GP do Japão: só faltam uns degraus, Nico

Cabeçalho modalidadesRosberg a ganhar. Lewis Hamilton a queixar-se. Red Bull a ser melhor que a Ferrari. Peço desculpa pelo spoiler, mas o Grande Prémio do Japão foi um resumo concentrado do que tem sido este Campeonato do Mundo 2016.

Nico teve um fim-de-semana incólume e começou logo com a pole-position. Apenas 13 milésimos de segundo o separaram de Hamilton, mas o primeiro lugar do grid estava reservado para o alemão. Atrás dos Mercedes, os dois Red Bull . Os Ferrari foram mais rápidos mas tinham penalizações a cumprir – Vettel pelo acidente da primeira curva em Sepang, Raikkonen por ter trocado de caixa de velocidades.

Rosberg voltou a não vacilar e agarrou a corrida desde o princípio. Hamilton, por sua vez, fez o pior arranque da temporada, perdeu muitas posições e à quarta volta era ainda oitavo. A chuva ameaçava mas nunca chegou a causar problemas aos pilotos, que iam trocando de pneus de forma estratégica, para nunca perderem muito terreno durante as paragens.

Lewis Hamilton lá foi fazendo a escalada – passou Hulkenberg, apanhou Raikkonen completamente aos papéis, disse adeus a Massa e Bottas e, por fim, aproveitou um pit-stop de Vettel para subir ao último lugar do pódio. Entretanto, Rosberg parava quase ao mesmo tempo de Verstappen, a “marcar território”, para evitar surpresas.

A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo Fonte: Lewis Hamilton
A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo
Fonte: Lewis Hamilton

E as surpresas não vieram mesmo ao Japão. Lewis estava melhor, mais rápido e adivinhava-se uma luta pelo segundo lugar. Mas Verstappen manteve-se intocável e só deu espaço para uma tentativa de ultrapassagem; o jovem holandês “fechou a porta” ao Mercedes, com a manobra que já é uma das suas imagens de marca. Verstappen mudou de direcção enquanto travava e obrigou Hamilton a sair pela escapatória. A Mercedes já protestou e o caso vai ser investigado mas, a meu ver, este momento nada mais foi do que a confirmação da enorme técnica de Max Verstappen. O piloto da Red Bull já se defendeu e disse que apenas lutou pela posição e que é óbvio que não ia deixar Hamilton passar. Verstappen é o futuro, sublinhe-se.

Ainda assim, nota positiva para a Mercedes e para o terceiro título de construtores consecutivo. O duplo pódio de Rosberg e Hamilton garantiu a antecipada vitória, quando ainda faltam 4 GPs para o final do Mundial. De realçar, também, o segundo e sexto lugares para a Red Bull. Mais uma vez, Verstappen e Ricciardo a serem melhores do que os Ferrari.

Ferrari esses que nunca tiveram andamento para lutar pelo pódio. Vettel e Raikkonen bem tentaram mas estiveram sempre alheados das grandes decisões. Este ano já é tarde, mas a scuderia italiana tem muito que trabalhar durante o verão para lutar por algo mais em 2017.

São já 33 pontos aqueles que separam Nico Rosberg de Lewis Hamilton na geral. Faltam quatro corridas e o alemão tem o campeonato na mão: mesmo que fique em segundo nas restantes provas, e que o colega de equipa as vença a todas, Rosberg continua a ser campeão. Um momento pelo qual, honestamente, anseio. A F1 volta no fim-de-semana de 21 a 23 de Outubro, com o Grande Prémio dos Estados Unidos.

Foto de capa: Mercedes

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United e Al Nassr reúnem-se por futuro de Bruno Fernandes

O Al Nassr está interessado em contratar Bruno Fernandes ao Manchester United. Houve uma reunião para discutir futuro do português.

AC Milan avança com proposta de 7 milhões de euros por lateral suíço

O AC Milan quer contratar Zachary Athekame. O lateral-direito suíço está ao serviço do Young Boys.

Sporting: Há boas notícias quanto à situação física de Maxi Araújo

Maxi Araújo deverá estar disponível para o Casa Pia x Sporting. Cenário de lesão afastado após queixas musculares frente ao Benfica.

Ruben Amorim explica o recrutamento de reforços do Manchester United e fala das mudanças no clube: «Estamos melhores na organização do dia a dia»

Ruben Amorim falou em conferência de imprensa. O técnico do Manchester United fez a antevisão de mais um jogo da Premier League Summer Series e explicou as mudanças no plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Fiorentina avança com 15 milhões de euros por antigo alvo do Sporting para o ataque

A Fiorentina está interessada na contratação de Fotis Ioannidis. O avançado grego do Panathinaikos já esteve na mira do Sporting.

Franjo Ivanovic cumpriu o primeiro treino pelo Benfica neste sábado

O Benfica começou a preparação para os jogos frente ao Nice, da terceira pré-eliminatória da Champions League. Franjo Ivanovic já esteve às ordens de Bruno Lage.

Clube da Premier League interessado em Lois Openda do Leipzig

O Sunderland adicionou Lois Openda á lista de prioridades para o mercado de verão. O avançado é avançado do Leipzig.