talvez 16 pontos para nos qualificarmos diretamente. Como imaginam os cálculos são claros. Temos 3 jogos para fazer e agarrar 5 ou 6 pontos para cumprirmos o objetivo», completou.

O FC Porto x Malmo está marcado para esta quinta-feira pelas 20h00 no Estádio do Dragão.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Ajax quer colocar ponto final em sonho de mercado do FC Porto: «Porventura poderá sair. Mas eu quero que continue connosco»

Míchel, treinador do Ajax, foi questionado quanto ao futuro de Youri Baas. Defesa associado ao FC Porto nas últimas horas.

Vasco Matos espera pelo fim do mercado para fechar plantel do Estoril Praia e elogia Benfica: «Cheio de energia e confiança»

Vasco Matos fez a antevisão do Benfica x Estoril Praia. Canarinhos ainda não venceram na Primeira Liga e defrontam águias.

Dérbi do Minho: onde ver o Braga x Vitória SC que é destaque na Primeira Liga?

Dia de Dérbi do Minho. O Braga recebe o Vitória SC em nova edição do escaldante duelo da Primeira Liga, desta vez em casa dos arsenalistas.

Jaime Faria faz história e segue para a 2.ª ronda do US Open

Jaime Faria bateu Jenson Brooksby e está na 2.ª ronda do US Open. É a primeira vitória para o português no quadro principal do prestigiado Grand Slam.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave garante reforço de peso e paga 1,4 milhões de euros por novo avançado

Sebastian Clemmensen está fechado no Rio Ave. Extremo direito dinamarquês chega da Suécia, proveniente do Goteborg.

Substituto de Rafael Leão no AC Milan já está em Milão para realizar exames médicos e reforçar equipa de Ruben Amorim

Omari Hutchinson vai ser reforço do AC Milan. Avançado chega por empréstimo e já está na cidade para realizar exames médicos.

Transferência de Daniel Bragança para o Torino em risco e Sporting tem 2 problemas para resolver até fim do mercado

O Torino também está interessado em Rolando Mandragora. Caso chegue o médio italiano, Daniel Bragança será descartado pelos italianos.