Os outros Jogos Olímpicos

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

Os jogos paralímpicos já começaram e Portugal está presente com uma comitiva de 37 atletas – a segunda maior de sempre – no Rio de Janeiro, nesta que vai ser a 15ª edição da maior competição desportiva mundial para pessoas com deficiência.

Portugal participa pela 10ª vez na prova tendo feito a sua estreia nos Jogos de Heidelberg em 1972. Desde então participaram 264 atletas em 11 modalidades diferentes – números sem contar com o Rio’2016. Estes atletas conquistaram um total de 88 medalhas para o nosso país. Este número que entretanto já foi aumentado para 89 com a medalha de bronze nos 400 metros de Luís Gonçalves.

Os atletas portugueses estão divididos em sete modalidades, Atletismo (17 atletas), Boccia (10), Natação (cinco), Ciclismo (dois), Hipismo (um), Tiro (um) e Judo (um) – estas últimas duas em estreia. Das 89 medalhas conquistadas 24 foram no Boccia, em que Portugal é o país mais medalhado da história, e 52 são no Atletismo e é precisamente nestas modalidades que os portugueses presentes no Rio nos podem dar mais alegrias, apesar de não ser só nestas.

Se a falta de apoios e de verbas se faz notar no Desporto em geral, no Desporto Adaptado ainda se sente mais esta falta de apoios. Muitos espaços não têm as condições de treino adequadas, as bolsas de apoio são ridículas e os próprios clubes são algo indiferentes ao Desporto Adaptado.

A comitiva portuguesa na abertura dos Jogos. Fonte: CPP
A comitiva portuguesa na abertura dos Jogos.
Fonte: CPP

O Movimento #SemPena2016 lançado pelo Comité Paralímpico Português (CPP) para o Rio’2016 é uma boa ideia mas que não está a ter o apoio de divulgação necessário. Se no meu último artigo critiquei a falta de cultura desportiva portuguesa no caso de Desporto Adaptado ainda pior fica esta cultura. Se perguntar a 100 pessoas o nome de cinco atletas paralímpicos portugueses desconfio que nem cinco destas pessoas iam saber responder à pergunta. A página do Luís Gonçalves, que já nos deu uma medalha este ano e uma prata em Pequim’2008 tinha 999 gostos na manhã seguinte à conquista da medalha do Rio. Mostra bem a indiferença que a população no geral tem a estes atletas, mas que também se alastra a alguns atletas sem deficiência.

De destacar ainda é a pouca cobertura dos meios de comunicação social à competição. Aqui é um mal geral de muitos países, a que Portugal se junta. Para acompanhar a competição só mesmo no Youtube onde a organização disponibiliza as provas em direto. A RTP melhora em relação a 2012, mas muito existe ainda a fazer, apesar de algumas transmissões em direto. A nível de notícias em jornais/revistas também está melhor em relação a 2012, mas mais uma vez podia-se fazer outro acompanhamento.

Um trabalho que tem de ser feito ao longo dos tempos, mas a começar já, para elevar o Desporto Português.

Foto de capa: CPP

Artigo revisto por Bárbara Mota

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

Radamel Falcao esteve a um passo do Estrela da Amadora

Radamel Falcao poderia ter reforçado o Estrela da Amadora no último mercado de transferências. O jogador e o clube conversaram.

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

PUB

Mais Artigos Populares

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.

Taça da Liga Inglesa: Arsenal aproveita vantagem da primeira mão e garante lugar na final em Wembley

O Arsenal é a primeira equipa a marcar lugar na final da Taça da Liga Inglesa após vencer por 1-0 na segunda mão da semi-final diante do Chelsea.

Barcelona elimina Albacete (que ainda assustou) e está nas meias-finais da Taça do Rei

O Barcelona foi ao Carlos Belmonte vencer o Albacete por duas bolas a uma e conseguiu o apuramento para as meias-finais da Taça do Rei.